Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

LIZZO

Horizontal infographics

BEYONCÉ

Horizontal infographics

ONE MINUTE ON THE INTERNET

Horizontal infographics

Transcript

Grupos de Pesquisa PPGECM

Abordagens Metodológicas Para o Ensino e Aprendizagem em Ciência

O grupo é composto por estudantes graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CA/UFPE. Trabalha com Metodologias e Práticas de Ensino de Química e Biologia. Pesquisando os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências , bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos. Pesquisa também a Educação Ambiental e a Formação de Professores. Também pesquisa BIOATIVOS de PLANTAS MEDICINAIS DO AGRESTE PERNAMBUCANO, abordando a Química e Bioquímica de produtos naturais, com ênfase em metabólitos secundários, Glicídeos e Proteínas de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Purificação e Caracterização de Polissacarídeos, Atividade Antioxidante de Extratos Vegetais, Purificação de Proteínas (Lectinas) Vegetais e Avaliação de Suas Propriedades Biológicas e Biotecnológicas, como Atividades Antimicrobianas. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0107198533626520 Linhas de pesquisa:

  • Química de Produtos Naturais (Estudo químico e avaliação biológica de espécies vegetais)
  • Ensino de Ciências e Biologia
  • A aprendizagem das ciências e o ensino por meio de estratégias investigativas
  • A Educação Ambiental no Ensino de Ciências
  • A experimentação no ensino de química
Lider: Roberto Araújo Sá

Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (EPeDiMa)

Este grupo de pesquisa tem o objetivo de aprofundar os Estudos e as Pesquisas em Didática da Matemática. Pretendemos, a partir da colaboração dos participantes, contribuir para construção de projetos, para o desenvolvimento de pesquisas e publicação nos periódicos. Para isso, utilizaremos as teorias filiadas ao campo da Didática da Matemática, em especial, a Teoria das Situações Didáticas e a Teoria Antropológica do Didático. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/683594 Linhas de pesquisa:

  • Condições e Restrições para o Ensino e Aprendizagem de Matemática
Líder: Fernando Emilio Leite de Almeida

Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação Docente do Agreste Pernambucano (NUPEFAP)

O grupo buscar discutir as questões relacionadas a formação docente na região agreste de Pernambuco e seus desafios em cada mesorregião. Linhas de pesquisa:

  • A experimentação no ensino de química
  • Didática da Matemática
  • Metodologia para o Ensino de Física
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563 Edelweis José Tavares Barbosa

Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica

O Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) tem por meta desenvolver pesquisa e extensão voltadas para a compreensão e desenvolvimento do conhecimento relacionado com o Ensino e a Aprendizagem das Ciências e da Matemática, bem como da formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática. O GPEHCC tem caráter multidisciplinar e é formado principalmente por docentes do Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Espelho do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7917066920640337 Linhas de pesquisa:

  • Cultura Científica e História das Ciências e da Matemática
  • Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática
  • Didática das ciências e da matemática
  • Mapas Conceituais
Líder: Kátia Calligaris Rodrigues

Grupo de Estudos em Recursos para Educação (GERE)

O Grupo, tendo como origem parte do LEMATEC, já de algum tempo vem se dedicando a pesquisar o uso e desenvolvimento de recursos para a educação. Tem orientado a formação de licenciandos em matemática, mestrandos e doutorandos em Educação Matemática e Tecnológica. Desenvole também materiais textuais e em webdocumentos para a formação de professores e para o estudante da Educação Básica. Com experiência também no desenvolvimento de metodologias avaliativas para recursos para a prática docente e para a aprendizagem. Teoricamente vem desenvolvendo extensões do modelo da orquestração instrumental e da abordagem documental do didático, como o Modelo da Metaorquestração Instrumental e o da Metaorquestração Instrumental para formação interdisciplinar. Dedica-se atualmente ao desenvolvimento de plataforma para suporte ao ensino e aprendizagem personalizada. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5761903387681451 Linhas de pesquisa:

  • Aprendizagem com suporte e geração de recursos
  • Recursos na formação e na identidade docente
  • Recursos na prática docente e para gestão desta
Líder: Verônica Gitirana

Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação (GEPAEd)

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação tem como objetivo formativo aprofundar os estudos e práticas a respeito da utilização da argumentação como estratégia pedagógica privilegiada para a construção crítica e reflexiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio em contextos educacionais. Para tanto, baseia-se em três ênfases principais voltadas à formação de professores: argumentar para aprender, aprender a argumentar e aprender a trabalhar com argumentação em contextos educacionais. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4151883447617984 Linhas de pesquisa:

