BLACKBOARD PRESENTATION
Mariana Teles
Created on November 14, 2021
More creations to inspire you
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
TAKING A DEEPER DIVE
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
AUSSTELLUNG STORYTELLING
Presentation
HISTORY OF THE EARTH
Presentation
3 TIPS FOR AN INTERACTIVE PRESENTATION
Presentation
Transcript
Comemorações da semana nacional da cultura científica
Ano letivo 2021-2022
A TURMA 11.º P (CPT de ANÁLISE LABORATORIAL) E A BIBLIOTECA ESCOLAR APRESENTAM:
Cientistas portugueses
12. Raquel Oliveira
5. Isabel Ferreira
11. Nuno Peres
10. Nuno Maulide
4. Henrique Fernandes
9. Miguel Cerqueira
8. Miguel Araújo
3. Delfim Torres
7. Mário Figueiredo
2. Cristina Oliveira
6. Maria de Sousa
1. Célia Manaia
Os nossos cientistas
Saber mais
Célia Maria Manaia representa não só a Universidade Católica no Porto, como também a investigação na área da microbiologia em Portugal. O principal objetivo da sua investigação é a resistência das bactérias aos antibióticos. Licenciou-se em Bioquímica e fez o doutoramento em Microbiologia, em Coimbra. Atualmente, é professora associada com Agregação na Escola Superior de Biotecnologia. Os interesses de pesquisa de Célia Manaia incluem o estudo da diversidade e ecologia de bactérias em áreas de impacto humano, com destaque especial nos impactos potenciais de bactérias e genes resistentes a antibióticos como, por exemplo, contaminantes ambientais.
1. Célia Manaia
Saber mais
Cristina Oliveira fez a licenciatura em Engenharia Física na Universidade Nova de Lisboa/Faculdade de Ciências e Tecnologia. Partiu depois para os EUA onde fez um mestrado em Física na American University em Washington D.C.. Foi então que decidiu mudar de área e fez o doutoramento em astrofísica na The Johns Hopkins University. Hoje em dia, é astrónoma e coordena uma equipa responsável por garantir o bom funcionamento de dois instrumentos do telescópio Hubble. É também a diretora adjunta da missão do Roman Space Telescope, o mais novo telescópio da NASA, que está previsto ir para o espaço em 2025.
2. Cristina Oliveira
Saber mais
É docente do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, desde 1994. As suas atividades de investigação desenvolvem-se no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, de que é coordenador desde 2018, com ênfase na área 49 da Classificação de Matemática, isto é, "Cálculo das Variações e Controlo Ótimo". É autor de livros publicados pela Universidade de Aveiro (dois), pela Imperial College Press (dois) e pela Springer (três), assim como de cerca de 500 artigos em revistas, atas de conferência e capítulos de livros.
3. Delfim Torres
Saber mais
Henrique Veiga-Fernandes nasceu no ano de 1972, em Viseu. É formado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa e em 2002 doutorou-se em imunologia, em Paris, onde estudou o funcionamento dos linfócitos.É, ainda, investigador principal do Laboratório de Imunofisiologia da Champalimaud Research .
4. Henrique Fernandes
Saber mais
Isabel Ferreira licenciou-se em Bioquímica na Universidade do Porto e fez doutoramento em Química na Universidade do Minho. Atualmente, está a estudar novas moléculas nos cogumelos e plantas da região de Bragança, para criar conservantes e corantes naturais . Iniciou o seu estudo das espécies de cogumelos e plantas nessa região para identificar novas moléculas capazes de substituir os compostos sintéticos na indústria alimentar,ou seja, investiga alternativas mais saudáveis. Passados 12 anos, já tem uma base de dados com todas as espécies de cogumelos e mais de 130 plantas da região com o estudo detalhado de moléculas com interesse bioativo em parte delas. Além dos conservantes naturais, os resultados sobre alimentos funcionais, que "têm efeitos benéficos na saúde por terem substâncias quimiopreventivas", têm recebido uma grande atenção da comunidade científica.
