Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
perturbação de ansiedade de separação
Débora Carvalho
Created on September 24, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
aluna: Débora carvalho professora: andreia frazÃO
10ºd ação educativa nº 10606
perturbação de ansiedade de separação
indice
1- o que é
2- qual a diferença de ansiedade de pertubação e transtorno de ansiedade
4- imegens
3- sintomas e tratamentos
5- video
o que é pertubação de ansiedade de separação
Tal como o proprio nome indica, quer dizer que a criança tem receio que por exemplo, os pais se separem, e esse receio está certo, e imaginemos que a criança tem 8 anos é obvio que a criança vai ficar com medo de nunca mais ver o pai, e isso afeta a um certo nivel, que ela fica com ansiedade, muitas das vezes que isso acontece as crianças nem querem ir à escola só querem estar com os pais.
qual a diferença de ansiedade de pertubação e transtorno de ansiedade
- Ansiedade de Separação Normal: É uma fase típica do desenvolvimento infantil, comum entre os 8 meses e os 3 anos de idade, quando a criança ainda está a desenvolver o conceito de permanência do objeto. A criança reage com choro ou agitação ao ser separada do cuidador, mas isso tende a desaparecer à medida que cresce.
- Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS): É quando a ansiedade de separação se torna excessiva, persistente e grave, afetando significativamente o funcionamento da criança ou do adolescente. A duração mínima dos sintomas para o diagnóstico é de pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes, e mais de seis meses em adultos.
sintomas e tratamento
sintomas:
medo excessivo da separação das figuras de apoio, preocupação com perdas ou danos aos pais, relutância em sair de casa ou ir à escola (dor de cabeça ou estomacais), pesadelos, medo de dormir sozinho e um apego excessivo ou comportamento de "seguir" os pais pela casa
tratamento:
terapia comportamentalpsicoterapiamedicação
sinais
medo, preocupação excessiva com a separação dos cuidadores, recusa ir à escola ou atividades sem os pais, dificuldade em dormir sozinho e pesadelos recorrentes sobre a separaçãodores de cabeça e náuseas