Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
igualdade de genêro
Maria
Created on March 12, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Women's Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
igualdade de genêro
maria nº16 8ºc
Existem cores de menino e de menina?
Existem cores que são associadas ao gênero, por exemplo, o azul é considerado uma cor de menino, e o rosa é visto como a cor de menina. Mas é a sociedade que cria esse costume de que meninos devem gostar de azul e meninas de rosa, mas isso é apenas um estereótipo, já que qualquer cor pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente de seu gênero.
Há profissões de menino e de menina?
Antigamente, muitas profissões eram vistas como de meninos e outras como de meninas. Profissões como médico, engenheiro e mecânico eram associadas a profissões de meninos e profissões como professora, enfermeira e secretária eram vistas como as mais adequadas para as meninas. Hoje em dia, a sociedade está a quebrar esses estereótipos e vemos cada vez mais mulheres em profissões que eram consideradas de homens e vice versa.
Os esportes têm genêro?
Esportes como futebol, basquete e vôlei são geralmente associados a meninos e esportes como dança, ginástica e patinação artística são associados as meninas. Porém, as meninas são cada vez mais vistas e aceitadas nos desportes considerados masculinos e os meninos também por esportes que antes eram considerados de meninas. O importante é que os esportes devem ser para todos, independentemente do gênero.
Existem brinquedos/brincadeiras de menino e de menina?
Meninas são quase sempre incentivadas a brincar com bonecas, casinhas e produtos de beleza, enquanto os meninos enfluênciados a terem brinquedos como carros, super-heróis e jogos de construção. Essas incentivações são o reflexo de um mundo que dita o que é apropriado para cada gênero. Mas, cada vez mais os pais estão a perceber que não devem "obrigar" as crianças a escolher bincar com o que, para a sociedade, é o mais adequado para o seu genêro. Muitos brinquedos agora são projetados para serem unissex, permitindo que todas as crianças brinquem .
Outros exemplos:
Também há um forte estereótipo de gênero no modo de se vestir ou no comportamento esperado. Os meninos são incentivados a serem mais duros e a não demonstrarem emoções ,enquanto as meninas são ensinadas a serem mais cuidadosas, sensíveis e prestativas. Essas incentivações não permitem que as pessoas mostrem a sua real personalidade e podem prejudicar o desenvolvimento emocional e social das crianças.
Conclusão
Mesmo os estereótipos de gênero ainda sejam muito presentes na sociedade, é importante acabar com eles, para que as pessoas possam expressar-se e escolher o que realmente gostam, sem se preocupar com o que a sociedade impõe. Afinal, não existem coisas de meninos ou de meninas e todos têm o direito de ser quem realmente são.