Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Portfólio de Literatura

Santiago Monteiro

Created on March 4, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Portfolio de Literatura

Santiago n22 10E
Começo

1ºPERÍODO

Indice:

Apresentação sobre mim; Poemas apresentados na aula; Livros lidos durante este período; Àrvore genealógica /Atividades realizadas nas aulas; Objetivos que desejo alcançar; História da vida; Algumas coisas que gosto;

pequena introdução minha:

Olá,eu chamo-me Santiago e tenho 15 anos,vivo em Macieira de Cambra e ando na escola secundaria do Búzio.Eu amo muitas coisas,que vai de ler livros, estudar e aprender sempre algo de novo mas também ouvir música clássica,sou apaixonado por Filosofia ,Psicologia e xadrez,sou muito bom a escrever textos criativos,a refletir, tenho um bom controlo emocional e desejo no futuro ser professor de filosofia para criar mentes pensantes nos meus alunos e inspirá-los a seguir os seus sonhos e objetivos.

Poemas apresentados na aula:

Excerto de “A ceia dos Cardeais”(18/09/2024); Excerto de “Os Maias” de Eça de Queiroz(26/09/2024); Excerto de Agostinho da silva(03/10/2024); Excerto de sophia de Mello Breyner Andresen relacionado com a paz; Excerto de Fernando pessoa sobre a Felicidade; Excerto de Ode Triunfal de Fernando Pessoa relacionado com Amor; Excerto de Fernando pessoa relacionado com coragem; Excerto de Miguel Torga relacionado com o Natal;

Livros lidos neste período:

O homem em declínio de Osamu Dazai; A professora de Freida McFadden; Não me podem magoar de David Goggins; Nunca mintas de Freida McFadden; Não me podem magoar de David Goggins(Lido novamente); Sami,o rapaz que sobreviveu a Auschwitz de Walter Veltroni; Pedro Alecrim de António Mota; 48 leis do Poder de Robert Greene e Joost Elffers; Hábitos Atómicos de James Clear, Isto não acontece nos filmes de Lynn Painter; Nunca pares de David Goggins;

Árvore Genealógica:

Objetivos alcançados por mim por agora:

Sou uma pessoa muito ambiciosa cheia de objetivos,por agora,com todo este periodo concluído eu concluí alguns,que são fazer amigos novos(por mais que não pareça sou bastante introvertido),melhorei as minhas capacidades físicas e cognitivas,ganhei mais conhecimento,melhorei no xadrez,aprendi bastante entre outras várias coisas.O único objetivo que eu fiquei pior comparado com antigamente é a questão das notas acadêmicas,e agora que falo delas,um dos meus objetivos é chegar ao ápice de nível acadêmico,ou seja,ter sempre entre 90 e 100,,não só para provar a mim mesmo que sou capaz de coisas incríveis mesmo não tendo um talento inato e também provar aos outros que duvidam das minhas capacidades e só vêm-me como um rapaz estranho e tímido.

Objetivos que desejo alcançar:

TER NOTAs PRATICAMENTE PERFEITAs(ENTRE 90 E 100); Ter intelectualidade afiada e um corpo saudável e definido; Ter variados conhecimentos de diversas áreas(Política,filosofia,Psicologia,Historia,entre outros); Ser feliz e ser melhor a cada dia;

Historia da vida:

Durante a minha infância era o pior aluno da turma,pois nasci com TDAH,basicamente era muito hiperativo e tinha dificuldade em estar concentrado.Ao longo dos anos tudo ia bem com esta vida fraca e sem preocupações até chegar ao ponto de estar perto de reprovar,chorei muito e esforcei-me através de disciplina e estou aqui hoje,não tenho problema nenhum em estudar,em ler livros e isso é reforçado através de alguns feitos realizados por mim,que foram ler 40 livros nas férias, começar fazer exercício físico diário para além de passar pouco tempo na internet,sendo que nos tempos livres eu só leio.A minha história não é incrível mas mostra que só por sermos inferiores a alguém ou muito fraco comparado com os outros não significa que isso vai acontecer sempre,o nosso cérebro tem uma capacidade incrível de adaptação,e com paciência e tempo vamos melhorando,vai haver várias falhas e com elas podemos aprender,mas o mais importante é não desistir e lutar pelos sonhos.A pessoa que me vem motivando a desistir é David Goggins.

Livros que Gosto muito:

Não me podem magoar de David Goggins; Nunca pares de David Goggins; Hábitos Atómicos de James Clear; 48 leis do poder de Robert Greene; Toda a serie de “A criada”de Freida McFadden; Isto não acontece nos filmes de Lynn Painter; Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski; Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski; Assim Falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche;

Algumas músicas que gosto muito:

Fur elise de Beethoven; Moonlight sonata(Primeiro Movimento) de Beethoven; Lacrimosa de Mozart; Fantaisie Impromptu de Chopin; Heart to Heart de Mac DeMarco; Resonance de Home; Chamber of Reflection de Mac DeMarco; Young de Vacactions; QKThr de Aphex Twin; Just Give Me One More Day de Alej; I Was Only Temporary de my head is empty; Thank You(slowed+reverb) de Dido; If I Am With you de Yoshimasa Terui; This Will Destroy Me de my head is empty;

Opinião sobre o natal:

A meu ver o Natal é uma data importante para estarmos com quem gostamos,por exemplo a família,os amigos,ver filmes do sozinho em casa na televisão,as prendas,o Bacalhau e o bolo rei,as histórias que cada um tem e as coisas que as crianças e os adolescentes gostam mais,as prendas.Eu sendo um adolescente gosto de prendas mas quanto mais tempo passa sinto que não é algo incrível e já não me importo muito,a única coisa que quero é livros(nada mais e nada menos).