  • Argumentação mediada por jogos e TICs
  • Argumentação na Educação Inclusiva
  • Argumentação na formação de professores
  • Argumentação no Ensino de Ciências
  • Ensino dialógico e Argumentação
  • Ferramentas argumentativas para o ensino e a aprendizagem
Líder: Sylvia De Chiaro

Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber (NUPERES)

O NUPERES - Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber tem por finalidade congregar pesquisadores e estudantes das áreas da Educação, Ensino de Ciências e Matemática que atuam no estado de Pernambuco e utilizam/estudam a noção de relação ao aber (rapport au savoir). Nesse sentido, além de fomentar o estudo e pesquisa conforme suas linhas de pesquisa, também busca desenvolver trabalhos colaborativos de maneira inter-institucional. Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3755440118644873 Linhas de pesquisa:

  • Abordagem Didático-Antropológica da Relação ao Saber
  • História e Epistemologia da noção de Relação ao Saber (Rapport au Savoir)
  • Mapeamento da Produção Científica
  • Relação ao Saber de pessoas que conseguiram êxito escolar e ascensão social pelos estudos
  • Relação ao saber de professores
Líder: José Dilson Beserra Cavalcanti

Grupo de pesquisa diferença

O grupo Diferença estuda o devir professor, deixando-se capturar pela multiplicidade agenciadora dos discursos proferidos pelos filósofos da Diferença, por meio de sua vasta literatura, entre eles Foucault, Deleuze, Guatarri, Rolnik associando o Ethos (desejo e subjetivação) ao socrático Cuidado de Si, com a liquidez (Bauman) do mundo pós-moderno, tendo a Educação (Matemática) como pano de fundo para tais estudos. Informações a respeito do grupo foram publicadas no periódico "Revista Currículo e Docência" (Vol.01 | Nº. 01 | Ano 2019) ISSN 2675-4630 Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/article/view/245917 Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7972788635731793 Linhas de pesquisa:

  • Devir Professor
  • Filosofia da Diferença e Educação
Líder: Simone Moura Queiroz

Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias

O Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias objetiva investigar as contribuições das políticas públicas, inovações e tecnologias no desenvolvimento da educação. O grupo pretende produzir conhecimentos em quatro grandes áreas: metodologias e práticas educativas; ensino de ciências e matemática, empreendedorismo e tecnologias; currículo, políticas públicas e formação de professores; e diversidade na educação. Participam estudantes de graduação e pós-graduação, assim como pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Espelho do grupo: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/718593 Linhas de pesquisa:

  • Currículo, Políticas Públicas e Formação de Professores
  • Diversidade na Educação
  • Ensino de Ciências e Matemática, Empreendedorismo e Tecnologias
  • Metodologias e Práticas Educativas
Lider: Marcos Alexandre de Melo Barros

Grupo de Instrumentação e Diálogos no Ensino de Química (GIDEQ)

O grupo estuda processos de ensino e aprendizagem de química. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7316310289697974 Linhas de pesquisa:

  • A Teoria dos Perfis Conceituais e o Ensino de Química
  • Conteúdos Cordiais e Direitos Humanos no Ensino de Química
  • Estratégias didáticas no Ensino de Química
Líder: José Euzébio Simões Neto

Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC)

Os trabalhos desenvolvidos pelo NUPAC tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem, em diversos contextos, a partir da adoção de teorias da aprendizagem, sobretudo aquelas propostas no âmbito da Psicologia Cognitiva e Cultural e em Ensino de Ciências como o Perfil Conceitual. A partir da compreensão do processo de aprendizagem, em suas diversas nuances e relações com outros processos cognitivos (como memória, imaginação, atenção, percepção, entre outros), temos como foco elaborar novas metodologias e instrumentos de ensino, que se adequem a certas peculiaridades da natureza do conhecimento científico. As metodologias e instrumentos de ensino propostos a partir da compreensão do processo de aprendizagem compreendem sequências de ensino e aprendizagem, modelos de ensino, jogos analógicos e digitais para o ensino de ciências, livretos e apostilas. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/468437 Linhas de pesquisa:

  • Educação e Relações Etnico-Raciais
  • Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Didáticos em Ciências e Matemática
  • Formação de Conceitos Científicos
João Roberto Ratis Tenório da Silva

Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI)

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (DEMI) reúne pesquisadores das áreas de Didática da Matemática (DM) e da Educação Matemática Inclusiva (EMI) com a finalidade de estabelecer uma rede de pesquisadores e professores para desenvolver estudos e pesquisas referentes a inclusão dos alunos com deficiências sob a ótica da DM, além de uma articulação que facilite o intercâmbio de informações e dê apoio aos profissionais dos diversos níveis de educação. Atualmente, temos a garantia legal de acesso e permanência de alunos com deficiência na sala de aula da escola comum. No entanto, apesar de assegurar o acesso não podemos atestar a inclusão. Uma escola inclusiva é aquela que não só garante o acesso, mas a que considera uma reestruturação nas suas práticas educativas desenvolvidas pelos profissionais da educação. É, diante desse quadro, que o DEMI propõe ser um espaço de reflexão e de divulgação de pesquisas voltadas a uma Educação Matemática Inclusiva. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/601966 Linhas de pesquisa:

