Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Os Contos de Grimm e a Auto da Barca do Inferno

Gonçalo Simões

Created on March 19, 2026

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Historical Presentation

Human Rights Presentation

Memphis Presentation

Blackboard Presentation

Florida Neon Presentation

Genial Storytale Presentation

Psychedelic Presentation

Transcript

Os Contos de Grimm e a Auto da Barca do Inferno

Português 9ºD

Indice

1. Introdução
8. Descrição do Autor
2. Os contos de Grimm
9. Resumo sobre o livro
3. Descrição do livro
10. Minha opinião
4. Descrição do autor
11. Conclusão
5. Resumo sobre o livro
12. Fim
6. A Auto da Barca do Inferno
7. Descrição do livro

Introdução

Oi Malta, eu sou o Gonçalo Simões do 9ºD Nº18 e eu vou vos apresentar os dois livros que se chamam os Contos de Grimm e a Auto da Barca do Inferno

Os contos de Grimm

Leitura do 6ºano

Descrição do livro

Os Contos de Grimm" é uma coletânea clássica de contos de fadas alemães, conhecida por suas histórias fantásticas, personagens icónicas e lições morais atemporais, os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, são estudiosos alemães do século XIX, reuniram e publicaram estas histórias como parte de um esforço para preservar a tradição oral e a cultura popular da Alemanha.

Descrição do autor

Biografia dos Irmãos Grimm Jacob Grimm (1785–1863) e Wilhelm Grimm (1786–1859) nasceram em Hanau, na Alemanha, e passaram grande parte da sua vida a estudar a língua, a cultura e as tradições populares alemãs. Ambos eram académicos e professores universitários com interesse profundo pelo estudo da língua alemã, leis antigas e folclore. Contribuição Literária Os irmãos Grimm são mundialmente famosos pela coleta e publicação de contos populares e tradicionais alemães, reunidos principalmente no livro intitulado Kinder- und Hausmärchen (Contos para a Criança e para o Lar), publicado a primeira vez em 1812 Abordagem e Impacto Jacob e Wilhelm não criaram todas as histórias, mas adaptaram, organizaram e editaram os relatos populares para o público literário, mantendo ao mesmo tempo a autenticidade das tradições. A obra dos Grimm teve um papel crucial na preservação do folclore alemão e influenciou profundamente a literatura infantil e a cultura popular em todo o mundo.

Avançar

Resumo sobre o livro

Este livro tem 15 capitulos, no primeiro capitulo do livro fala sobre o rei dos sapatos, ou o Henrique de Ferro que esse capitulo fala num rei que tinhas as filhas muito bonitas, depois em perto do seu castelo havia um bosque grande e sombrio e nesse bosque havia uma fonte, no segundo capitulo do livro fala sobre a rapúncia, a rapúncia era um homem e uma mulher que desejavam muito a ter um filho, e com a esperança que Deus lhe iria satisfazer esse desejo que esse casal lhe queriam, no terceiro capitulo do livro fala sobre os três homenzinhos na Floresta, nesse capitulo fala de um homem que tinha uma filha e a mulher que também tinha outra filha, essas duas jovens já se conheciam a passear juntas e depois iam ter com a mulher á casa dela, no quarto capitulo fala sobre as três fiadeiras, era um jovem era tão preguiçoso que não gostava de fiar e por mais que a mãe insistisse e ela não conseguia a levá la e a fazê lo e depois que a mãe ficou tão zangada e impaciente com o filho que lhe pregou umas bofatadas e ela começou a chorar e na rua conseguiu se ouvir todos os gritos dela, no quinto capitulo do livro fala sobre a Gata Borralheira, a mulher de um homem rico ficou doente e sentindo que o fim dela estava próximo e chamou a sua única filha á beira da cama e ela já estava prestes a morrer

A Auto da Barca do Inferno

Leitura do 9ºano

Descrição do livro

Auto da Barca do Inferno é um auto de moralidade escrito por Gil Vicente em 1517, que é uma peça de teatro que tem 12 cenas que satiriza a sociedade portuguesa do século XVI, criticando os vícios humanos e explorando questões éticas e religiosas através de um humor mordaz e tem 14 personagens que se chamamAnjo,Diabo, Fidalgo, Onzeneiro Joane, o Parvo, Sapateiro, Frade, Brízida Vaz (alcoviteira), Judeu, Corregedor, Procurador e Enforcado e Quatro Cavaleiros

Avançar

Descrição do autor

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português, dramaturgo e poeta do século XVI, autor da obra "Auto da Barca do Inferno", escrita por volta de 1517 e inserida no movimento humanista com forte crítica social e moral, ele nasceu aproximadamente em 1465, possivelmente em Guimarães, Portugal, e faleceu entre 1536 e 1537, provavelmente em Évora Apesar de nunca ter frequentado universidade formal, dominava latim, espanhol, francês e italiano e atuou como mestre na Casa da Moeda e mestre de cerimônias da corte portuguesa sob D. Manuel IVicente viveu durante a transição da Idade Média para o Renascimento, período caracterizado pelo surgimento do humanismo e pelas transformações sociais e culturais em Portugal, incluindo o fortalecimento da Igreja e as Grandes Navegações

Resumo sobre o livro

Na cena I fala sobre o Diabo e o Companheiro e o Diabo falava á barca, á barca huhu, asinha que se quer ir e o companheiro falava em boa hora Feito! Feito!, na cena II falava sobre o Fidalgo e ele entrou ao batel infernal, o Diabo perguntou que está na ilha perdida, e o Fidalgo não se lembrava nada na vida dele, na cena III, vem o onzeneiro e pergunta ao Arrais do Inferno Pera onde caminhais, e o Diabo respondia Oh! que má hora venhais onzeneiro, meu parente significa que ele está a dizer que o Onzeneiro que chegou na hora muito tarde, na cena IV falava sobre que a Joane e o Parvo que perguntaram ao Diabo que eles podem entrar na barca do Diabo e o Diabo disse que sim que podem, na cena V, falava sobre de um sapateiro com um avental e carregado de formas e chega ao batel infernal ele falou hou da barca e o Diabo perguntou Quem vem i? isto significa que o sapateiro queria a entrar na barca do Diabo porque ele não o conhecia, por acaso ele deixou entrar, na cena VI falava sobre o Frade a cantar e a chegar na barca do Diabo, mas o Diabo não sabia que ele estava a dizer mas ele deixou o entrar, na cena VII falava sobre a Brisida Vaz que o Diabo que a conhecia e ele perguntou pelo nome e disse que aguardava e depois ela entrou na Barca, na cena VIII, falava sobre o Judeu que queria entrar na Barca do Diabo e o Diabo disse que chegou na má hora porque ele não deixou entrar na barca do Diabo

Minha opinião pelo o meu interesse

Pelo que achei que gostei dos 2 livros porque no 1º Livro que foi os Contos de Grimm também achei muito interssante porque é uma leitura com capitulos e ele era bom livro e já li esse livro várias e no 2º Livro gostei porque era uma peça de teatro a sério e tinha várias cenas e foi personagens a chegarem nas cenas
Avançar

Conclusão

Conclui me que pelo menos que li os 2 livros porque foram obras muito giras e adorei elas porque tinha capitulos e cenas, 1 tinha leitura e capitulos e 1 tinha uma peça de teatro e cenas

Avançar

Obrigado pela atenção