Reflexão sobre este período :

Durante este período aconteceram muitas coisas,boas e más obviamente,eu fiquei muito mais inteligente e comecei a treinar o meu corpo(vou correr nos dias livres),li muitos livros,aprendi coisas novas e vou melhorando de pouco em pouco as minhas notas acadêmicas.Falando um pouco do geral e mais óbvio eu mudei de turma e passei por coisas que nunca pensei passar na minha vida,estou numa turma de 24 alunos,19 raparigas e 5 rapazes!!Pensei que seria solitário durante algum tempo mas na realidade foi ao contrário,esta turma por mais que não seja o que eu queria,é uma boa turma,cheia de pessoas amigáveis e que me fizeram crescer durante estes 3 meses e alguns dias.Espero nos próximos períodos melhorar as minhas notas e capacidades tanto intelectuais e físicas,aprender coisas novas,tanto de disciplinas e de conhecimento para a vida,experiências por assim dizer.

2ºPERÍODO

Indice:

Apresentação sobre o que aconteceu neste período; Poemas apresentados na aula; Livros lidos durante este período; Biografias de pessoas que me marcaram; Coisas que eu aprendi neste período; Filmes que eu gosto; Personagens que eu gosto; Algumas coisas que gosto;

Apresentação sobre o que aconteceu neste período:

Neste período aconteceu tantas coisas.No inicio do período eu aprendi novos conceitos como a "adaptabilidade" e "a forma certa de pensar".Todas estas coisas fizeram com que eu melhorasse a minha produtividade e resultados escolares,isso é visto por exemplo no meu desempenho académico,que se apresenta um pouco parecido ao do período anterior,porém,mostrei que tenho potencial para melhorar ainda mais.Comecei a ser mais social e atualmente dou-me bem com todos da turma,algo que pensava ser impossível no início do ano.No ultimo período prometo melhorar a minha nota e provar que sou capaz a mim mesmo,não aos outros.

Poemas apresentados na aula:

"O sol" de Cesário Verde(30/01/2025) "O sol,fungente e quente, Brilha em pleno estio. E na terra ardente sente-se o calor no frio." "A sombra do arvoredo É um abrigo para o corpo, Mas o sol,de fogo,arde Na alma,no espírito roto."

A musica e a beleza de Fernando Pessoa(09/01/2025): "A música exprime o inexprímivel por excelencia.Como a alma humana não é só raciocinio nem só sentimento,mas uma coisa diversa que resulta de ambos,a musica exprime-a mais completamente que qualquer outra arte.É o que não pode dizer-se,nem conceber-se,mas sente-se sem forma nem matéria."

"Os amigos-Eugénio de Andrade(27/02/2025) Os amigos amei despido de ternura fatigada. Uns iam,outros vinham, a nenhum perguntava porque partia,porque ficava. Era pouco o que tinha, pouco o que dava. Mas também só queria dar o que tinha.

"O guardador de rebanhos"de Fernando Pessoa(23/01/2025) Há metafísica bastante em não pensar em nada. O que eu penso do mundo? Sei lá o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso. Que ideia tenho eu das coisas?Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos? Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma. E sobre a criação do mundo? Não sei.Para mim pensar nisso é fechar os olhos. E não pensar.É correr as cortinas da minha janela(mas ele não tem cortinas).

Poemas apresentados na aula:

"O tempo-Padre António Vieira(20/02/2025) O tempo que tudo muda, Que tudo arrasta e consome, Que dá e que tira o nome, Que edifica e que enluta; Esse tempo,que é tão forte, tão violento em seu furor, Nunca muda a má sorte De quem nasceu sem favor.

"Poema à boca Fechada-josé saramago(19/02/2025) Dizem que não dizem nada aqueles que tudo dizem. Talvez não digam,quem sabe, se é que sabem o que dizem. Dizem que tudo é matéria e há quem afirma que é alma E enquanto uns dizem que sim, outros dizem que não,calma. Dizem que dor é mentira, dizem que pena é engano, mas entre mentira e engano há quem chore de verdade. E há quem feche a boca porque não sabe o que diz, e há quem a feche também porque não pode dizê-lo.

"Excerto de Augusto Gil sobre a beleza(13/03/2025) "A beleza não é apenas o que os olhos veem, mas o que o coração sente ao contemplar o mundo. Há um fulgor nas coisas simples,um encanto oculto que só revela a quem olha com alma desperta."

