Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
"O Júlio" julho 2025
biblioteca
Created on July 18, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Adventure Breakout
View
Team Building Mission Escape Game
View
Onboarding Escape Game
View
Christmas Escape Room
View
Flags Challenge
View
Museum Escape Room
View
Education Escape Room
Transcript
Jornal Escolar de Cidadania e DesenvolvimentoAgrupamento de Escolas Júlio Dantas julho 2025
Começar...
Colaboração dos docentes: Ana Lopes I Cátia Coelho I Cátia Mateus I Cátia Samora I Maria Belchior Mestre I Maria da Conceição Rio I Maria Glória Paula I Marlene Figueiredo I Pedro Louro I Ruth Leão I Sofia Fontes I Sara Laranjo I Teresa Esteves Edição: Professora Ana Gomes (coordenação Cidadania e Desenvolvimento) Revisão: Professora Ruth Gomes (coordenação Biblioteca Escolar)
Ficha Técnica
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Largo Professor Egas Moniz 8601-904 Lagos Mail: info@aejd.pt Escolas: Escola Secundária Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis EB1 Nº1 do Bairro Operário EB1/JI de Santa Maria EB1/JI Centro Escolar da Luz
www.aejd.pt
Editorial
Voltamos a apresentar mais uma edição do jornal "O Júlio" com apenas uma pequena amostra dos muitos e variados projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento nos vários ciclos de ensino do Agrupamento. Destacam-se os trabalhos que abordam diversas temáticas tais como: Direitos Humanos, Voluntariado, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Instituições e Participação Democrática, entre outros. Muitos parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos em todos os projetos realizados neste ano letivo!
Artigos por domínio
- VOLUNTARIADO
- SAÚDE
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- DIREITOS HUMANOS
- INSTITUIÇÕES E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA
- INTERCULTURALIDADE
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- MEDIA
- VÁRIOS
Várias turmas Escola Básica Tecnopolis Escola Secundária Júlio DantasHorta Solidária
Voluntariado
No dia 24 de abril de 2024, a turma A do 7.º ano juntamente com a turma B do 10.º ano deslocaram-se à horta solidária do Banco Alimentar Contra a Fome. O transporte foi cedido pela CML. Através desta ação, os alunos e os professores tiveram a oportunidade de plantar courgettes, abóboras, alfaces, pimenteiros e beringelas. Estes produtos serão posteriormente distribuídos a famílias carenciadas. Esta atividade inscreve-se no domínio Voluntariado de Cidadania e Desenvolvimento e visou desenvolver os valores de empatia, entreajuda, cooperação e altruísmo. Outras turmas do Agrupamento participaram nestas ações em várias ocasiões. Veja aqui a notícia no Jornal Sul Informação.
Turmas 8.ºG e J Escola Básica Tecnopolis Escola Secundária Júlio Dantas
Voluntariado
No presente ano letivo, as turmas G e J, do 8.º ano, colaboraram com a Associação Make a Wish na sua campanha de Natal. Os alunos venderam estrelas da Make a Wish, com o valor de 1€, a toda a comunidade educativa da Escola Básica Tecnopolis e Escola Secundária Júlio Dantas. As turmas envolveram-se neste projeto tendo em conta o tema aglutinador da disciplina de Cidadania ("Formando Cidadãos, Construindo o Futuro") e conseguiram angariar 500€, que a associação Make a Wish usará para ajudar a realizar sonhos a crianças e adolescentes que lutam diariamente contra doenças graves. Cada turma usou as estrelas vendidas para decorar as árvores de Natal das suas respetivas escolas. Foi um projeto de partilha e solidariedade que colocou sorrisos em todos os que se envolveram nesta ação. Clique nas estrelas para ver o vídeo e no cartaz para aumentar.
Turmas 7.º e 8.º anos Escola Básica Tecnopolis
Direitos Humanos
Os alunos do 7º e do 8º anos da professora Marlene Figueiredo ilustraram os artigos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O intuito foi promover uma reflexão sobre a cultura de direitos humanos e das liberdades fundamentais, de modo a compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todos, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia. Os trabalhos foram expostos na escola no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Clique na imagem para explorar o padlet.
Turmas 7.º A, B, C e D Escola Básica Tecnopolis Projeto Ilustra um Direito Humano
Direitos Humanos
Os alunos das turmas A, B, C e D do 7.º ano, da professora Ana Gomes, desenvolveram no 1.º período o Projeto "Ilustra um Direito Humano". Os alunos começaram por ver vários vídeos sobre os Direitos Humanos. De seguida, realizaram pesquisas. Posteriomente, os alunos foram desafiados a Ilustrar um Direito Humano à sua escolha. Foram distribuídas folhas brancas e os alunos, durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, deram largas à sua imaginação e criatividade. O resultado foi uma exposição conjunta com os trabalhos das turmas da professora Marlene Figueredo e do professor Gonçalo Cardoso que também trabalharam o mesmo tema. Clique na imagem para ver o vídeo.