  • Didática da Matemática
  • Educação Matemática Inclusiva
Líder: Marcus Bessa de Menezes

NDEJE - Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino

Investigar como o uso de Jogos Didáticos ou Educativos no ensino de ciências e matemática podem promover potenciais situações de aprendizagem. Refletir sobre os referenciais que compõe o arcabouço teórico da área e produzir novos conhecimentos que fundamentem o desenvolvimento de novos jogos como objetos pedagógicos, a mediação necessária em sua aplicação e as discussões sobre sua aplicabilidade em diferentes circunstâncias de aprendizagem e avaliação. Esperamos que esta reflexão e o conhecimento gerado pela investigação das situações propiciadas pelo uso de jogos no ensino venham a contribuir para uma maior utilização desses objetos como uma metodologia ativa de aprendizagem e ainda inserir os professores (sejam como elaboradores do recurso ou como mediadores da ação) a exercerem ações conscientes e intencionais que potencialize o desenvolvimento e a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes possíveis. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1296927909247362 Linhas de pesquisa:

  • A mediação no ensino/aprendizagem de Ciências Naturais
  • Análise de Experiências Didáticas
  • Aprendizagem pela superação do Erro
  • Metodologias Ativas no Processo Ensino e Aprendizagem
  • Produção e análise de jogos para o ensino de Química a partir do processo imaginativo na construção de significados sobre conceitos
Líder: José Ayron Lira dos Anjos

Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias (LAB EDUCAT)

O Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias desenvolve projetos de pesquisa, extensão e formação nas áreas de docência e aprendizagem; metodologias e tecnologias; e Coreografias Didáticas e institucionais. Visa articular parcerias e convênios numa perspectiva em rede de pesquisadores com institutos e grupos locais, nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas, produções acadêmicas e técnicas e formação sobre engajamento estudantil, engajamento docente, coreografias didáticas e institucionais, integração de tecnologias digitais da informação e comunicação nos currículos; cenários de aprendizagem. Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9789135984306039 Linhas de pesquisa:

  • Coreografias Didáticas, Institucionais e de Meta-Aprendizagem
  • Docência e Aprendizagem
  • Educação 5.0 e Tecnologias Emergentes
  • Engajamento: estudantil, docente e institucional
  • Metodologias e Tecnologias
Líder: Maria Auxiliadora Padilha

Laboratório em Pesquisa de políticas, currículo e docência (LAPPUC)

O grupo se propõe a pesquisa e investigação sobre políticas públicas educacionais que focam em direitos humanos, educação inclusiva, educação do campo, relações étnico-raciais, gênero, tecnologias, politica de avaliação e formação docente, preferencialmente, assim como estudos na área de currículo, políticas curriculares e docência tanto na educação básica, como educação superior, trazendo as discussões sobre avaliação, inovação, metodologias ativas, identidade profissional docente, profissionalidade, profissão, sexualidade. Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9789135984306039 Linhas de pesquisa:

  • Formação de Professores, Docência no Ensino Superior e Educação Básica, Metodologias Ativas, Avaliação, políticas educacionais
  • Artes, Educação, Tecnologias e Inovação
  • Educação Inclusiva, Direitos humanos e Relações Etnico-Raciais
  • Gênero, Sexualidade e Práticas Educativas
Líder: Kátia Silva Cunha

Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática

O Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática é um grupo de pesquisa constituído no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do curso de Matemática-Licenciatura, ambos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste. Objetivos: Investigar os saberes matemáticos de uma perspecitva histórica e cultural orientados pela etnomatemática; Discutir e propor recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da matemática na Educação Básica e no Ensino Superior orientados pelas perspectivas dos estudos afrocentrados e decoloniais; Investigar e provocar um olhar dentro de uma perspectiva decolonial e de valorização de saberes subalternizados concernentes a formação de professores. Por meio do grupo estimulamos a realização de projetos de pesquisa para incremento da formação de pesquisadores e processos de formação inicial e continuada de professores que ensinam ciências e matemática. Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4534789412965878 Linhas de pesquisa:

  • Estudos Decoloniais em Educação Matemática
  • Etnomatemática, Educação Afrocentrada e legado matemático africano
Líder: José Ivanildo Felisberto de Carvalho

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.