Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Arquitetura desistemas operativos

Conceito de multiprocessamento

O conceito de multiprocessamento é um modo de funcionamento em que dois ou mais processadores num computador processam simultaneamente duas ou mais partes diferentes do mesmo programa.

Uma "Thread" é como se de um pequeno programa se tratasse. Este pequeno programa trabalha como um subsistema, fazendo com que um processo possa autodividir-se em duas ou mais tarefas.

THREAD

PROCESSO

Um processo é basicamente um programa em execução. A execução de um processo deve progredir de forma sequencial.Um processo é definido como uma entidade que representa a unidade básica de trabalho a ser implementada no sistema.

Prioridades

As prioridades é o que define justamente a prioridade de um processo ser executado. Ou seja, dependendo da prioridade do processo, este é executado mais rapidamente, do que outro que não seja tão prioritário

Mecanismos de comunicação entre processos

O IPC (Inter-Process Communication) é a forma pela qual múltiplos processos ou fios comunicam entre si.O IPC no SO obtém modularidade, velocidade computacional e partilha de dados.Mais sucintamente, o IPC é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si.

Estados de uma thread

A execução de uma thread pode passar por seis estados: -Novo (New)-Executável (Runnable)-Bloqueado (Blocked)-Em espera (Waiting)-Temporizado em espera (Timed Waiting)-Encerrado (Terminated)

Mecanismos de Sicronismo

O STREAMS (IBM) utiliza um mecanismo de sincronização de filas que maximiza o rendimento da execução. Uma fila de sincronização é uma lista ligada de estruturas.Cada estrutura encapsula uma ligação a uma função que tenta aceder a um recurso. Uma thread que não pode bloquear um procedimento de serviço, por exemplo, pode aceder ao recurso utilizando uma transparent call.

API de Programação de um Sistema Operativo

Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de funções que permite às aplicações aceder a dados e interagir com componentes de software externos, sistemas operativos, ou micro-serviços. Para simplificar, uma API fornece uma resposta do utilizador a um sistema e envia a resposta do sistema de volta para um utilizador.