Want to make creations as awesome as this one?

Trabalho de Biologia

Transcript

Crescimento da população humana & sustentabilidade

Start

Trabalho realizado por Celina Nunes e Mariana Maia

Apresentação do trabalho

Ao longo deste trabalho iremos abordar os temas do crescimento da população humana, os seus impactes e sustentabilidade.O principal objetivo é dar a conhecer um pouco mais acerca destes temas e sensibilizar para a prática de uma política sustentável.A metodologia utilizada consiste na pesquisa dos diversos assuntos através de manuais e sites informativos, e que tivemos como referência para uma recolha de dados fidedignos

Introdução

Índice

SUSTENTABILIDADE DAPOPULAÇÃO MUNDIAL

06

Sustentabilidade

05

Passivo Ecológico

04

Impactes sobre o ambiente

03

Pegada Ecológica e Biocapacidade

02

Distribuição e Evolução da população mundial

01

Natalidade e Mortalidade

NATALIDADE E MORTALIDADE

01

Análise das taxas de natalidade e mortalidade mundiais e portuguesas

Tema 1

Conceitos

Natalidade: n.º de nados-vivos ocorridos durante um ano num determinado território.Mortalidade: n.º de óbitos ocorridos durante um ano num determinado território.

Tema 1

Crescimento Populacional a nível Mundial

Até 1959 a população mundial foi crescendo a um ritmo moderado, porém, a partir desse ano ocorreu uma explosão demográfica, que se prevê continuar até 2050.A taxa de mortalidade tem vindo a diminuir devido ao apoio prestado pelos países desenvolvidos aos países em desenvolvimento, acompanhada de uma baixa taxa de natalidade, que está relacionada com o controlo do n.º de filhos e gravidezes indesejadas.

Tema 1

Crescimento Populacional a nível Nacional

No caso de Portugal, o índice sintético de fecundidade é dos mais baixos da União Europeia e inferior a 2,1 filhos por mulher. Mantendo-se a tendência, não poderá ser assegurada capacidade de renovação das gerações. No caso de Portugal, a taxa bruta de mortalidade tem apresentado valores baixos, tendo em 2010 uma taxa de 10‰. Porém, devido à situação pandémica, voltou a subir para 12‰ tendência acompanhada pelo resto da Europa.

Tema 1

Fonte: Pordata

Focos Populacionais

Tema 2

Fonte: Countrymeters

ÍNDIA população atual: 1.414.934.706

CHINA população atual: 1.454.415.905

EUROPA população atual: 746.4 milhões

EUA população atual: 329.5 milhões

Evolução Demográfica

Dados demográficos que remontam a finais do século XX apontam para a existência de aproximadamente 7 bilhões de habitantes dispersos pelos mais variados locais do planeta. Prevê-se que mantendo o crescimento exponencial se alcancem os limites da superpopulação. No caso de Portugal, a população é de cerca de 10 milhões de habitantes.

Tema 2

No caso de Portugal, a população é de cerca de 10 milhões de habitantes.

Ver +

Fonte: l1nq.com/lqqeR

PEGADA ECOLÓGICA E BIOCAPACIDADE

03

Análise dos valores de pegada ecológica e biocapacidade a nível mundial e português

Tema 3

Pegada Ecológica

A pegada ecológica é um indicador da quantidade de recursos consumidos. A pegada ecológica total é uma medida da área de terra biologicamente produtiva e de água que a população necessita para satisfazer o consumo, num dado momento, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos.

Tema 3

Fonte: Florestas

Biocapacidade

A biocapacidade é capacidade que uma área tem de produzir recursos renováveis e de absorver e/ou filtrar resíduos produzidos, considerando as práticas de gestão e extração existentes no momento. É calculada em hectares globais (gha), uma medida que entra em consideração com as áreas disponíveis e a sua produtividade. A biocapacidade serve também como indicador da capacidade de regeneração do planeta.

Tema 3

Fonte: Florestas

Tema 3

Atualmente, a nossa pegada ecológica global é significativamente maior do que a biocapacidade do nosso planeta. Em média, a pegada ecológica mundial era de 2,7 gha por pessoa em 2019, segundo os últimos dados da Global Footprint Network. Isto significa que a população mundial precisaria de 1,75 planetas para satisfazer o seu consumo.

Para viver dentro dos limites dos recursos do planeta, a pegada ecológica mundial teria de ser igual ou inferior à biocapacidade da Terra. Ou seja, para alcançar este equilíbrio, a pegada ecológica média de cada pessoa teria de ser atualmente inferior a 1,7 hectares globais (gha), pois é essa a biocapacidade média do nosso planeta, segundo a Footprint Network.

Efeito de Estufa

Setor da pesca e agricultura

Vias de Comunicação

Desflorestação

Explosão Demográfica

Tema 4

Impactes da espécie humana e dos portugueses sobre o ambiente

Passivo Ecológico

O passivo ecológico é a diferença entre o valor da pegada ecológica e o da biocapacidade. Caso o valor seja positivo, concluímos que existe sobreutilização dos ativos ecológicos. O passivo ecológico a nível mundial é 1.0, já no caso de Portugal o valor é de 1.6. Estes valores traduzem a necessidade urgente da mudança dos hábitos de consumo da população.

Tema 5

Tema 6

Sustentabilidade

A sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Era cada vez mais claro que o desenvolvimento económico à custa da saúde ecológica e da equidade social não resultava numa prosperidade duradoura, ou seja, o mundo precisava de encontrar uma forma de harmonizar a ecologia e a coesão social, com a prosperidade económica.

Para a sobrevivência da espécie humana e necessário que se aprenda a gerir de forma sustentável os recursos que o planeta nos disponibiliza.

Obrigada!

Conclusão

Em síntese

Neste trabalho, aprofundamos o nosso conhecimento relativamente a tópicos tão relevantes na nossa atualidade como o crescimento exponencial da população humana e preservação dos recursos da Terra. Cumprimos os objetivos propostos e enunciados na introdução do trabalho.Em suma, devemos ressalvar a necessidade de adoção de hábitos de vida mais sustentáveis, para que o valor do passivo ecológico se anule.

Bibliografia e Webgrafia

Recursos

BIBLIOGRAFIA

  • Silva A., Santos M., Mesquita A., Baldaia L., Félix J., Terra, Universo de Vida, 1a edição, Porto Editora 2021
  • Basto C., Santos C., Dias C., Geovisão 8, 1a edição, Raiz Editora, 2015
WEBGRAFIA
  • https://run.unl.pt/bitstream/10362/17042/1/Magalhaes_2015.pdf
  • https://countrymeters.info/pt
  • https://florestas.pt/
  • https://www.pordata.pt/