Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Cidadania europeia

Marco Bertolini

Created on January 11, 2026

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Zen Presentation

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Transcript

Cidadania europeia

em um mundo multipolar

Versão 2.0 - Dezembro 2025

RESUMO

A cidadania europeia é um estatuto jurídico que permite aos cidadãos dos Estados-membros da União Europeia (UE) usufruir de certos direitos e privilégios em toda a UE. Aqui tens uma visão geral detalhada das suas características, incluindo os textos jurídicos, as vantagens e as desvantagens.

1) Fontes jurídicas sobre a cidadania europeia

Tratado da União Europeia (TUE)

O artigo 9 estabelece o conceito de cidadania europeia, afirmando que "cada cidadão da União é cidadão de um Estado-membro". Este tratado destaca a relação entre a cidadania nacional e a cidadania europeia.

Tratado do Funcionamento da União Europeia (TFUE)

O Tratado fornece detalhes sobre os direitos dos cidadãos da UE, em particular nos artigos 20 a 25, que descrevem as características específicas da cidadania da UE, incluindo os direitos de livre circulação, não discriminação e participação nos processos democráticos da UE.

Carta dos direitos fundamentais da União Europeia

A Carta consolida vários direitos humanos e liberdades aplicáveis aos cidadãos da UE, fortalecendo assim o quadro jurídico da cidadania europeia.

Legislação secundária

Para além dos Tratados, vários regulamentos e diretivas da UE complementam o quadro jurídico da cidadania europeia, abordando questões como os direitos de residência, a coordenação da segurança social e o direito de votar nas eleições locais e europeias.

aquisição da cidadania europeia

São os Estados-membros que concedem a cidadania nacional, da qual depende a cidadania europeia. A cidadania europeia está vinculada à cidadania nacional. Se um cidadão adquirir a cidadania alemã, por exemplo, torna-se automaticamente cidadão europeu.

Perda da nacionalidade europeia

Um cidadão europeu pode perder a nacionalidade, por exemplo, se a adquiriu de forma fraudulenta. No entanto, a legislação europeia obriga o Estado-membro a agir de forma proporcional à perda da nacionalidade. O Estado-membro deve ter em conta não só as consequências para a pessoa interessada, mas também para os seus familiares. Também se leva em consideração a gravidade da culpa e o tempo decorrido desde então. Além disso, essa pessoa deve poder recuperar a sua nacionalidade anterior.

2. As vantagens da cidadania europeia

Liberdade de movimento

Os cidadãos da UE têm o direito de circular, residir e trabalhar livremente em todos os Estados-membros da União, o que aumenta as oportunidades pessoais e profissionais. (Art. 21 do TFUE, liberdade de circulação e residência; diretiva 2004/38/CE e jurisprudência do Tribunal de Justiça).

DIREITOS POLÍTICOS

Os cidadãos da UE podem participar nas eleições do Parlamento Europeu e nas eleições locais no seu Estado-Membro de residência. Além disso, têm o direito de apresentar petições ao Parlamento Europeu e de participar em iniciativas. (TFUE, Art. 22, direito de voto nas eleições comunais).

PROTEÇÃO CONSULAR

Se um cidadão da UE estiver num país terceiro onde o seu país de origem não tem representação diplomática, pode solicitar ajuda na embaixada ou consulado de qualquer outro Estado-Membro da UE. (TFUE, Art. 23 proteção por parte das autoridades diplomáticas e consulares de qualquer Estado-Membro)

SEM DISCRIMINAÇÃO

A cidadania europeia promove a igualdade de tratamento e a não discriminação em vários domínios, como o emprego, a segurança social e o acesso aos serviços públicos nos Estados-membros. E também é proibida a discriminação por motivos de nacionalidade (Art. 18, 20 e 21 do TFUE sobre o estatuto fundamental dos cidadãos dos Estados-membros).

ACESSO AOS SERVIÇOS

Os cidadãos da UE têm acesso a certos serviços públicos e prestações sociais em qualquer Estado-membro, em conformidade com as leis e regulamentos locais. (Artigos 36 a 46 da Carta dos Direitos Fundamentais).

Iniciativa dos cidadãos europeus

Os cidadãos europeus podem apresentar uma iniciativa (uma proposta de lei), têm o direito de apresentar uma petição ao Parlamento Europeu e de se dirigirem ao Mediador Europeu (TFUE, Art. 24).

+ info

3. DESVANTAGENS DA CIDADANIA EUROPEIA

COMPLEXIDADE DOS DIREITOS

Os direitos conferidos pela cidadania europeia são por vezes complexos e variam de acordo com as leis e regulamentos nacionais, criando confusão entre os cidadãos relativamente aos seus direitos.

REQUISITOS DE RESIDÊNCIA

Embora existam direitos à livre circulação e à residência, a implementação prática desses direitos pode estar limitada pelos requisitos de residência, as barreiras linguísticas locais e os diferentes níveis de serviços de assistência disponíveis nos diferentes Estados-membros.

DESAFIOS Burocráticos

Navegar pela burocracia dos diferentes Estados-membros pode ser difícil para os cidadãos da UE que desejam exercer os seus direitos, em particular no que diz respeito a autorizações de residência, autorizações de trabalho e reconhecimento de qualificações profissionais.

PRESSÃO SOBRE OS RECURSOS

Em alguns Estados-membros, a afluência de cidadãos da UE pode pressionar os recursos locais, como a habitação, os cuidados de saúde e as oportunidades de emprego, provocando ressentimento na população local.

DESENVOLVIMENTOS POLÍTICOS

As mudanças políticas dentro da UE ou de qualquer Estado-membro podem afetar os direitos e o estatuto dos cidadãos da UE. Por exemplo, a saída do Reino Unido da UE (Brexit) provocou mudanças significativas nos direitos dos cidadãos britânicos nos países da UE e vice-versa.

CONCLUSÕES

A cidadania europeia representa um quadro jurídico importante concebido para fortalecer os direitos dos indivíduos dentro da UE, oferecendo muitas vantagens relacionadas com a circulação, a participação política e a proteção. No entanto, as complexidades, as sutilezas jurídicas e as dinâmicas políticas podem representar desafios para os cidadãos da UE ao exercerem os seus direitos nos diferentes Estados-membros.

O conteúdo desta apresentação foi criado com a ajuda do Open AI 4.0 - Marco Bertolini.

4. VERIFICAÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS

PERGUNTA INTERATIVA

Seleção múltipla

PERGUNTA INTERATIVA

Verdadeiro ou falso

PERGUNTA INTERATIVA

Seleção múltipla

PERGUNTA INTERATIVA

Verdadeiro ou falso

Obrigado pela sua participação ;)

Apresentação - Marco Bertolini para Formação 3.0 asbl Creative Commons 4.0 - Atribuição - Partilha na mesma licença

Sabia que...

Com os modelos do Genially, pode incluir recursos visuais para deixar a sua audiência de boca aberta. Também destacar alguma frase ou dado concreto que fique gravado na memória do seu público e até incorporar conteúdo externo que surpreenda: vídeos, fotos, áudios... O que quiser!