Poemas apresentados na aula:

Porque ir para o curso de humanidades? Eu vim para o curso de línguas de humidades pois é um curso focado na escrita e na interpretação de textos,para além disso é um curso que abre portas para diversos empregos,sendo aqueles que a maioria hoje em dia pelo menos pensou uma vez,como psicólogo ou advogado.Por fim,algo que poucos alunos percebem é que através desta escolha,temos a oportunidade de refletir e melhorar o nosso espírito crítico,aprendendo com os outros e melhorando as nossas habilidades para alcançar uma carreira desejável na nossa vida adulta.Venham para este curso e abram a vossa mente com palavras.

"Excerto sobre a memória de Antonio Lobo Antunes(20/03/2025)" "A memória é um cão traiçõeiro que ora nos segue fielmente,ora nos abandona no meio do caminho.Há coisas que eu gostaria de esquecer e não consigo,e há coisas que gostaria de lembrar e que se evaporam como fumo.A memória constrói e destrói,e no fim resta apenas um labirinto de sombras onde julgamos encontrar a verdade."

Livros:

O livro "Não me podem magoar" de David Goggins é uma autobiografia de David Goggins,um ex-navy seal da marinha,ultramaratonista e palestrante motivacional.David Goggins cresceu em um ambiente difícil,sofreu violência doméstica do pai e enfrentou dificuldades acadêmicas devido a um sistema escolar que não o apoiava. Ele lutou contra a obesidade, o medo e a baixa autoestima até decidir transformar a sua vida. Após anos e anos de trabalho duro e disciplina,Goggins provou que era capaz de alcançar coisas incríveis,após se tornar um Navy seal,correr ultramaratonas e concluir o recorde mundial de barras,fazendo 4030 em 24 horas.

Livros:

"Um Homem em Declínio" (Ningen Shikkaku), também traduzido como Indigno de Ser Humano, é um romance semiautobiográfico do escritor japonês Osamu Dazai, publicado em 1948. A obra é considerada um dos maiores clássicos da literatura japonesa moderna e reflete o profundo niilismo e sofrimento existencial do autor.

Um Homem em Declínio" narra a vida de Ōba Yōzō, um homem que nunca consegue se encaixar na sociedade. Para esconder a sua angústia, ele adota uma persona cômica, mas, ao longo dos anos, afunda-se em vícios, relacionamentos fracassados e tentativas de suicídio. Alienado e sem esperança, ele considera-se indigno de viver.

Livros:

"O Mito de Sísifo", de Albert Camus, é um ensaio filosófico que explora a questão do absurdo da existência. Camus parte da ideia de que a vida não tem um sentido objetivo e que a busca por significado inevitavelmente leva ao confronto com o absurdo, ou seja, a constatação de que o universo é indiferente à nossa existência. Ele usa o mito grego de Sísifo, condenado a empurrar uma rocha morro acima apenas para vê-la rolar de volta eternamente, como metáfora da condição humana. Assim como Sísifo, os seres humanos realizam tarefas repetitivas e buscam sentido num mundo que não oferece respostas. Camus rejeita o suicídio como solução e propõe a aceitação do absurdo: devemos abraçar a falta de sentido da vida e encontrar liberdade nisso. Ao final, Camus afirma que "é preciso imaginar Sísifo feliz", pois a verdadeira revolta contra o absurdo não está em desistir, mas em continuar a viver apesar dele.

Livros:

"Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, narra a história de uma cidade atingida por uma misteriosa epidemia de cegueira branca, que espalha-se rapidamente. Os primeiros infetados são colocados em quarentena num manicómio, onde o ambiente rapidamente torna-se caótico, marcado pela violência, pela luta por poder e pela degradação humana. A única personagem que continua a ver é a mulher do médico, que decide fingir estar cega para acompanhar o marido. A cegueira, mais do que física, é simbólica, representa a indiferença e a fragilidade da civilização. Saramago explora até que ponto o ser humano depende das regras sociais para manter a sua humanidade. Com uma narrativa intensa e provocadora, o autor questiona-se, mesmo antes da epidemia, se não vivíamos numa cegueira moral.

Livros:

O livro acompanha Millie Calloway, uma jovem que aceita trabalhar como empregada doméstica na mansão luxuosa de Nina Winchester e o seu marido, Andrew. No início, tudo parece perfeito, mas Millie logo percebe que existe algo de estranho naquela casa. Nina tem um comportamento instável, os quartos estão sempre trancados à chave e, aos poucos, Millie sente que está a ser manipulada. Enquanto tenta manter o emprego e lidar com as exigências de Nina, ela começa a descobrir segredos obscuros da família Winchester. Mas o que Nina e Andrew não sabem é que Millie também tem um passado sombrio e pode ser mais perigosa do que aparenta. O livro é um thriller psicológico cheio de reviravoltas, que nos ensina sobre aparências enganosas, manipulação e poder. Ele questiona até que ponto podemos confiar nas pessoas ao nosso redor e como a verdade pode ser distorcida dependendo de quem a conta.