Turma 5.ºG Escola Básica Tecnopolis
Direitos Humanos
A turma do 5ºG da professora Sara Laranjo, no âmbito da temática “Direitos humanos, ” consultou o regulamento interno da escola verificando não apenas os direitos dos alunos, mas essencialmente os seus DEVERES. Foram analisados os 25 deveres gerais, constantes no Regulamento Interno, selecionados e adaptados para a realização do mural. Todas as letras foram recortadas em papel autocolante e formadas as frases. Posteriormente, foi escolhido o local com grande visibilidade para montagem das frases tendo o painel sido inaugurado no dia 2 de junho, data próxima do Dia da Criança.
Alunos PLNM Centro Escolar da Luz
Interculturalidade
Na semana de 1 a 4 de abril, o Centro Escolar da Luz celebrou a Semana da Interculturalidade. Organizou-se a recolha de receitas para a criação de um livro intercultural, que reuniu pratos típicos de vários países, escritos na língua materna de cada cultura, acompanhados da respetiva tradução para português. Para finalizar esta iniciativa, realizou-se um lanche convívio aberto a toda a comunidade educativa, onde os participantes puderam degustar diferentes iguarias. Agradecemos a todas as famílias que contribuíram e marcaram presença neste momento especial.
DesenvolvimentoSustentável
5.ºF Escola Básica Tecnopolis Projeto Combater o Desperdício Alimentar
A turma do 5.ºF, da professora Sara Laranjo, desenvolveu, nas aulas de Cidadania, o projeto ”Combater o desperdício alimentar”. Este projeto teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre um problema que afeta todos nós. Os alunos realizaram inquéritos em diferentes locais, como no refeitório da escola e bar, cafés e até nas suas casas. Foi uma ótima maneira de entender melhor os hábitos das pessoas. Criaram cartazes, elaboraram slogans, criaram um rap e uma mensagem para ser transmitida na rádio e plataformas digitais do Agrupamento para sensibilizar mais pessoas sobre a importância de reduzir o desperdício alimentar.
Turma 22 Centro Escolar da Luz
DesenvolvimentoSustentável
A turma 22, da professora Cátia Coelho, aceitou o desafio proposto pela EDP "Dá Voz à Terra" e criou uma peça criativa, cujo principal objetivo era promover a reflexão sobre a sustentabilidade. Clique na imagem para ver o vídeo.
Centro Escolar da LuzDia do Desporto
Saúde
No Centro Escolar da Luz, comemorou-se com grande entusiasmo o Dia do Desporto, proporcionando momentos de diversão e aprendizagem.
Turma 5.ºFEscola Básica Tecnopolis
Educação Ambiental
A turma 5.ºF, no âmbito da comemoração do Dia do Animal (4 de outubro), desenvolveu o projeto “Poluição = Animais em vias de extinção”. O ponto de partida foi o debate da temática em sala de aula e a posterior pesquisa de animais em vias de extinção a nível mundial e motivos da sua extinção. Foi elaborado o desenho do animal no seu habitat, bem como a redação de um pequeno texto descritivo. Os desenhos foram expostos no átrio escolar. Clique na imagem para visualizar as ilustrações.
Centro Escolar da LuzDia da Árvore
Educação Ambiental
No dia 20 de março, todas as turmas do Centro Escolar da Luz, em comemoração do Dia Mundial da Árvore, plantaram árvores no recreio da escola. Esta atividade é sempre especial e foi com muita alegria que este ano enriquecemos a biodiversidade da nossa escola. Atividade em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e a Junta de Freguesia da Luz. Clique numa das imagens para ver.
Turma 8.ºJ Escola Secundária Júlio Dantas
Educação Ambiental
No presente ano letivo, a turma do 8.º J tem vindo a desenvolver um projeto inovador e ambientalmente consciente relacionado com a vermicompostagem, destinado a promover práticas sustentáveis e educação ecológica, nas turmas do 4.º ano do agrupamento escolar. Este projeto, para além de fomentar a cooperação entre diferentes ciclos de ensino, teve como principais objetivos a valorização dos resíduos orgânicos, a redução do desperdício alimentar e a formação de hábitos ecológicos desde os primeiros anos de escolaridade. A construção e implementação de vermicompostores em contexto escolar revelou-se uma experiência extremamente rica do ponto de vista educacional e ambiental. Para além de promover aprendizagens significativas sobre sustentabilidade e ecologia, o projeto incentivou o trabalho colaborativo, o espírito de entreajuda e o envolvimento da comunidade escolar. Clique na imagem para ler a notícia completa e ver mais imagens.
