Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A Arquitetura do Ferro e a Arte Nova

Vitória Barbosa

Created on February 14, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Arquitetura

do ferro e arte nova

Vitória Barbosa nº29 11ºF
Começar

índice

1. Introdução
2. A Arquitetura do Ferro
3. Características da Arquitetura do Ferro
4. A Arte Nova
5. Características da Arte Nova
6. Conclusão
7. Webgrafia

Introdução

A Arquitetura do Ferro surgiu no século XIX devido à Revolução Industrial, trazendo uma grande evolução à construção civil. O uso de ferro fundido, ferro forjado e de aço permitiu a construção de edifícios mais altos e resistentes trazendo melhorias à engenharia e à arquitetura. Isto foi aplicado a mercados, estações ferroviárias, pontes e grandes obras como a Torre Eiffel e o Palácio de Cristal. O ferro também influenciou estilos artísticos como a Arte Nova, que fazia uso desse material, não apenas pela sua funcionalidade mas também pelas suas capacidades decorativas. A flexibilidade do ferro permitiu a criação de elementos inspirados na natureza da Arte Nova.

A arquitetura do ferro

Uma das primeiras obras marcantes dessa arquitetura foi a Ponte de Coalbrookdale, inaugurada em 1881, foi a primeira estrutura inteiramente feita de ferro. O apogeu da arquitetura de ferro veio com grandes obras tais como o Palácio de Cristal inaugurado em 1851 e projetado por Joseph Paxton, que utilizou ferro e vidro para criar uma estrutura iluminada onde foi realizada a Exposição Universal e também serviu como palácio, estufa e casa de shows. Outro grande exemplo é a Torre Eiffel que foi inaugurada a 1889, de Gustave Eiffel, que demonstrou a flexibilidade do ferro na construção de grandes monumentos.

Características da Arquitetura do Ferro

A Arquitetura do Ferro era identificada por:

  • uso de novos materiais: ferro e vidro para melhoria de estrutura que permitiu a criação de edifícios mais altos e resistentes.
  • estruturas metálicas à vista: as construções passaram a exibir as estruturas de ferro, ressaltando a estética.
  • espaços internos e vãos: o uso do ferro fez ser possível a construção de grandes vãos, deixando interiores mais amplos e flexíveis.
  • coberturas de vidro: a iluminação é natural, muitos edifícios possuíam coberturas de vidro extensas.
  • utilidade: projetos direcionados para usos específicos como mercados e estações ferroviárias.

A arte nova

A Arte Nova foi um movimento artístico e arquitetônico que surgiu no fim do século XIX, era caracterizado pelo uso de formas orgânicas e elementos inspirados na natureza. Desenvolveu-se buscando integrar arte e funcionalidade em um design.Esta foi influenciada pela Arquitetura do Ferro, que foi aproveitada de uma maneira ornamental, com figuras fluidas e dinâmicas. William Morris foi um dos fundadores do movimento Arts and Crafts que defendia o retorno ao artesanato e à criação de objetos com utilidade, mas com estética e feitos à mão. Ele utilizava elementos naturais nos seus designs, como flores e folhas e apoiava a ideia de que a arte deveria ser parte do cotidiano de todos acessível.

cAracterísticas da arte nova

A Arte Nova era caracterizada por:

  • linhas curvas e orgânicas: uso de formas fluídas e inspiradas na natureza, como flores, folhas e vinhas.
  • integração de arte e design: fusão entre as belas artes e a utilidade, promovendo estética em diversos objetos e lugares.
  • uso de materiais utilizados na Arquitetura do Ferro
  • decoração elaborada e detalhada: elementos decorativos presentes em móveis, vitrais, cerâmicas e fachadas de edifícios.

Conclusão

Para concluir, a Arquitetura do Ferro e a Arte Nova estão ligadas pela busca de inovação e estética. A Arquitetura do Ferro nos trouxe avanços tecnológicos como o uso de materiais como ferro e vidro e construções mais amplas e resistentes, a Arte Nova fez uso dessas inovações para criar formas orgânicas e decorativas que focam na natureza. Com isto, estas correntes foram capazes de transformar o design e a construção de edifícios na época.

WebGrafia

-https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_do_ferro-https://www.infopedia.pt/artigos/$arquitetura-do-ferro -https://citaliarestauro.com/revolucao-industrial-arquitetura-do-ferro/ -https://pt.scribd.com/document/266018477/Ponte-de-Coalbrookdale-pdf -https://www.infopedia.pt/artigos/$palacio-de-cristal-(londres) -https://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau -https://citaliarestauro.com/o-que-foi-a-arte-nova/ -https://arquitetura.vivadecora.com.br/art-nouveau/