Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Magmatismo e Rochas Magmaticas
Tiago Andrade
Created on February 21, 2025
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Word Search
View
Sorting Cards
View
Word Search: Corporate Culture
View
Corporate Escape Room: Operation Christmas
View
Happy Holidays Mobile Card
View
Christmas Magic: Discover Your Character!
View
Christmas Spirit Test
Transcript
Silva Carolina; Costa Duarte; Pereira Mafalda; Santos Raquel; Andrade Tiago
Magmatismo e Rochas Magmaticas
Geologia
Silva Carolina; Costa Duarte; Pereira Mafalda; Santos Raquel; Andrade Tiago 11ºB
Introdução
Os minerais são materiais naturais, sólidos com estrutura cristalina, inorgânicos e possuem uma composição química específica. Os minerais podem ser distinguidos pelas seguintes propriedades: Cor; Risca ou Traço; Clivagem ou Fratura; Dureza; Brilho; Efervescência com ácido; Isomorfismo e Polimorfismo. As rochas são agregados sólidos constituídos por associações estáveis de minerais, podendo ser Rochas Magmáticas; Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas. Elas apresentam textura Fanerítica, Afanítica ou Agranular e Vítrea.
Objetivo
Identificação microscópica dos diferentes tipos de rochas com base na observação macroscópica e identificação de minerais através das suas propriedades físicas.
Fig.1 - Tipos de rocha Fonte:https://bit.ly/3F8abj9
Fig.2 - Propriedades dos minerais Fonte:https://bit.ly/4hTDxAh
Parte 1
A partir das observações das respetivas rochas, basalto e granito, conseguimos observar que o basalto apresenta textura afanítica ou agranular, pois é dificil distinguir os cristais uns dos outros macroscopicamente. No granito, visualizamos cristais de maior dimensão, o que facilita na distinção uns dos outros macroscopicamente.Assim concluimos que estas rochas apresentam texturas diferentes devido às suas diferentes formações: O basalto é uma rocha extrusiva ou vulcânicas, ou seja, os minerais solidificam rapidamente à superfície; O granito é uma rocha intrusiva ou plutónica, onde a usa cristalização é lenta e em profundidade.
Fig.3 - Observação Macroscópica do Basalto
Fig.4 - Observação Macroscópica do Granito
Parte 2
De acordo com os dados da tabela que construimos e através da análise da chave dicotómica. Podemos concluir que a amostras correspondem a: A - corresponde ao mineral Olivina. B - corresponde ao mineral Quartzo C - corresponde ao mineral Calcite D - corresponde ao mineral Moscovite. Concluindo assim que o recurso a uma única propriedade não é suficiente para identificar os minerais pois se apenas fosse utilizado uma propriedade iríamos concluir que se apenas utilizassemos uma propriedade, iriamos concluir que vários minerais seriam iguais, sendo que como utilizamos várias propriedades, concluimos que todos são difrentes.
Fig.6 - Tabela com as princiais propriedades físicas dos minerais
Fig.5 - Amostras de minerais
Neste trabalho, observamos dois tipos de rochas tanto macroscopicamente como microscopicamente e identificamos alguns minerais através das suas propriedades físicas. Concluímos que as rochas tem 3 tipos de textura e devem-se pelo facto do tempo de cristalização das mesmas. Os minerais são identificados pelas várias propriedades que possuem e é necessário testar várias dessas propriedades para os identificar.