5. Isabel Ferreira
Saber mais
Maria de Sousa era uma das mais brilhantes cientistas portuguesas e membro destacado do Conselho de Escola do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorada em Imunologia pela Universidade de Glasgow, foi investigadora e professora em várias Universidades do Reino Unido e dos EUA, tendo sido diretora do Laboratório de Ecologia Celular no Instituto Sloan Kettering de Investigação em Cancro, em Nova Iorque. Foi em Londres que fez a descoberta que, hoje, aparece descrita em qualquer manual sobre o sistema imunitário – identificou a migração organizada dos linfócitos, as células do sistema imunitário.
6. Maria De Sousa
Saber mais
Mário Figueiredo integrou, pelo segundo ano consecutivo, a lista dos cientistas mais citados da Thomson Reuters. Fez o doutoramento em engenharia eletrotécnica, em 1994, no Instituto Superior Técnico, e faz investigação em técnicas computacionais de reconstrução de imagem, o que se aplica a áreas como a ressonância magnética para diagnóstico médico, ou as imagens de satélite. A ideia é desenvolver algoritmos - uma espécie de receita computacional - para tirar ruído dos dados, ou para reconhecimento automático.
7. Mário Figueiredo
Saber Mais
Miguel Bastos Araújo é um geógrafo, investigador, coordenador e professor catedrático português, especialista no estudo dos efeitos das alterações climáticas na biodiversidade, especialmente o impacto das alterações climáticas sobre as espécies e a sua conservação. De acordo com a Thomson Reuters, os artigos deste cientista são dos mais citados mundialmente, tendo publicado mais de 250 títulos científicos.
8. Miguel Araújo
Saber mais
Miguel Cerqueira é pesquisador no Food Processing Group, e a sua pesquisa está relacionada com o desenvolvimento de estruturas de base biológica nanométrica para aplicações em alimentos. Trabalha com filmes e revestimentos comestíveis e biodegradáveis para embalagens, encapsulamento de compostos funcionais usando tecnologias emergentes de encapsulamento e estruturação de géis, como emulgel e óleos géis. Miguel Cerqueira concluiu o seu bacharelado em 2005 e, em 2010, o seu doutoramento em engenharia biológica pela Universidade do Minho.
9. Miguel Cerqueira
Saber mais
Nuno Maulide é um químico português e professor de Química Orgânica da Universidade de Viena. Em 2009, assumiu o cargo de chefe de equipa no Instituto Max Planck para a Investigação sobre o Carvão, em Mülheim an der Ruhr. Desde 2013, ocupa a cátedra de Síntese Orgânica na Universidade de Viena. Nuno Maulide é também membro da Young Academy da Academia Austríaca de Ciências e, desde 2017, é membro do Conselho do Austrian Science Fund. É também o presidente fundador da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Austríaca de Produtos Químicos.
10. Nuno Maulide
Saber mais
Nuno Peres é investigador e vice-presidente do Centro de Física e professor catedrático do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Foi o primeiro físico português a dedicar-se, desde 2004, à investigação do grafeno, a forma bidimensional do carbono com potenciais aplicações na eletrónica, na fotónica, nos materiais compósitos, nos sensores e nas ciências da vida. Assim, Nuno Peres estuda as propriedades eletrónicas e óticas de materiais bidimensionais. Colaborou várias vezes com os "Nobel do Grafeno", Andre Geim e Konstantin Novoselov.
11. Nuno Peres
Saber mais
Raquel Oliveira nasceu a 12 de janeiro de 1980, é licenciada em bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2003, fez o Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Já passou pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto; Universidade de Bayreuth, na Alemanha e Universidade de Oxford, no Reino Unido. Em 2020 ganhou uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação de cerca de 2 milhões de euros para estudar a razão pela qual a informação genética é desligada durante o processo de mitose.
12. Raquel Oliveira