Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Lâmpadas LED

Matilde Branquinho

Created on March 15, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Genial Calendar 2026

School Calendar 2026

January Higher Education Academic Calendar

School Year Calendar January

Academic Calendar January

Choice Board Flipcards

Comic Flipcards

Transcript

Matilde Branquinho nº 20 | Íris Bicho nº 22

Tipos de LED

Evolução histórica

Tipos de LED, corrente elétrica e potência

Tipos de corrente elétrica

Lorem ipsum dolor sit

Valores de potência

Lâmpadas LED

Light Emitting Diodes (LED), é um componente eletrónico utilizado para transformar energia elétrica em energia luminosa.

Cor vermelha

Vantagens

Material utilizado

Lorem ipsum dolor sit

Vantagens e desvantagens das LED

Cor amarela

Cor Verde

Desvantagens

Cor Azul

Cor verde

São usados materiais como: fosfato de gálio.

Material utilizado

A combinação de materiais determina o tipo de LED. As LEDs comuns costumam estar revestidas de plástico ou resina opaca para gerar uma distribuição difusa de luz. As LED com alta intensidade de brilho têm encapsulamento transparente e estrutura que direcionam a luz para a frente. As cores das LEDs dependem também dos materiais semicondutores usados.

Cor amarela

São usados materiais como: fosfato de alumínio e gálio.

A luz é espalhada pela cápsula de plástico. Existem pontos onde a luz é mais forte e outros onde é mais fraca.

LED difuso comum

Pode ser difuso ou transparente e possui duas cores para formar uma terceira cor.

LED bicolor

A sua potência luminosa é alta e a luz é concentrada. A cápsula é de plástico transparente, o que aumenta a sua luminosidade.

LED de alto brilho

É usado nas fitas de LEDs. Pode ser difuso, transparente ou tricolor.

LED SMD

Chamado também de RGB, possui três cores, que são o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). Pode ser difuso ou transparente e o uso das cores pode ser individual ou em conjunto.

LED tricolor

Tipos de corrente elétrica usadas pelas LED

As LEDs são diodos, ou seja, conduzem a corrente somente num sentido. Poderíamos alimentá-los com corrente alternada se não fosse um pequeno problema. As LED não suportam uma tensão inversa maior do que 5 V. Se forem polarizados inversamente com tensão alta as lâmpadas queimam. Por isso, ou usamos um diodo em série, ou um diodo invertido em paralelo, conforme mostra a figura.

Cor verde

São usados materiais como: nitreto de gálio.

Evolução histórica

- A electroluminescência foi observada pela primeira vez pelo Capitão Henry Joseph Round (1881-1966), enquanto trabalhava com cristais de carboneto de silício em 1907. Vinte anos depois, tornou-se conhecida a criação das primeiras LED por Oleg Losev. -Em 1962 o cientista Nick Holonyak desenvolveu a primeira lâmpada LED que irradiava no espectro visível com luz vermelha. - Na década seguinte, assistiu-se à invenção das LED amarelas e a um aumento de dez vezes no brilho das LED vermelhas. - Já em 1976, desenvolveram-se as primeiras LEDs feitas para telecomunicações de fibra óptica.

- As primeiras LEDs foram utilizadas como luzes indicadoras de funcionamento, tais como as LEDs de standby em aparelhos de televisão, ou nos ecrãs de sete segmentos que também são muito comuns. - Em 1994, a primeira LED azul de alto brilho foi introduzida por Shuji Nakamura.

Cor vermelha

São usados materiais como: arsenieto de gálio e alumínio.

Baixo consumo de energia

Tempo de vida

São muito eficientes e podem representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes cuja produção, na Europa, está proibida desde setembro de 2012.

Uma boa lâmpada LED pode durar de 35 mil a 50 mil horas, ou oito a dez anos.

Robustez

As LED, baseadas em semicondutores, são resistentes ao choque.

Cor

Benefícios ambientais

As LED oferecem várias colorações, o que permite inúmeras possibilidades de iluminação, sobretudo em espaços de festa.

Geram menos calor e não emitem radiação ultravioleta (UV) nem infravermelha (IR), o que contribui para o bem-estar humano.

Valores de potência usados pelas LED

A tabela de potência das lâmpadas de LED para uso residencial varia conforme o tipo de lâmpada e a sua aplicação, mas, geralmente, é possível encontrar lâmpadas de 6W a 15W que substituem lâmpadas incandescentes de 40W a 100W.

Qualidade da luz

Efeitos sobre a retina

Estudos mostraram que as lâmpadas LED podem ter um efeito tóxico para os olhos a curto prazo em caso de “exposição violenta”. A exposição a longo prazo aumenta o risco de Degeneração Macular (doença grave, que provoca uma perda gradual da visão, provocada pela deterioração da porção central da retina).

Em termos de conforto para a visão, ainda é difícil as LED competirem com as lâmpadas incandescentes. Acima dos cinco mil graus Kelvin, no branco frio ou Cold White, a luz das LED começa a ser muito desconfortável.