Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Chuvas Ácidas
Tiago Carneiro da Silva
Created on March 11, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
January School Calendar
View
Genial Calendar 2026
View
School Calendar 2026
View
January Higher Education Academic Calendar
View
School Year Calendar January
View
Academic Calendar January
View
Comic Flipcards
Transcript
Chuvas Ácidas
Data: 3 de agosto, 2006 Notícia: Chuva ácida cai em mais de metade das cidades chinesas Este é o pior problema de poluição atmosférica que afecta o gigante asiático, onde 357 das 696 cidades monitorizadas o fenómeno tem indícios de chuva ácida (51,3%). A agência ambiental chinesa reconheceu também que a China é o principal emissor mundial de dióxido de enxofre, sendo as chuvas ácidas uma consequênci da poluição atmosférica causada pelas emissões do gás.
Região Este da China
Catástrofes Mistas Pelo Mundo
Incêndios Florestais
Data: 16 de setembro, 2024 Notícia: Os maiores incêndios atingiram a região de Aveiro e foram especialmente destrutivos em vilarejos próximos ao município de Albergaria-a-Velha. O comandante nacional de proteção civil, André Fernandes, atualizou o balanço de mortos. "Lamentamos a morte de três bombeiros, duas mulheres e um homem, presos nas chamas enquanto lutavam contra um incêndio perto de Nelas, na região de Viseu, no norte.
Aveiro, Portugal
Smog
Data: 19 de novembro, 2024 Notícia: Um espesso manto de smog tóxico continua a envolver a região norte da Índia; na segunda-feira, as leituras da qualidade do ar na capital, atingiram os valores mais elevados deste ano. As medidas rigorosas para atenuar o impacto da elevada poluição afectaram a produção de mais de 3,4 milhões de empresas nos estados vizinhos de Punjab, Haryana e Deli, segundo noticiaram os meios de comunicação social locais.
Nova Deli, Índia
Desertificação
Chinguetti, Mauritânia
Data: 22 de fevereiro, 2025 Notícia: À medida que o clima mundial se torna mais quente e seco, as tempestades de areia estão a depositar cada vez mais dunas nas ruas de Chinguetti (cidade na Mauritânia) e nas casas das pessoas, submergindo algumas completamente. Os projetos de plantação de árvores estão a tentar manter as areias invasoras à distância, mas até agora não aliviaram as preocupações profundamente enraizadas sobre o futuro.
Degradação do Solo
Data: 4 de dezembro, 2024 Notícia: A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) indica que 75% dos solos na América Latina e no Caribe apresentam problemas de degradação. Essa degradação resulta em perdas que podem chegar a USD 60 bilhões por ano.
América Latina e Caribe
Aumento de Efeito de Estufa (Degelo)
Data: 25 de março, 2025 Notícia: As geleiras dos Andes estão diminuindo 70 centímetros por ano, 35% mais rápido do que a média global. Estudo apresentado por pesquisadores das universidades britânicas de Sheffield e Newcastle aponta que o derretimento acelerado das geleiras andinas ameaça o abastecimento de água para cerca de 90 milhões de pessoas na América do Sul. As geleiras da Cordilheira dos Andes se estendem pela Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, e fornecem água usada para consumo doméstico, energia hidrelétrica, indústria, irrigação de plantações e apoio à pecuária. O relatório alerta que “o encolhimento das geleiras representa uma ameaça muito real à segurança hídrica e alimentar de milhões de pessoas que dependem delas”.
Cordilheira dos Alpes
Aumento do efeito de estufa (Aquecimento das Águas)
Oceano Pacífico
Data: 6 de agosto, 2024 Notícia: Os cientistas descrevem a descoberta como "encontrar um novo 'interruptor' no clima da Terra". O fenômeno foi batizado de "Onda Número 4 do Padrão Circumpolar do Hemisfério Sul", ou SST-W4. De acordo com a equipe internacional de pesquisadores que fez a descoberta, esse padrão será vital para entender as mudanças climáticas nos próximos anos e prever melhor o clima, principalmente no hemisfério sul.
Poluição de Aquíferos
Data: 16 de junho, 2024 Notícia: Um derrame de petróleo no sul de Singapura espalhou-se por outras áreas da ilha e está a ameaçar uma reserva marinha. Parte da praia no parque público e na reserva natural foi encerrada para facilitar os esforços de limpeza, adiantaram as autoridades. A praia de Sentosa vai estar aberta ao público, mas com restrições, não sendo permitidas actividades no mar.