Livros:

"O Segredo da Criada" é a sequência de A Criada de Freida McFadden e dá continuidade à história de Millie Calloway, a empregada doméstica que se envolveu com os Winchester e descobriu segredos obscuros sobre a família. No segundo livro, Millie está a tentar reconstruir a sua vida depois dos eventos traumáticos da mansão Winchester. No entanto, ela fica mais uma vez envolvida num jogo de mentiras, manipulação e vingança, quando algo do passado volta à tona. Millie precisa lidar com as consequências de suas escolhas e com o segredo que ela guarda, algo que poderia mudar tudo novamente se fosse descoberto. Neste livro, podemos aprender sobre o peso do segredo, o impacto das escolhas passadas e como as verdades ocultas podem destruir vidas. Ele também aborda temas como redenção, lealdade e a busca pela verdade, enquanto nos mantém uma expectativa com reviravoltas inesperadas.

Livros:

"Neste terceiro livro da série A Criada, Millie Calloway tenta recomeçar a sua vida após os eventos dos dois primeiros livros, mas acaba envolvida em mais um mistério sombrio. Agora, ela aceita um novo trabalho como empregada doméstica para uma família aparentemente perfeita. No entanto, logo percebe que algo está muito errado naquela casa.Millie sente que está a ser observada e que segredos perigosos estão escondidos por trás das paredes. À medida que investiga, descobre que o perigo é maior do que imaginava, e que as pessoas à sua volta podem não ser quem aparentam ser. O livro continua com o estilo intenso e cheio de reviravoltas característico de Freida McFadden, explorando temas como aparências enganosas, vigilância e o peso do passado. A história mostra como confiar nas pessoas erradas pode ter consequências fatais, e como, às vezes, o maior perigo não vem do desconhecido, mas sim daqueles que pensamos conhecer.

Livros:

Miguel Esteves Cardoso lançou um livro intitulado "Como Escrever", publicado a 4 de julho de 2024. Nesta obra, o autor partilha reflexões e conselhos sobre o ato de escrever, dirigidos a todos os que desejam iniciar-se ou aprimorar a sua escrita. O livro destaca a importância da preparação mental e da disponibilidade para receber ideias, incentivando os leitores a expressarem-se livremente. Com um estilo direto e acessível, Miguel Esteves Cardoso procura desmistificar o processo de escrita, tornando-o mais próximo e alcançável para qualquer pessoa interessada.

Livros:

​"A Bebedeira de Kant" é uma obra de David Erlich que apresenta 50 episódios curiosos e, por vezes, insólitos da história da filosofia. O autor utiliza anedotas e acontecimentos menos conhecidos para introduzir os pensamentos e contribuições de filósofos de diferentes épocas, desde a Antiguidade até à contemporaneidade.​Por exemplo, Erlich relata como Tales de Mileto, ao observar os astros, caiu num poço; como Epicuro foi alvo das primeiras "fake news" conhecidas; ou como Immanuel Kant teve uma fase de juventude marcada por noitadas a jogar bilhar e a beber vinho tinto até altas horas. Estas histórias servem como ponto de partida para explorar as ideias e teorias dos filósofos em questão.​ O livro destaca-se por desmistificar a filosofia, apresentando-a de forma acessível e humorística. Ao revelar o lado humano dos filósofos, Erlich torna a disciplina mais próxima do leitor comum, mostrando que a filosofia não é apenas um campo académico árido, mas uma área repleta de histórias e personagens fascinantes.

Livros:

A Arte de Viver é um livro baseado nos ensinamentos do filósofo estoico Epicteto, organizados pelo seu discípulo Arriano. A obra apresenta princípios estoicos para alcançar uma vida plena e tranquila, ensinando como lidar com desafios, emoções e o destino de forma sábia e equilibrada. Epicteto defende que não podemos controlar o que acontece à nossa volta, mas podemos controlar a nossa reação aos acontecimentos. Ele ensina que a chave para a felicidade está na autodisciplina, na aceitação da realidade e no desapego em relação ao que não depende de nós. O livro dá conselhos práticos sobre como viver com simplicidade, evitar preocupações desnecessárias e manter a serenidade em qualquer circunstância. Ele lembra que sofrimento vem da resistência ao que não podemos mudar, e que a verdadeira liberdade vem do autocontrole e do alinhamento com a natureza.

Biografias de pessoas que mudaram a minha vida:

Biografias:

David Goggins

David Goggins (nascido a 17 de fevereiro de 1975) é um ex-SEAL da Marinha dos EUA, ultramaratonista, palestrante motivacional e autor. É conhecido pela sua resistência mental e disciplina extrema, tornando-se uma referência mundial em superação. A sua infância foi difícil, marcada por violência doméstica, racismo e dificuldades financeiras. Tinha problemas na escola e chegou a pesar 136 kg, tendo uma vida sem propósito. Determinado a mudar, decidiu tornar-se um SEAL da Marinha, perdeu quase 50 kg em três meses para passar no treino extremamente rigoroso. Mais tarde, também completou o curso de Ranger e serviu na Força Aérea. Depois de perder amigos em combate, começou a participar em ultramaratonas, como a famosa Badwater 135, uma das mais difíceis do mundo. Também bateu o recorde mundial de mais flexões em 24 horas (4030 repetições). Escreveu os livros "Can't Hurt Me" (2018) e "Never Finished" (2022), onde ensina como superar limites e construir uma mentalidade inabalável. Hoje, é um dos maiores palestrantes motivacionais do mundo ,onde ajuda pessoas a desenvolver disciplina e resiliência para enfrentar qualquer desafio.

