Aquário Interativo
Museu da Vida Fiocru
Created on March 5, 2022
More creations to inspire you
BANFF NATIONAL PARK
Interactive Image
MARS
Interactive Image
THE ROMAN COLOSSEUM
Interactive Image
THANKSGIVING GENIALLY
Interactive Image
THE EUKARYOTIC CELL
Interactive Image
ANCIENT EGYPT
Interactive Image
FIRST MAN ON THE MOON
Interactive Image
Transcript
Epsilon de Aquário Nome Cultural: Albali Etimologia cultural: O nome vem do árabe albāli', que significa "o engolidor". Junto com Mu Aquarii (Albulaan) e Nu Aquarii (também Albulaan), elas formavam al Bulaʽ, que significa "o engolidor". Em 2016, o Grupo de Trabalho sobre Nomes Estelares (WGSN) da IAU catalogou e padronizou os nomes próprios para as estrelas. Esse grupo aprovou o nome Albali para essa estrela em 12 de setembro de 2016. Nomenclatura astronômica: Epsilon aquarii. Código astronômico: ε Aquarii (ε Aqr). Tipo: Estrela azul Distância: 207 anos-luz. Diâmetro: 4,2 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição da mão do asterismo de Aquário. Localização da estrela Epsilon de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Albali no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Épsilon de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium Estrela Épsilon de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
NGC 7293: A Nebulosa da Hélice ou o Olho de Deus Hélice ou Helix é a nebulosa planetária mais próxima da Terra. Situa-se na constelação de Aquário a cerca de 700 anos-luz. Descoberta pelo astrônomo alemão Karl Ludwig Harding, no início do século 19, Hélice chama a atenção pelas cores e forma peculiar que lembra um olho gigante (daí vem o seu apelido de "Olho de Deus"). Essa nebulosa também é chamada de Caldwell 63. As nebulosas planetárias surgem no final da vida de estrelas semelhantes ao Sol, que passaram a liberar suas camadas externas. São esses gases que formaram essas nebulosas. Hélice possui uma anã branca remanescente de uma estrela que explodiu entre 10.000 a 12.000 anos atrás. Apesar de serem chamados de nebulosas planetárias, esses objetos não têm relação com os planetas. A classificação tem origem nas observações do século XVIII, quando os telescópios eram de baixa resolução. Na época, os cientistas teriam visto semelhanças entre as formas das nebulosas com os planetas gigantes do Sistema Solar. Hélice, por exemplo, é uma Nebulosa de Emissão, uma vez que rodeia uma estrela quente e difunde a energia recebida em forma de radiação. Fonte: NASA APOD Vídeo mostra a nebulosa da Hélice em várias perspectivas sob os olhares de diferentes telescópios. Localização da Nebulosa da Hélice na constelação de Aquário. Planetário Stellarium. Zoom na localização da Nebulosa da Hélice na constelação de Aquário. Planetário Stellarium. Créditos VÍDEO: NASA, ESA, Greg T. Bacon (STScI) IMAGEM: NASA, ESA, NOAO, ESO, VISTA, CASU, NASA-JPL, Caltech, Margaret Meixner (STScI), Travis A. Rector (NRAO), J. Emerson , K. Su (Universidade do Arizona), Hubble Helix Nebula Team
Zeta de AquárioNome Cultural: Sadaltager (Alsar) Etimologia Cultural: Sadaltager pode ser traduzido como a "Sorte do Mercador". Este nome foi dado a essa estrela muito antes da invenção do telescópio. Atualmente, ela é referida com mais frequência como "Olhos do Demônio", pois é uma estrela dupla telescópica de mesmo brilho que mais parece olhos brilhantes na escuridão. Nomenclatura astronômica: Zetha Aquarii Código astronômico: ζ Aquarii (ζ Aqu) Tipo: Estrela subgigante amarela. Distância: 98 anos-luz. Diâmetro: 4 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição no vaso do asterismo de Aquário. Localização da Estrela Zeta no asterismo de Aquário. Planetário Stellarium. Localização da estrela Zeta na ilustração de Aquário . Planetário Stellarium Estrela Zeta de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Beta de Aquário Nome Cultural: Sadalsuud (Sad es Saud, Sadalsund, Saad el Sund ) Etimologia cultural: O nome Sadalsuud é derivado do árabe sa'd al-su'ūd , que significa “a sorte das sortes”. O nome refere-se ao nascimento da estrela com o Sol após o inverno, sinalizando o início de uma estação chuvosa mais moderada. A estrela tem uma história rica em significados culturais. Na antiguidade, ela era