Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Ópera Garnier HCA
Margarida Goulão
Created on February 27, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
Ópera Garnier
Margarida Goulão 11⁰F
Classificação
Arquiteto: Charles Garnier Execução: 1861-1875 Materiais: Pedra calcária, mármore, ouro, madeira, vidro... Dimensão: 115 X 73 11.000 m² Localização: Paris, França
Ópera Garnier
Contexto histórico-cultural
-A Ópera Garnier foi mandada construir por decreto do imperador Napoleão lll no séc. XlX, como parte de uma reforma urbana. Foi pensada como uma forma de modernização da cidade.
-Antes da sua construção o principal centro cultural artístico era a academia royal de musique inaugurado em 1669
Contexto histórico cultural
-Foi um marco arquitectónico e cultural do seu tempo pois veio refletir a grandiosidade e espírito da época.
-Um projeto ambicioso de paris liderado pelo Barão Geoges Eugene Haussmann. Um símbolo de prestígio e poder para demonstrar a superioridade de França. Um lugar de entretenimento para a elite.
Autor
-O arquiteto foi Charles Garnier, na época um jovem, que venceu o concurso. Um evento público para decidir quem seria o arquiteto. No meio de diversos artistas renomados ele foi o vencedor e destacou se pela iluminação e acústica . Conseguiu misturar estilos clássicos com elementos modernos. Para além da beleza conseguiu trazer também muita participado ao edifício.
Obras do autor
-A obra mais conhecida do autor foi de facto a Ópera Garnier mas fez também muitos outros edifícios.
Côte d'Azur Observatory
Villa Garnier
Recreo de las Cadenas
Análise
-Um estilo eclético pois combina o barroco com detalhes do neoclássico e elementos do renascimento. Como uma grande escadaria, o auditório em forma de ferradura e a famosa cúpula. Barroco-ornamentação exuberante e uso de formas curvas Renascimento-proporção e simetria é arcos efrontoes Neoclássico-espaços abertos
Análise
- A fachada é composta por uma grande fachada principal, com colunas coríntias e detalhes decorativos e relevos.O edifício é evado que lha da um ar mais imponente. Possui diversas estátuas e esculturas até de figuras mitológicas. A fachada é de mármore, as esculturas de bronze é ouro e as bases das colunas de mármore
Analise
-Tem uma grande cúpula metálica, visível do exterior com detalhes em dourado. Decorada com uma escultura de "A Apoteose de Louis XlV que simboliza o poder do rei.
- A entrada principal leva a um grande hall com uma grande escadaria que se destaca pela sua elegância. Feita em mármore com uma série de candeeiros de cristal que criam um ambiente dramático.
Análise
-No teto no centro do auditório está uma grande pinta,muita conhecida e que chama logo a atenção. Foi feita em 1967 por Marc Chagall um pintor e ceramista (77anos). Desenhou e pintou personagens aladas, construções e monumentos emblemáticos de Paris e instrumentos musicais. É caracterizada pelas cores luminosas e multiplicidade de detalhes. Demorou 1 ano para ser feito e o autor não recebeu qualquer tipo de pagamento
Auditório da opera Garnier
Marc Chagall
Obras do pintor
-A sua obra mais conhecida foi a do teto do auditório da opera mas fez também outras.
Crucificação branca
A noiva
As luzes do matrimónio
Análise
-Obra de Chagall veio depois da original, ainda preservada, de Jules Eugène Lenepveu criada em 1861. É uma representação alegórica da música e possui figuras mitológicas, como Apolo. Feita a óleo, com cores suaves e cheia de detalhes.
Jules Eugène Lenepveu
Teto original da opera Garnier