Biografias:

Bobby Fischer

Robert James "Bobby" Fischer (nascido a 9 de março de 1943, nos EUA) foi um grande mestre de xadrez e o 11º campeão mundial. Considerado um dos melhores enxadristas da história, ficou famoso pelo seu talento genial, personalidade excêntrica e vida conturbada. Desde cedo, Fischer mostrou um talento extraordinário para o xadrez, tornando-se grande mestre aos 15 anos, um recorde na época. Em 1972, conquistou o título mundial ao vencer o soviético Boris Spassky num duelo histórico durante a Guerra Fria, após isso,transformou o xadrez num fenómeno global. Após essa vitória, desapareceu do cenário competitivo, recusando defender o título em 1975, o que levou à sua perda por desistência. Viveu anos afastado, dando raras aparições públicas. Com declarações polêmicas e um comportamento cada vez mais isolado, faleceu em 2008, aos 64 anos. Fischer deixou um legado imenso, revolucionando o xadrez com a sua abordagem agressiva e inovadora, além de contribuir para a criação do xadrez Fischerandom, uma variante que elimina a influência da memorização excessiva das aberturas.

Biografias:

Friedrich Nietzsche:

Friedrich Nietzsche (1844–1900) foi um filósofo alemão, crítico da moral tradicional, da religião e da cultura ocidental. As suas ideias revolucionaram a filosofia e influenciaram diversas áreas, como psicologia, literatura e política. Desde jovem, Nietzsche destacou-se academicamente e tornou-se professor universitário aos 24 anos, mas problemas de saúde forçaram-no a abandonar a carreira. Viajou pela Europa enquanto escrevia as suas principais obras, como "Assim Falou Zaratustra", "Além do Bem e do Mal" e "A Genealogia da Moral". Ele defendia a ideia do "Super-Homem", um indivíduo que cria os seus próprios valores, e o conceito do "Eterno Retorno", que desafia a viver cada momento como se tivesse de repeti-lo eternamente. Também criticava a moral cristã, que via como uma "moral de escravos" baseada na fraqueza e na submissão. Nos últimos anos, sofreu um colapso mental e passou o resto da vida sob os cuidados da mãe e da irmã. Nietzsche morreu em 1900, mas as suas ideias continuam a influenciar o pensamento moderno, sendo um dos filósofos mais debatidos da história.

Biografias:

Byung-Chul-Han

Byung-Chul Han (nascido em 1959, na Coreia do Sul) é um filósofo e ensaísta que vive na Alemanha. Conhecido pelas suas críticas à sociedade contemporânea, aborda temas como tecnologia, trabalho, poder, depressão e hiperconsumo. Inicialmente, estudou metalurgia, mas abandonou o curso para se mudar para a Alemanha, onde estudou filosofia, literatura alemã e teologia. Tornou-se professor e escritor influente, publicou livros que analisam a sociedade atual sob um olhar crítico. Entre as suas obras mais conhecidas estão "A Sociedade do Cansaço", onde descreve como o excesso de produtividade gera exaustão e burnout, e "A Agonia de Eros", onde critica a perda da profundidade nas relações humanas devido ao individualismo e à hiperconectividade. Han argumenta que vivemos numa era de controle digital e excesso de positividade, onde as pessoas se exploram a si mesmas, acreditando que são livres. O seu pensamento desafia a cultura moderna, propondo uma reflexão sobre o ritmo acelerado da vida e a necessidade de resgatar o silêncio, a contemplação e a autenticidade.

Biografias:

Aristóteles

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um filósofo grego, discípulo de Platão e tutor de Alexandre, o Grande. É um dos pensadores mais influentes da história, com contribuições fundamentais para a filosofia, ciência, política, ética e lógica. Nascido em Estagira, na Macedônia, estudou na Academia de Platão em Atenas durante 20 anos. Após a morte do mestre, fundou a sua própria escola, o Liceu, onde desenvolveu um método de pensamento baseado na observação e experiência, diferente do idealismo platônico. Aristóteles escreveu sobre tudo: lógica, biologia, metafísica, ética, política, retórica e arte. Entre as suas ideias mais marcantes estão: A teoria das causas (tudo tem uma causa material, formal, eficiente e final). A ética da virtude (o objetivo da vida é alcançar a eudaimonia, ou seja, uma vida plena e equilibrada). A política (a cidade deve promover o bem comum, e a melhor forma de governo é aquela que busca a justiça). Morreu em 322 a.C., mas as suas ideias continuam a influenciar o pensamento ocidental até hoje. Ele foi o primeiro grande sistematizador do conhecimento, e a sua lógica dominou a filosofia por séculos.