associada à chegada da primavera e ao renascimento da natureza, além de ser vista como um símbolo de proteção e sorte. Al Achsasi al Mouakket, o astrónomo egípcio do século XVII, deu à estrela o nome de Nir Saad al Saaoud no seu Calendarium, que significa "o brilho da sorte da sorte". Esse nome foi traduzido para o latim como Lucida Fortunæ Fortunarum, que significa "a sorte mais brilhante das sortes". Como uma supergigante amarela, Sadalsuud é muito maior e mais brilhante do que o nosso Sol, e estudos recentes têm mostrado que ela pode ser uma estrela, com uma companheira mais fraca orbitando ao seu redor. Nomenclatura astronômica: Beta aquarii. Código astronômico: β Aquarii (β Aqr). Tipo: Estrela dupla, supergigante amarelada. É a estrela mais brilhante da constelação. Distância: 537 anos-luz. Diâmetro: 94 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima a madeira no ombro do asterismo de Aquário. Estrela Beta de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Beta de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Beta de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Beta de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Teta de Aquário Nome Cultural: Ancha Etimologia cultural: Ancha deriva do latim medieval para a coxa. Em 2016, a o Grupo de Trabalho sobre Nomes Estelares (WGSN) aprovou o nome Ancha para esta estrela em 12 de setembro de 2016, e agora está incluído na Lista de Nomes Estelares aprovados pela IAU. Nomenclatura astronômica: Theta aquarii, 43 aquarii. Código astronômico: θ Aquarii ( θ Aqr). Distância: 187 anos-luz. Diâmetro: 24 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima da barriga do asterismo de Aquário. Localização da estrela Teta de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Teta de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Teta de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Teta de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Delta de Aquário: a tíbia de Aquário Nome Cultural: Skat, Scheat. Etimologia cultural: Tinha o nome tradicional Skat (também traduzido como - Scheat , Seat , Sheat - e que foi erroneamente aplicado à Beta Pegasi no final dos tempos medievais). O termo vem do árabe al-sāq "shin" e significa "tíbia", um osso da perna. O Grupo de Trabalho sobre Nomes Estelares (WGSN) aprovou o nome Skat em 21 de agosto de 2016, que agora compõe a lista de nomes de estrelas aprovados pela IAU. Nomenclatura astronômica: Delta aquarii, 76 aquarii. Código astronômico: δ Aquarii (δ Aqr). Tipo: Estrela azul Distância: 160 anos-luz. Diâmetro: 10 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima da perna direita (tíbia) do asterismo de Aquário. Localização da estrela Delta de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Skat no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Skat na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Delta de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Alfa de Aquário Nome Cultural: Sadalmelik Etimologia cultural: O nome Sadalmelik vem da expressão árabe sa‘d al-malik, que significa "sorte do rei". Essa estrela também era conhecida como Rucbah, que é o mesmo nome dado à estrela Delta de Cassiopeia. Sadalmelik é uma estrela supergigante amarela que é visível a olho nu em locais com céus sem poluição luminosa. Além disso, ela é uma das estrelas que tem nome próprio antigo e que está na linha do Equador Celeste; a outra é a estrela Alphard, que fica na constelação de Hydra. Nos tempos antigos, Sadalmelik era vista como uma estrela de boa sorte e prosperidade e sua posição, próxima à linha do Equador Celeste, também a tornava importante para a navegação e para a medição do tempo. Hoje em dia, Sadalmelik é de grande interesse para os astrônomos, que a estudam para entender melhor a evolução estelar e a formação de elementos químicos no Universo Nomenclatura astronômica: Alpha aquarii. Código astronômico: α Aquarii (α Aqr). Tipo: Estrela supergigante amarelada. Distância: 523 anos-luz. Diâmetro: 104 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima ao ombro do asterismo de Aquário. Localização da Estrela Alfa de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Alfa de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Alfa