Instituições e Participação Democrática
Escola Básica Tecnopolis Escola Secundária Júlio Dantas Assembleias de Delegados
Tal como tem vindo a ser hábito, realizaram-se este ano letivo as Assembleias de Delegados do 2.º e 3.º ciclo, bem como do Secundário. As turmas realizaram previamente assembleias de turma onde se discutiram os assuntos que foram depois apresentados pelos respetivos delegados. Para além de propostas de melhoria, os delegados também foram chamados a referir os aspetos positivos que mais agradam aos alunos nas escolas. Estas sessões são muito importantes pois é fundamental que os alunos desenvolvam o espírito crítico, a capacidade de argumentar, de fazer propostas e que se interessem por fazer da sua escola um local onde se sintam felizes, acolhidos e gostem de estudar. As sessões foram organizada pelas Coordenadoras dos diretores de turma dos vários ciclos de ensino com o apoio do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à família). Clique na imagem para ampliar.
Instituições e Participação Democrática
Turmas 8.º D, G, H e I Escola Básica Tecnopolis Projeto Democracia em Ação
Os alunos das turmas D, G, H e I do 8.ºano, da professora Ana Lopes, realizaram o projeto “A Democracia em Ação: Simulação de Participação Democrática”. A atividade promoveu o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, incentivou o pensamento crítico e criativo e reforçou o espírito democrático. Os estudantes trabalharam de forma prática e colaborativa. Organizados em grupos, que assumiram o papel de partidos políticos fictícios, os alunos criaram nomes, slogans, funções específicas e propostas eleitorais. Entre os temas obrigatórios estavam Saúde, Educação e Habitação, permitindo um olhar atento sobre questões atuais e relevantes para o país. A experiência incluiu uma campanha eleitoral com direito a cartazes de propaganda e debates entre os “secretários-gerais” dos partidos, num verdadeiro exercício de argumentação e exposição de ideias. No final, foi realizada uma votação secreta para eleger o partido vencedor. A atividade terminou com uma reflexão conjunta, onde ficou clara a perceção dos alunos de que a democracia, apesar dos seus desafios, é o sistema que melhor garante a participação de todos, o respeito pelas opiniões diversas e a construção de um futuro mais justo.
Grupo 24 Educação Pré-Escolar Escola EB1/JI de Santa Maria Projeto: “Os Sonhadores da Cidade”
Instituições e Participação Democrática
O Grupo 24, da educadora Maria Belchior Mestre, dedicou-se ao Projeto: “Os Sonhadores da Cidade” – Aldeia da Senhora do Forte desenvolvido em parceria com o Museu de Lagos. Este projeto iniciou-se com uma visita ao Museu, com a atividade: “Meu Primeiro Museu”, um passeio pela cidade com um olhar crítico. Incluiu uma audiência com o Presidente da Câmara, na qual as crianças expuseram as suas ideias de intervenção no espaço público. Posteriormente, com as suas famílias apresentaram uma ideia de melhoramento para a sua rua e, na “Sessão de construção do Mapa dos Sonhadores da Cidade”, prepararam as molduras e localizaram a sua rua no mapa da cidade. Por fim, a 21/06/2025 realizou-se a apresentação pública da exposição “Mapa dos Sonhadores da Cidade” e edição do livro “Na Minha Rua Mora O Mundo Inteiro”, na festa do 32.º aniversário da Aldeia da Senhora do Forte. Clique na imagem para a apresentação completa.
Media
Turmas 8.º ano Escola Básica Tecnopolis
Os alunos do 8.ºano, das turmas da professora Marlene Figueiredo, fizeram diversas ilustrações sobre os inconvenientes das redes sociais, com o intuito de promover a reflexão sobre o assunto, assim como, decidir de forma consciente quais os dados a colocar online, pelo perigo que pode representar o seu conhecimento público. Clique na imagem para explorar o padlet.
Turma 10.º LEscola Secundária Júlio Dantas Bootcamp - Conselheiros da Cidadania - Projeto My Polis
Vários
A turma participou no Bootcamp - Conselheiros da Cidadania, no âmbito do Projeto My Polis, a 12 de dezembro de 2024 e 21 de março de 2025, nas instalações do Espaço Jovem, em Lagos. O programa “Conselheiros da Cidadania” acompanhou, ao longo de um dia, o processo eleitoral, desde a candidatura dos grupos concorrentes à eleição efetiva. No final, foram eleitos os/as Conselheiros/as da Cidadania, ou seja, um grupo de jovens que irá auscultar e representar a juventude Lacobrigense junto da autarquia para apresentar as recomendações cívicas. Das propostas elaboradas pelos alunos participantes, três foram selecionadas por uma equipa da CML, das quais uma foi elaborada pelos alunos da turma 10.ºL do AEJD (Youthlândia - Feira profissional/Experiência profissional por um dia). Clique na imagem para aumentar.
