Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Criatividade
João Barreira
Created on September 11, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Criatividade
Métodos Criativos
Brainstorming
Mapa Mental
Scamper
Bissociação
Criatividade (Pensamento Divergente)
O principio fundamental da criatividade baseia-se em gerar ideias e opções novas e originais. Basia-se no Pensamento Divergente.
Existem orientações base para o fazer sendo por isso uma competência que se pode desenvolver e não um dom inato.
Suspender o Julgamento
A primeira orientação base consiste em Suspender o Julgamento. Todas as ideias são utilizáveis, mesmo as mais estranhas ou estapafurdias.
Evitar julgar as ideias tanto como boas ou como más. Deixar fluir o pensamento. Não é equivalente a não fazer qualquer tipo de julgamento mas sim suspendê-lo.
Construir e Combinar
Utilizar ideias ou situações como ponte (rampa de lançamento) para outras ideias e situações. Utilizar a expressão"e se" como inicio da construção das ideias.
Combinar e melhorar ideias.
Procurar ideias "loucas"
As ideias mais loucas podem não resultar directamente, mas sair da normalidade permite-nos “espaço” para descobrir ideias extraordinárias.
Procurar Quantidade
Gerar a maior quantidade possível de ideias e opções.
Pensamento Convergente
Avaliar ideias e opções e tomar decisões.
Deliberar: Permite tomar decisões com tempo e respeito necessários. Evita decisões apressadas e julgamentos precipitados.
Verificar os objectivos: Verificar se as escolhas estão de acordo com os objectivos.
Considerar a novidade: não descurar a novidade e a originalidade.
Melhorar ideias: Nem todas as ideias são adequadas. Dê tempo para testar as ideias.
Seja afirmativo: é importante considerar o que há de positivo em relação a uma ideia para depois melhora-la em vez de a eliminar.
Resumo
Impregnar Condicionantes que a realidade dá sobre o problema. Informação que possa ajudar.
Divergir Imaginário. Vários caminhos para a solução. Afastar a ideia de julgamento.
Convergir O que se adapta para a solução.
Brainstorming
Gerar o maior número de ideias possiveis ou quantificadas sobre um determinado tema, tendo por base a Suspensão do Julgamento.
Instruções: - Escrever o problema/desafio/situação de maneira a que seja visível para todos. - Relembrar ao grupo as regras do Pensamento Divergente - Estabelece um número de ideias/opções que obrigatoriamente devem ser atingidas. - Junta e regista ideias que sejam concisas e específicas. - As ideias devem ser apresentadas com “títulos” e registadas por escrito de maneira a que todos os participantes as possam ler. Regista as ideias conforme são apresentadas. - Periodicamente (em cada 15 ideias/soluções) verifica com o “cliente” ou com o grupo se as ideias/soluções caminham no sentido correcto. - Prossegue até atingir a quota de ideias definida ou se foi atingida a quantidade de ideias que respondam ao problema/desafio/situação.
Mapa Mental
O Mapa Mental consiste numa sucessão de ideias que ramificam de um conceito, problema ou ideia base. As ramificações são relacionais, quer por similitude quer por dissemelhança.
SCAMPER
Substitute (substitui), Combine (combina), Adapt (adapta), Modify (modifica), Put to other uses (utiliza em novas situações), eliminate (elimina), Rearrange (rearranja).
Substitui – O que é que se pode substituir? Existem partes, materiais, ingredientes ou elementos que podem ser trocados?
Combina – O que pode ser combinado ou misturado. Que conjunções se pode fazer ou criar. Podem-se combinar partes ou materiais?
Adapta – Pode alguma coisa existente ser utilizada para determinado contexto? Podemos utilizar a ideia de um concorrente? Existe no passado soluções semelhantes?
SCAMPER
Modifica – (Maximizar ou minimizar). Como podemos alterar uma forma (cor, tamanho, peso)? O que podemos acrescentar, aumentar, diminuir ou subtrair? Como podemos acrescentar valor? O que é que podemos mudar no processo, preço, estratégia, oferta? Que significado podemos aumentar ou diminuir?
Utilizar em novas situações – Em que mais pode ser utilizado? Como pode o produto ser utilizado num diferente mercado?
Elimina – O que pode ser omisso ou o que é supérfluo? O que podemos deixar de fazer em vez de insistir? Como podemos simplificar o processo, removendo etapas? O que podemos fazer para reduzir a complexidade?
SCAMPER
Rearranjar – Que outras estruturas, organizações, ou layout poderiam resultar? O que podemos inverter ou ultrapassar? Como podemos modificar a maneira como foi fabricado. Como podemos mudar o foco e olhar para trás novamente? E se virássemos de cabeça para baixo ou do avesso?