de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Observe que a estrela está sobre a linha azul do Equador Celeste. Estrela Alfa de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Gama de Aquário Nome Cultural: Sadachbia Etimologia cultural: Sadachbia deriva de uma expressão árabe (sa'd al-'axbiyah), que significa "sorte das casas (tendas)". O nome não se refere ao Portador de Água, mas a uma constelação árabe antiga e parece significar "A Estrela da Sorte das Tendas". A urna formada com as estrelas talvez tenha levado os árabes a pensarem em uma tenda no deserto. O prefixo "Sa" está relacionado com "sorte", da mesma maneira que em Sadalmelik e Sadalsuud. Nomenclatura astronômica: Gamma Aquarii Nome astronômico: γ Aquarii (γ Aqua) Tipo: estrela variável e subgigante azul. Cor: azulada. Distância: 163,74 anos-luz. Localização: A estrela marca a posição no vaso do asterismo de Aquário. Localização da estrela Gama de Aquário no asterismo. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Gama de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Gama de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Gama de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Psi1 de Aquário Nomenclatura astronômica: Psi1 Aquarii , 91 Aquarii. Código astronômico: ψ1 Aquarii (ψ1 Aqr) Tipo: Estrela vermelha, sistema triplo de estrelas (91 Aquarii A, B e C). Distância: 148 anos-luz. Diâmetro: (91 Aquarii A), 10 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima da queda d'água do asterismo de Aquário. Localização da estrela Psi1 de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Psi1 de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Psi1 de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Psi1 de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Lambda de Aquário Nome Cultural: Ekchusis, Hydor Etimologia cultural: O nome Hydor vem do grego Ὕδωρ" e significa água (hidro). De acordo com Richard Hinckley Allen, em seu livro de 1899, esse nome foi dado pelo filósofo romano neoplatônico Proclus Lyceus (412 - 485 d.C.). Outro nome para a estrela é Ekkhysis, do gregg 'εκχυσις', que significa "derramamento" de água, em referência a sua posição na constelação. Nomenclatura astronômica: Lambda aquarii, 73 aquarii. Código astronômico: λ Aquarii (λ Aqr). Tipo: Estrela variável gigante vermelha Distância: 385 anos-luz. Diâmetro: 88 vezes o diâmetro do Sol. Localização: A estrela marca a posição próxima da saída de água da jarra do asterismo de Aquário. Localização da estrela Lâmbda de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Zoom da localização da estrela Ekchusis no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Ekchusis na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Lambda de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
Iota de Aquário Nomenclatura astronômica: Iota aquarii, 33 aquarii. A estrela Iota Aquarii é composta por duas estrelas de sequência principal, ou seja, duas estrelas que estão convertendo hidrogênio em hélio em seus núcleos. A interação gravitacional entre essas estrelas pode influenciar no brilho e espectro ao longo do tempo. Além disso, a estrela primária tem um disco de poeira ao seu redor, o que sugere que pode haver planetas em formação no sistema. Observações recentes também sugerem que a estrela Iota Aquarii pode estar passando por um período de atividade cromosférica, que é um processo em que a estrela emite erupções de material em sua atmosfera. Esse tipo de atividade pode ter efeitos nos planetas em torno da estrela, incluindo a degradação da atmosfera e a exposição a altos níveis de radiação. Código astronômico: I Aquarii (I Aqr). Tipo: Estrela binária azul. O sistema é fonte de emissão de raios-X. Distância: 175 anos-luz. Diâmetro: (Iota A) 2,7 vezes o diâmetro solar. Localização: A estrela marca a posição da cintura do asterismo de Aquário. Localização da estrela 33 de Aquário no asterismo. Planetário Stellarium. Zoom na localização da estrela Iota de Aquário no asterismo da constelação. Planetário Stellarium. Localização da estrela Iota de Aquário na ilustração da constelação. Planetário Stellarium. Estrela Iota de Aquário. Fonte Aladin Sky Atlas / SIMBAD Astronomical Database.
