Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Restauro de Viollet-le-Duc

Livia Rodriguez Santos

Created on March 20, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Restauro de Viollet-le-Duc

Século XIX

Início

Intervenções da catedral em época Moderna

A Catedral de Notre-Dame de Paris tem sido alvo de diversas intervenções e restauros ao longo dos séculos, especialmente em períodos modernos e contemporâneos. Entre as mais significativas destaca-se a restauração conduzida por Eugène Viollet-le-Duc no século XIX e os esforços de reconstrução após o incêndio de 2019.

Em 1844, após anos de negligência e danos sofridos durante a Revolução Francesa, foi decidido restaurar Notre-Dame. O projeto foi atribuído aos arquitetos Jean-Baptiste Lassus e Eugène Viollet-le-Duc, este último com apenas trinta anos na época. A restauração durou cerca de vinte e cinco anos e envolveu várias intervenções significativas.

1. Fachada Ocidental

Muitas estátuas dos portais haviam sido danificadas ou destruídas. Os arquitetos propuseram a reconstrução dessas esculturas, inspirando-se em obras de catedrais contemporâneas, como Amiens, Chartres e Reims.

2. Interior da Catedral

Foram reconstruídas duas das baias para a altura medieval original de quatro andares. Além disso, estruturas e decorações neoclássicas adicionadas ao coro durante o reinado de Luís XIV foram removidas para restaurar o design gótico original.

3. Flecha (Spire)

A antiga flecha, removida em 1786 devido à instabilidade, foi reconstruída. Viollet-le-Duc projetou uma nova flecha, mais alta e robusta, adornada com estátuas dos apóstolos. Curiosamente, a estátua de São Tomás, padroeiro dos arquitetos, apresenta semelhanças faciais com o próprio Viollet-le-Duc.

4. Tesouro e Sacristia:

Uma nova sacristia foi construída no lado sul da catedral, substituindo a residência do arcebispo destruída em 1831. Além disso, foi projetado um novo tesouro em estilo gótico para servir como museu da catedral. Após a morte de Lassus em 1857, Viollet-le-Duc continuou a supervisão do projeto até à sua conclusão em 1864.

5. Gárgulas

Durante a restauração do século XIX liderada por Viollet-le-Duc, muitas das gárgulas originais foram substituídas por novas esculturas, cuidadosamente elaboradas para refletir os designs originais e manter a integridade histórica da catedral.

Jean-Baptiste Lassus

foi um arquiteto francês que se tornou especialista em restauração ou recriação da arquitetura medievalEle era um forte defensor do estilo da arquitetura gótica primitiva, a qual ele considerava uma verdadeira tradição francesa e cristã, e se opunha aos estilos clássicos greco-romanos.

Eugène Emannuel Viollet-le-Duc

Foi um arquitecto francês ligado à arquitectura revivalista do século XIX e um dos primeiros teóricos da preservação do património histórico. Seu estilo de restauro removia elementos os adionados posteriomente, buscando trazer uma "pureza original" às obras.