Biografias:

Sócrates

Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.) foi um filósofo grego, considerado o pai da filosofia ocidental. Diferente de outros pensadores da época, não deixou escritos; tudo o que sabemos sobre ele vem dos seus discípulos, principalmente Platão e Xenofonte. Vivia em Atenas, onde passava os dias a conversar com cidadãos comuns, desafiava as suas crenças e estimulava o pensamento crítico. Criou o método maiêutico, que consistia em fazer perguntas para levar as pessoas a refletirem e chegarem às suas próprias conclusões. Defendia que a verdadeira sabedoria vem do reconhecimento da própria ignorância, resumida na famosa frase: "Só sei que nada sei". Para ele, o mais importante era buscar a virtude e o autoconhecimento, em vez de riquezas ou estatutos. Foi condenado à morte por envenenamento com cicuta, acusado de corromper a juventude e não acreditar nos deuses da cidade. Mesmo tendo a oportunidade de fugir, aceitou a sentença, tornando-se um símbolo da integridade filosófica. O seu pensamento influenciou profundamente Platão e, mais tarde, Aristóteles.

Biografias:

Diógenes

Diógenes de Sinope (c. 412 a.C. – 323 a.C.) foi um filósofo grego da escola cínica, conhecido pelo seu estilo de vida radical e pelo desprezo às convenções sociais. Ele acreditava que a felicidade vinha da simplicidade extrema, vivendo apenas com o essencial e rejeitando luxos e normas impostas pela sociedade. Conta-se que morava num barril e andava pelas ruas de Atenas a carregar uma lanterna em plena luz do dia, dizendo estar à procura de um "homem honesto", satirizando a hipocrisia humana. Também teria enfrentado Alexandre, o Grande, que lhe perguntou se queria algo, ao que Diógenes respondeu: "Sim, que saias da minha luz", recusando poder e riqueza. Para ele, a verdadeira liberdade vinha do autocontrole e do desprezo pelas necessidades artificiais. Defendia uma vida semelhante à dos animais, sem vergonha ou dependência de bens materiais. Diógenes tornou-se um símbolo do ceticismo em relação às normas sociais e da busca pela autenticidade. O seu pensamento influenciou o estoicismo e continua a ser lembrado como um dos filósofos mais provocadores da Antiguidade.

Biografias:

Fiodor dostoeivski

Fiódor Dostoiévski (1821–1881) foi um escritor russo e um dos maiores nomes da literatura mundial. Suas obras exploram temas como moralidade, liberdade, culpa, redenção e a complexidade da mente humana, tendo antecipado muitos conceitos da psicologia e filosofia existencialista. Dostoiévski nasceu em Moscou, numa família de classe média. Desde cedo, foi exposto ao sofrimento e à desigualdade social, temas que marcariam as suas obras. Em 1849, foi preso por envolvimento em atividades políticas contra o regime czarista e condenado à morte, mas sua pena foi comutada para trabalho forçado na Sibéria, experiência que mudou sua visão de mundo. Após sair da prisão, enfrentou dívidas, vícios em jogo e perdas familiares, mas isso não o impediu de escrever romances que desafiavam a moral e a sociedade russa. Principais Obras "Crime e Castigo" (1866) – Um jovem estudante, Raskólnikov, comete um assassinato e lida com o peso psicológico de sua culpa. "O Idiota" (1869) – O príncipe Míchkin, um homem puro e bondoso, luta contra uma sociedade corrupta. "Os Demônios" (1872) – Um romance político sobre o caos causado por ideais revolucionários extremistas. "Os Irmãos Karamázov" (1880) – Uma obra-prima que debate religião, moralidade e o livre-arbítrio através da história de três irmãos muito diferentes.

Avanços que obtive neste período:

-Controlo emocional;-Capacidade de não depender dos outros e ter autonomia pela minha própria vida,ou seja,a capacidade de deixar os outros de lado para me desenvolver; -Desenvolvimento físico e mental;

-Conhecimento dos conceitos de "Adaptabilidade"; -Disciplina; -Uso correto do pensamento;

Filmes e series que gosto:

"Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams no papel do professor John Keating. A história passa-se em 1959, num colégio interno conservador dos Estados Unidos, onde um grupo de alunos tem as suas vidas transformadas pela visão inspiradora de Keating sobre literatura, liberdade e autodescoberta. A Welton Academy é uma escola rígida, onde os valores tradicionais como disciplina, obediência e excelência acadêmica são impostos. Quando John Keating chega para lecionar literatura, ele desafia os métodos tradicionais, incentivando os alunos a pensarem por si mesmos. Ele os ensina a apreciar poesia de forma viva, usando o lema "Carpe Diem" (Aproveita o dia) para encorajá-los a viver intensamente. Inspirados, os alunos recriam a Sociedade dos Poetas Mortos, um grupo secreto que se reúne para ler poesia e explorar ideias proibidas. No entanto, a liberdade que Keating promove entra em choque com a rigidez da escola e das famílias, especialmente a do jovem Neil Perry, que sonha em ser ator, mas enfrenta a forte oposição do pai. As consequências das escolhas feitas pelos alunos levam a um final emocionante e trágico, pondo em debate os limites entre liberdade e responsabilidade.

