Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Movimentos artísticos
Laura Pedro
Created on September 22, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Movimentos artísticos
Tendências na arte com características e ideias comuns, seguidas por vários artistas numa certa época.
Apresentação
Movimentos Artísticos
- Os movimentos artísticos são estilos ou correntes que surgem num determinado período, reunindo artistas com ideias e objetivos comuns que se caracterizam por técnicas, temáticas e abordagens estéticas distintas.
- Estes movimentos refletem transformações sociais, políticas e culturais, servindo como resposta a contextos históricos e frequentemente, em oposição a estilos anteriores, como o Impressionismo em relação às regras da arte tradicional.
Subtítulo
Arte contemporânea
- A arte contemporânea é a arte produzida no final do século XX até à atualidade. Esta arte caracteriza-se pela diversidade de estilos, técnicas e temas.
- Este tipo de arte costuma explorar questões sociais, políticas, culturais e tecnológicas.
- Ao contrário de outros movimentos artísticos, a arte contemporânea não segue regras fixas e valoriza a experimentação, a interatividade e o conceito por detrás da obra.
Gehard Ricther, Abstrakts Bild (946-3), 2016
Assemblage
- A assemblage é uma técnica artística que consiste em juntar objetos tridimensionais, muitas vezes do quotidiano, para criar uma obra.
- Esta técnica surge como forma de colagem em 3D e é comum na arte contemporânea, onde o significado dos materiais usados também fazem parte da mensagem da obra.
Viz Munik, O Beijo, 2010
Papier Collé
- Papier collé é uma técnica artística que consiste em colar pedaços de papel (como jornal, papel de parede ou papel colorido) sobre uma superfície para criar uma composição.
- Foi popularizada no início do século XX por artistas cubistas como Georges Braque e Pablo Picasso. É uma forma de colagem com foco específico no uso de papel.
Juan Gris, Le Petit Déjeuner, 1914
Título 2
Subtítulo
Subtítulo
Subtítulo
Readymade
- O Readymade é uma forma de arte criada a partir de objetos prontos do quotidiano, escolhidos e apresentados como obras de arte pelo artista.
- O conceito foi introduzido por Marcel Duchamp no início do século XX, desafiando as ideias tradicionais sobre o que pode ser considerado arte.