Turma 10.ºG Escola Secundária Júlio Dantas
Mundo do Trabalho
A turma trabalhou com a artista residente, Albina Petrolati, no âmbito do Plano Nacional das Artes e da Arte Social, tendo realizado um mural, alusivo às atividades económicas tradicionais de Lagos - pesca, indústria conserveira e agricultura (produção de amêndoa, figo e alfarroba)- no Bairro dos Moinhos. Esta atividade permitiu estabelecer uma proximidade com os habitantes do bairro, que mostraram grande recetividade e satisfação, com o embelezamento e preservação da memória. Promoveu o desenvolvimento de uma consciência social, de colaboração e cooperação, bem como do conhecimento da história local e da importância da preservação da memória. No dia 9 de junho, foi inaugurado o mural, tendo estado presentes todos os envolvidos na sua criação: alunos, a artista residente, o coordenador do Plano Nacional das Artes, professores da turma, representantes da organização Questão Repetida, membros da autarquia e moradores do bairro. A professora da disciplina de Desenho A, Joana Brito, teve um papel fundamental na motivação e mobilização dos alunos para a concretização do projeto.
Turma 3.º 20Centro Escolar da Luz
Vários
No dia 17 de junho, a turma do 3.º 20, da professora Cátia Mateus, do Centro Escolar da Luz participou na Assembleia de Transformadores Sociais realizada na escola EB1 do Bairro Operário com a participação de outra turma, professoras e alguns representantes autárquicos, incluindo a Vereadora Sara Coelho. Nesta assembleia, a turma apresentou a sua proposta transformadora para resolver os problemas encontrados, durante as várias atividades do Projeto MyPolis, na escola. A proposta foi criar um espaço lúdico no recreio, com uma estrutura de madeira que incluísse uma cozinha de lama e jogos diversos de modo a ampliar as possibilidades de brincadeira. Esta iniciativa visa enriquecer o tempo livre das crianças, promover a socialização e garantir que todas tenham oportunidades de brincar de forma criativa e partilhada. Clique na imagem para continuar a ler.
12.ºF com a colaboração de várias turmasEscola Secundária Júlio Dantas 1000 tsurus de origami - Educação para a Paz
Vários
A partir do desafio lançado pela Hyogo Prefectural Maiko High School (Japão) para a Rede de Escolas da UNESCO, o 12.º F, da professora Maria Glória Paula, aderiu a este projeto que consiste em dobrar 1000 tsurus de origami. Na cultura tradicional japonesa, o tsuru é uma ave auspiciosa e reverenciada por se acreditar que pode viver por mil anos. O costume de dobrar mil tsurus de origami teve origem no período Edo (1603-1868). Inicialmente, associava-se a desejos de vida longa e, com o tempo, a tradição evoluiu para os desejos de cura, felicidade e boa sorte. Desde 1945, a partir da história da menina Sadako Sasaki, vítima da terrível radiação atómica de Hiroshima, que o ritual dos 1000 tsurus passou a ficar associado à Esperança (de cura). Enquanto dobrava as aves míticas em papel, a menina Sadako disse: “eu escreverei PAZ nas tuas asas e voarás pelo mundo inteiro”. Foi com a intenção e esperança de paz para a Humanidade que os nossos alunos dobraram mais de 1000 tsurus. O 12.º F lançou o desafio a outras turmas e, aos poucos, este tornou-se um projeto inter-turmas, interdisciplinar e transversal à Escola. Clique aqui para continuar a ler. Clique na imagem à esquerda e veja o vídeo.
Turmas de 9.º anoEscola Secundária Júlio Dantas
Vários
Os trabalhos realizados pelos alunos da professora Teresa Esteves, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tiveram como objetivo promover uma formação integral, que os preparasse para atuar de forma responsável e consciente na sociedade. Por meio de projetos e atividades práticas, os estudantes abordaram temas como interculturalidade, saúde, literacia financeira, educação para o consumo e voluntariado, desenvolvendo competências essenciais para a cidadania ativa. Essas experiências visam sensibilizar os alunos para a importância do respeito às diferenças culturais, da promoção da saúde e bem-estar, da gestão responsável dos recursos financeiros, do consumo consciente e da participação em ações voluntárias, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.