Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Guerra Russo-Georgiana

1. Antecedentes da guerra

6. Pós-Guerra

5. Acusações

4. Cronologia

8. Bibliografia

3. Causas do conflito

7. Resultados da guerra

2. Participantes

índice

Cáucaso, 1124

Cáucaso, 1060

Para além de ser, até á pouco tempo, a única guerra convencional do século 21, a guerra russa georgiana foi antes de mais nada uma história de lutas pelo poder entre ex-membros da União Soviética após a sua queda, influência ocidental no leste e rearmamento russo. O conflito em si resultou a separação das regiões de Abkhazia e a Ossétia do Sul, mas para perceber o porquê, é necessário recuar um pouco no tempo, até á idade média

Regiões que desejavam indepêndência

Participantes

O Porquê da Rússia estar envolvida?

O principal motivo do envolvimento por parte da Rússia nesta questão é o facto da Ossétia do Sul pretender ser anexada ao território russo para se juntar ao restante da sua etnia (Russa) que se encontra na Ossétia do Norte, localizada em território russo.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, negociou um acordo de cessar-fogo em 12 de agosto de 2008, que levaria á retirada das tropas russas a 18 de agosto de 2008.

Cronologia

Bombardeios por separatistas ossetas bombardeiam aldeias georgianas, atraindo uma resposta pontual das forças de paz da Geórgia e de outros combatentes já existentes

A Geórgia lançou uma ofensiva militar de grande escala contra a Ossétia do Sul.O presidente da Geórgia afirma que a Rússia enviou veículos militares para a Geórgia e a Ossétia do Sul para impedir a entrada das forças militares georgianas.

A República da Ossétia do Sul liderada por um Governo Russo alcançou a sua autonomia. No entanto, os líderes da Geórgia não o aceitaram, declarando ser inconstitucional.

12 de agosto de 2008

8 de agosto

1 de agosto de 2008

20 de setembro de 1990

Esse conflito está alicerçado na troca de acusações entre Rússia e Geórgia

vs

A Geórgia acusa a Rússia de atacar a sua base militar e afirma às autoridades internacionais que está a ser vítima de ataques por parte das forças armadas russas.

A Rússia afirma que a Geórgia destruiu uma cidade na Ossétia do Sul através de ataques aéreos.

Acusações

Pós-Guerra

e As regiões separatistas?

Mais tarde, a Rússia reconheceu a Abkhazia e a Ossétia do Sul como repúblicas separadas em 26 de agosto. Em resposta, o governo georgiano rompeu relações diplomáticas com a Rússia. Desde a guerra, a Geórgia afirma que a Abkhazia e a Ossétia do Sul são territórios georgianos ocupados, no entanto as regiões continuam a declarar-se independentes e vieram a reforçar as suas defesas na região.

Geórgia

54%

Rússia, Ossétia do Sul, Abecásia

46%

Vítimas

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/recente-tensao-entre-russia-georgia.htmhttps://stringfixer.com/pt/Georgia_(country)https://mapchart.net/https://en.wikipedia.org/wiki/Russo-Georgian_War

Bibliografia