Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Amor de perdição (memórias de uma família)

Maria Madalena Brazao de Alberto

Created on March 9, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Semicircle Mind Map

Team Retrospective

Fill in the Blanks

Museum Flipcards

Image Comparison Slider

Microcourse: Key Skills for the Professional Environment

The Meeting Microlearning

Transcript

  • Autor: Camilo Castelo Branco
  • Ano: 1861
  • Género: Narrativo (Romance)
  • Páginas: 296

Personagens principais:-Simão Botelho: Filho de um magistrado importante e muito respeitado, que ocupava o cargo de corregedor do Porto, chamado Domingos Botelho. -Teresa de Albuquerque: Bela, pura, e extremamente apaixonada por Simão, filha de Tadeu de Albuquerque, muito severo e rígido.

-Mariana: Apaixona-se secretamente por Simão e é filha de João da Cruz. -Manuel Botelho: Irmão mais velho de Simão Botelho, era considerado o filho exemplar.

Amor de perdição (memórias de uma família)

Sinopse 1:O livro começa com uma introdução onde o narrador menciona estar preso e diz que decidiu contar essa história trágica de amor, inspirada em factos reais. No entanto, o resto da Narrativa é contada de forma tradicional, na terceira pessoa. Esta história passa-se no século XIX, e começa pela descrição das duas famílias e do passado de Simão que era conhecido como impulsivo e agressivo que arranjava confusão frequentemente. As duas famílias eram rivais por serem ambas da nobreza e muito orgulhosas, os Albuquerque viam os Botelho como inferiores. E ao saberem que Teresa era apaixonada por Simão, que tinha fama de rebelde e violento, temíam pela sua imagem e estatuto social. Simão e Teresa apaixonam-se aos 18 e 15 anos, e vão trocando cartas e encontrando-se às escondidas uma vez que eram vizinhos. Tadeu de Albuquerque, pai de teresa, havia decidido que ela devia casar com o primo Baltasar Coutinho, e quando descobre o caso de Simão e Teresa, decide trancá-la num convento para separá-los, mas mesmo assim eles comunicavam-se em segredo.

Amor de perdição (memórias de uma família)

Sinopse 2:Simão, que já tinha uma personalidade impulsiva e agressiva, fica cada vez mais revoltado com as proíbições da família de Teresa. Ele tenta falar com o pai dela, mas é humilhado e expulso. Baltasar, que estava para casar com Teresa, percebendo que Simão não desistia, ameaça matá-lo, e Simão, enfurecido, mata Baltasar coutinho à porta da casa de Teresa. Como resultado, ele é preso e condenado a degredo para a Índia. Mas até a sua pena ser decidida, Simão vai morar para a casa do Pai de Mariana, João da Cruz. Mariana embora amasse Simão, ajudava-o a passar mensagens do convento(de Teresa) para ele e vice-versa. A pena de Simão foi decidida, e Teresa, ao saber que nunca mais veria Simão, morre de dor e desgosto. Mariana sabe desta notícia, e quando acompanha Simão a embarcar o navio para a índia, conta-lhe da morte de Teresa, e durante a viagem, Simão adoece, provávelmente do desgosto de ter perdido o seu amor, e consumido pela dor, morre. Mariana, por não aguentar a dor da perda de Simão, atira-se ao mar e também morre.

Amor de perdição (memórias de uma família)

Apreciação crítica:É, sem duvidas, um bom livro, apesar de ter uma linguagem da época que é mais complicada de compreender. Um bom romance, interessante, e que retrata bem as situações da nobreza da época. Escolhi este livro porque não encontrei nenhum que gostasse em loja então a minha mãe recomendou-me este e tive uma ajuda extra já que ela também já leu este livro. Um excerto: "Considero-te perdida, Teresa. O sol de amanhã pode ser que eu não o veja. Tudo, em volta de mim, tem uma cor de morte. Parece que o frio da minha sepultura me está passando o sangue e os ossos." Que demonstra bem o sofrimento de Simão ao saber do seu destino. O único aspeto que não apreciei tanto foi o desfecho da história, que podia ser mais criativo.

Amor de perdição (memórias de uma família)

Autor da obra, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, nascido a 16 de Março de 1825 em Lisboa, faleceu a 1 de junho de 1890.

Estudou direito na Universidade de Coimbra, mas nunca exerceu a profissão. Desde jovem que se dedicou à escrita, sendo também dramaturgo, romancista e poeta. Ao longo da sua vida, teve várias dificuldades financeiras e foi preso várias vezes devido às suas posições políticas, além de passagens por crises pessoais. Não recebeu grandes prémios oficiais em vida, mas foi nomeado Visconde de Lousã pelo rei D. Luís I de Portugal. Outras obras dele são "O primo Basílio"(1878) e "D.Filipa de Vilhena"(1864).Uma curiosidade sobre o autor é que, após um escândalo com a sua esposa, pois ele envolveu-se com uma outra mulher, foi preso, não só por adultério mas era uma das suas acusações, o que provavelmente o inspirou a escrever "Amor de perdição" em 1861, uma vez que a história começa com o narrador a ler o romance escrito numa carta na prisão.

Camilo Castelo Branco