Filmes e series que gosto:

"Whiplash" é um filme dirigido por Damien Chazelle, estrelado por Miles Teller e J.K. Simmons. A história acompanha a jornada de um jovem baterista de jazz que enfrenta desafios extremos sob a orientação de um professor exigente e abusivo. Enredo Andrew Neiman (Miles Teller) é um jovem e talentoso baterista que sonha em se tornar um dos grandes do jazz. Ele entra para o conservatório Shaffer, uma das escolas de música mais prestigiadas dos EUA, onde é selecionado para a banda do lendário professor Terence Fletcher (J.K. Simmons). Fletcher é extremamente rígido e impiedoso ao utilizar métodos brutais para extrair o melhor dos seus alunos. Ele humilha, pressiona e empurra Andrew até o limite, criando uma relação intensa de medo, obsessão e busca pela perfeição. Andrew, determinado a impressioná-lo, sacrifica tudo – incluindo relacionamentos e a sua saúde – para alcançar a grandeza. O filme caminha para um clímax eletrizante, onde Andrew desafia Fletcher em um desempenho inesquecível, provando a sua resiliência e talento.

Filmes e series que gosto:

O filme "Quando Nietzsche Chorou" (2007), dirigido por Pinchas Perry, é baseado no romance de Irvin D. Yalom e mistura filosofia e psicanálise ao imaginar um encontro fictício entre Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, um dos precursores da psicanálise. A história passa-se na Viena do século XIX, quando Lou Salomé, uma mulher inteligente e enigmática, procura o renomado médico Josef Breuer para pedir que ele trate Friedrich Nietzsche, que sofre de depressão profunda e enxaquecas debilitantes. No entanto, Nietzsche é extremamente orgulhoso e não aceita ajuda facilmente. Para contornar isso, Breuer propõe um acordo: ele ajudará Nietzsche com os seus problemas físicos, mas, em troca, quer que o filósofo o ajude a lidar com seus próprios dilemas emocionais. Durante as sessões, o médico vê se cada vez mais envolvido nos questionamentos existenciais de Nietzsche, que o desafia a repensar as suas escolhas, os seus desejos reprimidos e a sua visão da vida. Ao longo do filme, Breuer passa de médico a paciente, refletindo sobre medo, ambição, sofrimento e liberdade. A relação entre os dois torna-se num embate filosófico intenso, e ambos saem transformados.

Filmes e series que gosto:

"Blue Lock" é um anime e mangá de futebol, escrito por Muneyuki Kaneshiro e ilustrado por Yusuke Nomura. Diferente das histórias tradicionais de esporte, "Blue Lock" apresenta uma abordagem mais individualista e competitiva, focando na criação do melhor atacante do mundo. Após a derrota do Japão na Copa do Mundo de 2018, a Federação Japonesa de Futebol decide criar um programa radical de treinamento chamado Blue Lock, onde apenas um jogador pode sair vencedor e representar o país como o atacante definitivo. O protagonista, Yoichi Isagi, é um jovem atacante talentoso, mas com falta de confiança. No Blue Lock, ele precisa enfrentar 299 outros jogadores, todos a competir para tornarem-se o maior goleador do Japão. O programa é liderado por Jinpachi Ego, um treinador excêntrico que acredita que o futebol precisa de um atacante egoísta e implacável para vencer no cenário mundial. A história acompanha Isagi e outros jogadores como Bachira, Kunigami e Nagi, enfrentando desafios físicos, táticos e mentais para sobreviver no torneio. Cada derrota significa a eliminação do Blue Lock e o fim da carreira como atacante profissional. As principais lições com esta história são:a importância da mentalidade competitiva no sucesso;o equilíbrio entre individualidade e trabalho em equipe;a necessidade de sair da zona de conforto para evoluir;a obsessão pelo aperfeiçoamento como caminho para a grandeza.

Personagens que gosto:

John Keating

O professor John Keating é um dos personagens mais marcantes do filme Dead Poets Society (O Clube dos Poetas Mortos), interpretado por Robin Williams. Ele é um professor de literatura inglesa na tradicional e rígida Welton Academy, uma escola preparatória para rapazes nos Estados Unidos. A sua abordagem de ensino é inovadora e inspiradora, contrastando fortemente com o sistema conservador da escola. Keating é carismático e Inspirador,ele motiva os alunos a pensarem por si mesmos e a desafiarem normas rígidas.Ele usa métodos pouco convencionais, como subir na mesa para ver o mundo de outra perspectiva e incentivar os alunos a arrancarem páginas dos livros didáticos. Apaixonado pela poesia e pela vida,encoraja os alunos a "sugarem o tutano da vida" e a seguirem suas paixões. A filosofia "Carpe Diem" de Keating ensina que a vida é curta e que devemos aproveitá-la ao máximo, tomando decisões com autenticidade.

Personagens que gosto:

Johan Liebert

Johan Liebert é o principal antagonista de Monster, um dos mangás mais aclamados de Naoki Urasawa. Ele é um dos vilões mais complexos e enigmáticos da ficção, sendo conhecido pela sua inteligência extraordinária, manipulação psicológica e falta absoluta de empatia. Johan possui um intelecto brilhante, sendo capaz de manipular pessoas e arquitetar planos complexos sem deixar rastros. Ele consegue induzir indivíduos ao suicídio ou a cometerem atrocidades apenas por meio de palavras.Apesar da sua natureza sombria, tem um comportamento encantador e consegue facilmente ganhar a confiança das pessoas. Ele não demonstra qualquer remorso por seus atos, trata a vida humana como algo descartável. Johan busca criar o "último e verdadeiro medo" e frequentemente explora a ideia do vazio existencial.

