Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Forças de atrito

Beatriz Espada

Created on February 28, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Piñata Challenge

Teaching Challenge: Transform Your Classroom

Frayer Model

Math Calculations

Interactive QR Code Generator

Interactive Scoreboard

Interactive Bingo

Transcript

Forças de atrito

INTRODUÇÃO

Forças de atrito no surf

Na aguá, as forças de atrito não são intensas como são as forças de atrito no chão. Mesmo por ser um líquido e não uma superfície sólida, esta oferece menos resistências para nadar ou, no caso, surfar. Mas isso não significa que o atrito não exsita, pelo contrário. Este será necessário para a realização do desporto. +

Forças de atrito no surf

Atrito de deslizamento (ou fricção deslizante)+

Atrito de deslizamento (ou fricção deslizante)

Atrito entre a prancha e o surfista

Atrito com o ar

Atrito com o ar+

Atrito entre a prancha e o surfista+

FIM

Lara Carvalho Nº15 Beatriz Espada Nº5 9ºA

Forças de atrito

Estas forças são essenciais e muito necessárias, mas também podem ser uma desvantagem em certos desportos, e por isso temos de saber utilizá-las a nosso favor As forças de atrito atuam no nosso dia a dia quando existe contacto entre duas superfícies, sendo esta uma força que contraria o nosso movimento, mais ou menos intensa dependendo da situação e atividade que está a ser realizado.

Forças de atrito

A água oferece menos resistência para iniciar movimento, tendo em conta que o atrito não é muito intenso. E isso poderia dificultar o trabalho dos surfistas, uma vez vez que teriam menos controlo sobre a o próprio movimento.Porém, as pranchas são feitas para criar essa oposição ao seu movimento. Quanto mais áspera a superfície da prancha, maior será o atrito aqui criado. E, tendo em conta o tamanho da prancha, forma e pontas das pranchas, estas podem oferecer menos resistência ao corte da água e aumentar o atrito.

Atrito entre a prancha e o surfista

Para manter o controlo, o surfista aplica pressão nas bordas da prancha ao realizar as manobras, o que lhe permite acompanhar o movimento da onda. Quanto maior este atrito for, mais eficaz será o controlo sobre as manobras.

Atrito com o ar

Quanto maior for a velocidade a que nos deslocarmos na prancha, maior será a resistência que o ar oferece, e esta pode prejudicar a realização da atividade em casos de alta performance, afetando a velocidade da prancha.

Atrito entre a prancha e a água

Este atrito vai variar consoante as características da prancha, a velocidade e a viscosidade da água (se é mais quente ou mais salgada). O atrito na água pode estabilizar a prancha, mas também pode tornar o deslizamento mais lento. No entanto, para aproveitar melhor as ondas, os surfistas tentam contrariar essa resistência.