O Equador Celeste O Equador Celeste divide a esfera celeste em dois hemisférios: Norte e Sul, como o equador terrestre divide o globo terrestre nos dois hemisférios. O equador celeste é o círculo máximo determinado pela intersecção da esfera celeste com o plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra. É o mesmo plano que passa pelo centro do planeta e também pela linha do Equador terrestre. Deste modo, o equador celeste é uma projeção do equador terrestre sobre a esfera celeste. Como resultado da inclinação axial da Terra, o equador celeste está inclinado em 23,4° em relação ao plano da eclíptica solar. O Equador Celeste (linha azul) atravessa a cabeça de Aquário. A Eclíptica Solar atravessa bem sua barriga e a água caindo. Linha do Equador Celeste (em azul) atravessando a constelação de Aquário. Planetário Stellarium
A constelação ocidental de Aquário Uma das constelações mais antigas já catalogadas, Aquário vem ao longo de sua existência acumulando diferentes versões mitológicas. A prova disso é que podemos encontrar variações nas representações, sendo algumas vezes descritas na figura de um homem jovem ou de um ancião. Contudo, em ambas as representações, a imagem masculina sempre aparece vertendo água de um jarro, uma referência à profissão de aguadeiro. Na cultura suméria, Enki era a divindade da água que, ao verter água de um jarro, dava de beber ao peixe, que acabava por salvar a humanidade das inundações. Mais tarde, na mitologia acadiana e babilônica, Enki passou a ser conhecido como Ea. O culto à divindade se espalhou por toda região da Mesopotâmia, influenciando outras culturas, tais como os cananeus, hititas e hurritas. Muitos mitos sobre Enki foram coletados em vários locais, desde o sul do Iraque até a costa da Síria, além de países vizinhos. Ele é mencionado nas primeiras inscrições cuneiformes existentes em toda a região e foi proeminente do terceiro milênio até os tempos gregos helenísticos. Selo Adda, antigo selo cilíndrico acadiano mostrando (da esquerda para a direita) os deuses Inanna, Utu, Enki e Isimud (cerca de 2300 a.C.). © The Trustees of the British Museum. The British Museum Collections. Fonte British Museum. Creative Commons. Licença CC BY-NC-SA 4.0. Devido à assimilação dessa constelação pela cultura grega helenística, a figura (até então de um deus) foi associada a um belo jovem chamado Ganimedes, um príncipe da cidade de Troia. No mito grego, Zeus (Júpiter para os romanos) se transforma em uma águia para raptar o príncipe que, posteriormente, assume a função de portador das taças no Monte Olimpo, servindo vinho aos deuses. É um símbolo da beleza masculina. Constelações de Aquário (representado pela figura do jovem Ganimedes), Capricórnio e Peixe Meridional do Globo Celeste de Gerard Mercator, 1551. Fonte The Mercator Globes at Harvard Map Collection, in Commons Wikipedia. Licença de Domínio Público. Constelação de Aquário no centro da imagem. Planetário Stellarium.
Observe, pinte e fique por dentro de tudo da constelação de Aquário!
- Pôster artístico.
- Pôster para colorir.
- Livro ''Os Mensageiros das Estrelas - Constelações'', volume 2.
- Quiz: O sequestro de Aquário.
Eclíptica Solar: o caminho anual do Sol O Sol é visto da Terra na esfera celeste. Cada dia do ano solar, ele ocupa uma posição ao longo de uma região da esfera celeste, percorrendo um arco completo ao longo de um ano solar. As regiões da esfera celeste onde ele é observado foram nomeadas de constelações zodiacais. Nas imagens abaixo, veja a trajetória do Sol na constelação zodiacal de Aquário. Sol entrando na região da constelação de Aquário. Planetário Stellarium. Zoom em Sol (sem brilho) entrando na fronteira de Aquário, vindo de Capricórnio em 16 de fevereiro de 2023. Planetário Stellarium. Sol saindo da região da constelação de Aquário. Planetário Stellarium. Zoom em Sol (sem brilho) saindo na fronteira de Aquário, indo para Peixes em 12 de março de 2023. Planetário Stellarium. Deste modo, o Sol esteve na direção de Aquário de 16 de fevereiro a 12 de março de 2023.