Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Salazar e o Estado Novo

Maria Manuela Alves Madureira Monteiro

Created on May 18, 2022

Os anos de Ditadura

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Os anos de Ditadura.

No dia 28 de Maio de 1926,o general Gomes da Costa chefiou um Golpe milita. A revolta iniciou-se em Braga e de lá estendeu-se até Lisboa. Quando chegaram à capital, encerraram o Parlamento e obrigaram o Presidente da Républica, Bernardino Machado, a renunciar ao cargo. Instaurou-se uma Ditadura Militar que pôs fim à Primeira Républica.

 Em 1928, Salazar ocupou o cargo de Ministro das Finanças

 Em 1932, Salazar foi nomeado Presidente do Conselho.  Em 1933, foi aprovada a Nova Constituição.  O novo regime ficou conhecido por “Estado Novo”.

A realização de grandes obras públicas, exigiria muita mão de obra. Desta forma, Salazar travava o desemprego e melhorava as condições de vida de milhares de portugueses.Ponte da Arrabida no Porto, Ponte de Salazar(atual ponte 25 de abril) em Lisboa; Hostitais; Barragem de Castelo de Bode. Hospital de São João no Porto; Estádios; Universidade de LETRAS; Estradas; Caminhos de ferro....

Prisões Políticas - estabelecimentos prisionais para onde eram levados aqueles que mostravam discordância com o sistema governativo. São exemplo destas prisões os Fortes de Peniche, Caxias e a colónia penal do Tarrafal (Cabo Verde).

Polícia Política – era constituída por inspetores que tinham como objetivo capturar todos os que criticassem o Governo. Mais tarde, veio a designar-se PIDE.

Censura – todas as publicações e espetáculos eram examinados previamente para que não criticassem o regime.

OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO NOVO.

OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO NOVO.

PCP – Partido Comunista Português e o MUD-Movimento de Unidade Democrática Contestavam o regime salazarista Humberto Delgado – opositor ao regime salazarista, candidatou-se a Presidente da República como independente, nas eleições de 1958, mas foi derrotado por Américo Thomaz (candidato do regime). Devido a fraude eleitoral.

A guerra colonial estendeu-se por cerca de 13 anos e deixou como consequências: • milhares de mortos; • dezenas de milhares de soldados mutilados ou feridos; • elevadas despesas militares; • isolamento de Portugal face a outros países que já haviam libertado as suas colónias. Marcello Caetano não conseguiu travar estes efeitos, o que levou os militares a prepararem um golpe de Estado que viria a acontecer a 25 de abril de 1974, colocando um ponto final ao Estado Novo

O conflito que se vivia nas ex-colónias portuguesas (Angola, Moçambique e Guiné-Bissau) parecia não ter fim para os militares que já lutavam desde 1961.

A GUERRA COLONIAL