Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dança Merengue

Rodrigo Costa da Silva | Alunos AECA 232

Created on March 24, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Dança Merengue

Rodrigo Silva, nº1511ºPEAC Escola Secundária Carlos Amarante

O que é a dança do merengue?

O merengue é um tipo de música e dança na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão.Ela é bastante popular em vários países latinos tais como: Porto Rico, Cuba, Panamá, México, Honduras, Guatemala, Equador, São Tomé e Príncipe, Venezuela e é a dança nacional dominicana,sendo bastante atrativa pelos turistas e pela população em festas regionais.

Qual é a origem da dança do merengue?

O merengue surgiu no século XIX na República Dominicana, possivelmente com influências africanas e europeias. Existem várias teorias sobre a sua origem, incluindo a história de que teria sido criado por escravizados africanos ou inspirado em um herói de guerra dominicano que ficou manco após ser ferido, influenciando o estilo de dança. Em Portugal, o merengue é praticado em escolas de dança, festas e eventos latinos, especialmente entre amantes de danças sociais como "salsa" e "bachata". Graças à influência da cultura latina, tornou-se popular em discotecas e festivais de dança.

Alguns vídeos sobre o merengue:

Conclusão e reflexão breve do trabalho:

Quanto ao impacto cultural, o merengue não é apenas uma dança e um estilo musical, mas também um importante símbolo da identidade cultural da República Dominicana e da América Latina. O seu impacto cultural ultrapassa fronteiras, o que diferencia diversas formas de arte, entretenimento e socialização ao redor do mundo.

Com este trabalho, pude concluir o que é a dança do merengue e compreender melhor acerca de várias danças da América Latina, como também a sua diversidade de danças, os seus padrões, o ritmo, e as suas culturas espalhadas distintas pela dança.