Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Apresentação

Trabalho de Biologia

Vacina da Raiva

7. Curiosidades

6. Efeitos secundários da vacina

5. História da vacina

4. Qual a predominância da doença no mundo

3. Sintomas da doença

2. Causa da doença

1. O que é a doença?

ÍNDICE

1. O que é a doença?

A raiva é uma zoonose causada por um vírus. Esta doença afeta o sistema nervoso central, levando à inflamação do cérebro e geralmente leva à morte, se a doença não for devidamente tratada, isto é, procurar ajuda médica logo que o individuo é mordido, de forma a limpar e desinfetar o ferimento, receber a vacina, e caso seja necessário, tomar também imunoglobulinas. Apesar da existência destes cuidados, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda morrem de raiva, por ano, aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo. É uma das doenças mais graves conhecidas, devido à elevada taxa de mortalidade, que é aproximadamente 100%. Nenhuma outra doença infeciosa apresenta uma taxa tão elevada.

o que é A doença

2. Causa da doença

A raiva é transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções dos animais infetados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer através de arranhões, no caso dos gatos, ou até lambidas. Os cães são as principais fontes de infeção por raiva humana, contribuindo com até 99% das transmissões.Nota: Outros animais que ajudam na propagação da doença para além dos cães e dos gatos são: bovinos, equinos, suínos, caprinos, raposas, guaxinis, primatas e morcegos

CAUSA DA DOENÇA

3. Sintomas da doença

O vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso central, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Quando este se encontra nos nervos, o vírus passa a mover-se lentamente (cerca de 12 milímetros por dia) em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, a temida complicação que leva os pacientes à morte.

sintomas da raiva

A encefalite é o resultado final da instalação e multiplicação do vírus no sistema nervoso central e uma vez iniciados os sintomas neurológicos, o paciente evolui para o óbito em 99,99% dos casos. Os sintomas da raiva são todos decorrentes deste acometimento do cérebro. São eles:

· Dor de garganta

· Náuseas

· Aumento de temperatura

· Espasmos ao sentir água ou vento (hidrofobia)

· Mal-estar geral

· Alterações de comportamento

· Paralisia motora

· Desorientação

· Dificuldades de deglutir

· Salivação excessiva

· Espasmos musculares

sintomas

· Alucinações

· Agressividade

· Confusão mental

4. Qual a predominância da doença no mundo

O maior número de mortes causada por esta infeção ocorrem principalmente na América Latina, na Ásia e na África, uma vez que são locais em que os cães não são vacinados contra a raiva, contrariamente aos Estados Unidos em que a maioria dos animais de estimação são vacinados contra a mesma. Nota: 40% das pessoas agredidas por animais suspeitos de raiva são crianças e jovens com menos de 15 anos de idade.

MAPa

Na distribuição dos casos de raiva, em relação aos animais transmissores, entre 1990 e 1995, o cão foi responsável por 71% dos casos, seguido pelo morcego (14%) e pelo gato (5%). Posteriormente, entre 1996 e 2001, o cão foi responsável por 81%, enquanto que o morcego, o gato e os animais silvestres contribuíram cada um com 5%. A partir de 2004, o morcego passou a ser o principal transmissor no Brasil com vinte e dois casos contra apenas cinco do cão.

predominância da doença

5. história da vacina

Louis Pasteur, cientista incansável e apaixonado pela ciência, começou, com apenas 25 anos, a realizar pesquisas para a área da microbiologia, desenvolvendo trabalhos sobre os micro-organismos. Em 1880, com 57 anos, o cientista francês iniciou estudos sobre a raiva, conseguiu identificar o vírus transmissor da doença, produziu-o de forma atenuada e conseguiu desenvolver a primeira vacina antirrábica. Em 1885 aplicou pela primeira vez a vacina numa criança de 9 anos que havia sido mordida por um cão.

História da vacina

Louis Pasteur foi determinante para a criação das primeiras vacinas. Ele é considerado uma referência na área da imunização por se dedicar ao estudo das doenças infeciosas (agentes microbianos), da prevenção (assepsia) e da profilaxia por imunização (vacinação). A vacina antirrábica é indicada para prevenir a raiva em humanos antes ou após a exposição ao vírus. A vacina age estimulando o organismo a produzir a sua própria proteção contra a doença, podendo ser usada na prevenção da raiva antes da exposição, indicado para pessoas expostas a um risco frequente de contaminação transmitido por mordidas ou arranhões de animais infetados, como por exemplo: -Pessoas que trabalham em laboratório de diagnóstico, pesquisa ou produção de vírus da raiva; -Veterinários e assistentes; -Tratadores de animais; -Caçadores e trabalhadores florestais; -Fazendeiros; -Profissionais que preparam animais para exposição; -Profissionais que estudam cavidades naturais, como cavernas.

6. efeitos secundários da vacina

Mais graves:-reações alérgicas graves-inflamação aguda do cérebro-convulsões-perda auditiva repentina-diarreia-urticária-falta de ar e vómitos.

Menos graves:-febre-mal-estar-dor nos músculos e articulações-inchaço nos gânglios linfáticos-comichão-hematoma-cansaço-sintomas gripais-dor de cabeça-tonturas-calafrios-dor abdominal- enjoos

Humanos

Animais

Menos graves:-Febre-Dores no corpo-nódulo onde foi aplicada a vacina-queda de pelo na região aplicadaMais graves:-vômito -diarreia -salivação excessiva -convulsão-comichão-agitação-tremores

Efeitos secundários

  • 40% das vítimas são crianças menores de 15 anos;
  • Os cães são responsáveis por 99% dos casos de raiva humana em todo o mundo;
  • Aproximadamente 80% dos casos humanos ocorrem em áreas rurais;
  • Ocorre 1 morte a cada 9 minutos no mundo;
  • Os morcegos têm sido a principal fonte de mortes por raiva humana a partir do ano de 2003. Estes são responsáveis por 7 em cada 10 casos nas Américas. Esta realidade ocorre devido à intervenção humana que destrói os seus habitats (desflorestação) e como consequência afastam animais que seriam suas presas o que os levam a aproximar-se dos humanos;
  • 100% prevenível pelo uso da vacina;
  • As pessoas que recebem a imunoglobulina e todas as doses da vacina logo após serem mordidas quase nunca contraem raiva,
  • O animal expressa o vírus na saliva de 2 a 5 dias antes de apresentar quaisquer sintomas, podendo já transmitir a doença;
  • A raiva é uma doença que ocorre em mais de 150 países.

Curiosidades

webgrafia

- https://g1.globo.com/bemestar/noticia/raiva-o-que-e-transmissao-sintomas-diagnostico-e-prevencao.ghtml - https://www.tuasaude.com/vacina-antirrabica-humana/ - file:///C:/Users/mafal/Downloads/173-Texto%20do%20artigo-156-1-10-20130725%20(3).pdf- https://www.aliancafrancesa.com.br/novidades/quem-foi-louis-pasteur-e-qual-sua-importancia-no-estudo-das-vacinas/- https://super.abril.com.br/historia/louis-pasteur-ciencia-nas-ruas/- https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/historia-das-vacinas- https://pt.wikipedia.org/wiki/Raiva_(doen%C3%A7a)

Letícia Pereira

Mafalda Pamplona

Equipa

Trabalho de biologia, 12º ano

Obrigada!