Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Que me quereis, perpétuas saudades?
Maria 16475
Created on March 29, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
Que me quereis, perpétuas saudades?
Por Maria.F e Martim.D
Que me quereis perpétuas saudades?
Que me quereis, perpétuas saudades? Com que esperança inda me enganais? Que o tempo que se vai não torna mais, E se torna, não tornam as idades. Razão é já, ó anos, que vos vades, Porque estes tão ligeiros que passais, Nem todos pera um gosto são iguais, Nem sempre são conformes as vontades. Aquilo a que já quis é tão mudado, Que quase é outra cousa, porque os dias Têm o primeiro gosto já danado. Esperanças de novas alegrias Não mas deixa a Fortuna e o Tempo errado, Que do contentamento são espias.
Análise do poema
1º Quadra 1º Terceto
Que me quereis, perpétuas saudades?Com que esperança inda me enganais? Que o tempo que se vai não torna mais, E se torna, não tornam as idades.
Aquilo a que já quis é tão mudado,Que quase é outra cousa, porque os dias Têm o primeiro gosto já danado.
2º Quadra 2º Terceto
Razão é já, ó anos, que vos vades,Porque estes tão ligeiros que passais, Nem todos pera um gosto são iguais, Nem sempre são conformes as vontades
Esperanças de novas alegrias Não mas deixa a Fortuna e o Tempo errado,Que do contentamento são espias.
Excerto:
E agora deitava -se tarde. Quando os convidados saiam e a casa adormecia, ficava sozinho no átrio, sentado à mesa redonda onde se empilhavam as revistas do mês e os jornais da semana. Folheava o Times, via as cotações da Bolsa de Londres, programava e meditava os seus próprios empreendimentos. pensava na mulher, nos filhos, que tinham crescido, e que, ao crescer, se tinham ido definindo, enquanto ele, procurava atentamente neles parecenças- ecos de memórias, sombras de rostos amados e perdidos.