Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Fada Oriana - Capítulo " A árvore e os animais"
Duarte Fernandes
Created on March 11, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
Trabalho elaborado por: Duarte Fernandes e Dinis Dias
Apresentação do capítulo:"A árvore e os animais"
Índice
webgrafia
Quizz
LEITURA
VÍDEO
Resumo do capítulo
Leitura de 20 linhas do capítulo
Quando lá chegou nascia o dia. A madrugada estava branca de névoa. Era a hora em que os pássaros acordam e começam a cantar. Mas os pássaros tinham fugido para os montes e ninguém cantava. - Que silêncio! Que silêncio! – murmurava Oriana. – Vê-se bem que os meus amigos pássaros fugiram. Ai como eu estou sozinha! Ai como eu estou cansada! Não sei para onde hei-de ir e não posso dar mais um passo. E dizendo isto Oriana encostou a cabeça ao tronco de uma árvore e começou a chorar. Era um tronco forte, áspero, negro. E Oriana rodeou-o com os seus braços e colou a cara à casca rugosa. Então a árvore baixou-se e, com os seus ramos, pegou nela ao colo. Cobriu-a com a sua folhagem e pôs duas folhas sobre os seus olhos. E Oriana adormeceu. Era manhã alta quando acordou. Mil raios de Sol atravessavam a floresta. Oriana viu o céu azul através das folhas verdes. Espreguiçou-se, respirando fundo os perfumes da terra. Sentiu-se cheia de alegria por tudo ser tão bonito. E disse: - Que linda manhã!
Pág. 65
Leitura de 20 linhas do capítulo
Mas de repente lembrou-se do dia da véspera. Lembrou-se do lenhador, do moleiro e do Poeta. Pensou: «Tenho de encontrar um remédio. Com certeza que há um remédio. Tem que haver um remédio. Mas o que é que hei-de fazer?» E, pondo o cotovelo no joelho e o queixo na mão, Oriana pôs-se a pensar. Até que exclamou: - Vou procurar o filho do moleiro. Os animais que foram para os montes devem saber onde ele está. Vou pedir que me digam como é que o hei-de encontrar. E vou-lhes pedir também que venham comigo à cidade ajudar-me a soltar o lenhador. E talvez que a raposa, que é tão inteligente, consiga convencer o Poeta de que eu sou uma fada. E, radiante com a sua ideia, Oriana faz um passo de dança. Depois voltou-se para a árvore e disse: - Obrigada, árvore. Apesar de eu já não ter asas, tu viste que eu era uma fada. Quando eu cheguei ao pé de ti vinha triste e cansada, mas tu deste-me a tua paz e cobriste-me com as tuas folhas. E agora eu vou procurar o filho do moleiro. Ontem eu chorava e julgava que não podia salvar os meus amigos e que não havia remédio para a minha tristeza.
Pág. 66
Resumo do capítulo
Resumo do capítulo
Já não havia animais na floresta. A árvore como reconheceu a fada Oriana pegou nela ao colo e cobriu-a com a sua folhagem e meteu nos seus olhos duas folhas. Estava sol na floresta. Oriana foi à procura do filho do moleiro e encontrou os animais e perguntou-lhes se sabiam da criança. E o fiho do moleiro estava com os animais. Oriana disse para lhe darem a criança mas eles disseram que ela já não tinha asas e por isso eles disseram para ela arranjar uma testemunha para provar que era uma fada. Ela pensou e foi ao rio chamar o peixe que seria a sua testemunha. O peixe chegou e a Oriana pediu-lhe para ele ser testemunha e ele aceitou. Depois de algum tempo às 12:00 estavam lá os animais mas ela chamou pelo peixe e ele não apareceu. Chamou mais uma vez e ele não apareceu mas ela disse que o peixe tinha sido pescado ou teria-se perdido e os animais foram-se embora com a criança e ela ficou a chorar à beira do rio a dizer que o peixe era um cobarde.
Resumo do capítulo
Depois ouviu um barulho e tentou perceber o que era. Era a Rainha das Fadas Más. Ela oferecia-lhe umas asas mas só se a Oriana lhe fizesse uma promessa. A Oriana tinha de sujar a água, pôr teias nas flores, fazer secar as sementes que estão na terra a germinar, roubar a voz dos rouxinóis, azedar o vinho, roubar o dinheiro dos pobres, empurrar as crianças, apagar o lume dos velhos, roubar o perfume das rosas, atormentar os animais e desencantar o mundo. Depois a fada Oriana disse à Rainha das Fadas Más que ela só fazia asneiras e por isso não aceitou a proposta dela e preferia ficar sem as asas.
QUIZZ
Vamos ver se estiveste atento!!!
Errado
Certo
QUIZZ
Como chegou a Oriana à floresta?
Triste, sozinha e a chorar.
Chegou feliz e com amigos.
QUIZZ
Quem acarinhou Oriana e de que forma?
A árvore. Baixou-se e com os seus ramos, pegou nela ao colo e cobriu-a com a sua folhagem e meteu duas folhas nos seus olhos.
A árvore. A folhagem abanou com o vento e duas folhas cobriram os olhos da Oriana.
QUIZZ
Como era a árvore?
As folhas eram lindas e amarelas.
O tronco era forte áspero e negro.
QUIZZ
Identifica uma personificação.
Um exemplo de uma personificação é "- Peixe, peixe, peixe, meu amigo!
Um exemplo de uma personificação é "-Quando passa o vento imagino que sou um mastro."
QUIZZ
Identifica exemplos de diálogo, descrição e narração.
De diálogo"Sou a fada Oriana", de descrição "Era um tronco forte,áspero, negro" e de narração"Oriana voltou-se e viu ao seu lado uma fada muito bonita ,que a olhava sorrindo".
De diálogo "E Oriana pôs-se a caminho da cidade", de descrição "Então ouviu a trás de si um barulho" e de narração "Oriana pôs-se à espera dos animais".
QUIZZ
Como estava Oriana depois de acordar e agradecer à árvore?
Sentia-se triste e cansada.
Sentia paz e estava contente.
QUIZZ
Quem foi a testemunha que Oriana escolheu? Ela foi bem sucessida?
Escolheu o peixe mas depois da Oriana lhe pedir para ser testemunha ele não apareceu e os animais foram embora e não devolveram o filho do moleiro. A Oriana chamou cobarde ao peixe
Escolheu o peixe e ele disse aos animais que ela era uma fada.
QUIZZ
O que ofereceu a Rainha das Fadas Más à Oriana e o que lhe pediu em troca?
Ofereceu-lhe a varinha de condão e pediu em troca que ela tratasse bem a floresta.
Ofereceu-lhe umas asas e em troca pediu que ela fizesse mal às pessoas, aos animais e à floresta.
QUIZZ
Qual foi a decisão da Oriana?
Aceitar a proposta da Rainha das Fadas Más e poder voar.
Não aceitar a proposta da Rainha das Fadas Más e não poder voar.
VIDEO
WEBgrafia
- https://www.youtube.com/watch?v=umPOQfAUUD8