Personagens que gosto:

Walter White

Walter White é o protagonista da série Breaking Bad, interpretado por Bryan Cranston. Ele é um dos personagens mais complexos e bem escritos da televisão, passa por uma transformação radical ao longo da história. Quem é Walter White? Walter White começa como um simples professor de química do ensino médio em Albuquerque, Novo México. Aos 50 anos, ele descobre que tem câncer de pulmão em estágio avançado e, preocupado com o futuro financeiro da sua família, decide usar as suas habilidades em química para produzir e vender metanfetamina. Walter começa como um homem comum, tímido e submisso, mas à medida que se envolve no mundo do crime, ele transforma-se em Heisenberg, um impiedoso traficante de drogas. No início:Um professor frustrado, mal pago e humilhado pela vida. No meio da série: Se torna um gênio do crime, manipulador estratégico, disposto a tudo para proteger o seu império. No final: Perde a família, a moral e tudo pelo que dizia estar a lutar, mas ainda assim mantém o seu orgulho e inteligência até o fim.

Personagens que gosto:

Gus Fring

Gustavo "Gus" Fring é um dos vilões mais frios e calculistas de Breaking Bad e Better Call Saul, interpretado por Giancarlo Esposito. Ele é um dos antagonistas mais meticulosos da TV, um mestre da dissimulação que mantém uma fachada impecável enquanto comanda um império do narcotráfico. Quem é Gus Fring? Dono da rede de fast-food Los Pollos Hermanos, que serve como fachada para o seu tráfico de metanfetamina. Um homem extremamente educado, discreto e respeitável aos olhos do público. Nos bastidores, um dos maiores distribuidores de drogas do sudoeste dos EUA com precisão militar. Frio e calculista,nunca age por impulso; sempre planeja os seus movimentos com antecedência. Mantém um controle absoluto sobre os seus negócios e não tolera deslealdade. Esperou anos para se vingar de Hector Salamanca, torturando-o psicologicamente antes de tentar matá-lo. Consegue manter uma imagem pública impecável como empresário e filantropo. Mesmo os cartéis poderosos sabem que não podem subestimá-lo.

Personagens que gosto:

Ayanokoji Kiyotaka

Ayanokōji Kiyotaka é o protagonista da light novel Classroom of the Elite. Ele é um estudante da Tokyo Metropolitan Advanced Nurturing School, uma escola de elite que avalia os alunos com base no mérito e na capacidade de manipulação social. Possui uma mente brilhante, sendo capaz de manipular qualquer situação a seu favor. Age de forma passiva e desinteressada na maior parte do tempo, mas está sempre a observar e a planejar. Foi treinado no misterioso White Room, onde desenvolveu força, velocidade e reflexos sobre-humanos.Controla as pessoas sem que elas percebam, fazendo-as agir conforme os seus planos. Origem e Passado:Ayanokōji cresceu no White Room, um experimento brutal criado pelo seu pai, onde crianças eram treinadas para se tornarem seres humanos perfeitos. Ele foi o único a sobreviver e superar todos os desafios, tornando-se uma "máquina" sem emoções. No entanto, ele escapou e entrou na escola de elite, fingindo ser um aluno comum.

Personagens que gosto:

Jinpachi Ego

Jinpachi Ego é um dos personagens centrais de Blue Lock, sendo o criador e treinador do controverso projeto Blue Lock, cujo objetivo é desenvolver o maior atacante do mundo. Jinpachi Ego é um estrategista frio, calculista e implacável, que acredita que o futebol moderno precisa de um atacante egoísta e individualista para levar o Japão ao topo mundial. Para ele, a mentalidade de equipe tradicional do futebol japonês é uma fraqueza e deve ser substituída por um espírito competitivo extremo. Ele impõe desafios brutais aos jogadores do Blue Lock, eliminando qualquer um que não demonstre ambição absoluta e fome de gols. A sua abordagem baseia-se na ideia de que a genialidade vem da individualidade, e apenas os jogadores que conseguem superar os seus próprios limites podem tornar-se os melhores. Principais Citações e Ideias:“O futebol é um esporte onde quem marca mais gols vence. Então, o melhor jogador é aquele que pode marcar gols sozinho.” “O egoísmo é a chave para a grandeza.” “Para se tornar o melhor do mundo, primeiro precisas eliminar os mais fracos.”

Aprendizado deste período:

  • 2 excertos que exemplificativos do modo como D.Pedro I administrava ou aplicava a justiça;
  • Transladação do corpo de Inês Castro de Coimbra até ao mosteiro de Alcobaça;
  • Caractéristicas do estilo de Fernão Lopes e visão global da crónica;
  • Auto da Lusitânia;
  • Estudo de Camões Lírico;
  • Medida velha e medida nova;

fim do portfolio do segundo PERÍODO

Do you have an idea?

With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want! Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.

Do you have an idea?

With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want! Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.