Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Os Rios

KELVIN LUZ

Created on February 12, 2025

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Teaching Challenge: Transform Your Classroom

Frayer Model

Math Calculations

Interactive QR Code Generator

Interactive Scoreboard

Interactive Bingo

Interactive Hangman

Transcript

Biodiversidade

Os Rios

Rio Tejo

Rio Douro

Rio Guadiana

voltar

só por final

Rio Tejo

Historia

animais

Voltar

plantas

Rio Guadiana

Historia

animais

Voltar

plantas

Rio Douro

Historia

Plantas

Voltar

animais

O que é um rio

sobre os rios

Os Maiores rios

voltar

Mais sobre

Voltar

Apesar de cobrirem menos de 1% da superfície da terra, os rios e os lagos, albergam cerca de 17 000 espécies de peixe, o que representa um quarto de todos os organismos vertebrados conhecidos no planeta.

Voltar

Gosta de solos arenosos litorais. Endemismo do Oeste e Sudoeste peninsular. Ainda que não muito abundante nas dunas de Gaia, pode ser apreciada com facilidade na Aguda. Costuma florir entre junho e setembro. Planta geralmente rasteira de folhas algo espinhentas. Folhas divididas e algo crespas. Flores grandes vistosas com capítulos solitários de brácteas involucrais com 5-13 espinhas. Sin: Centaurea polyacantha Willd.

Mais sobre

Voltar

O rio Douro, uma das maravilhas naturais da Península Ibérica, é um emblema de resiliência e beleza. Com origem na Serra de Urbión, no norte de Espanha, percorre 897 quilómetros até desaguar no Porto, sendo mais do que um simples rio: é um espelho da história e cultura de duas nações.

Voltar

Peixe de tamanho médio a grande, com uma barbatana dorsal grande com pelo menos o dobro do comprimento da anal. A boca apresenta 2 pares de barbilhos sensoriais sendo terminal e protráctil. Podem existir formas sem escamas no corpo.

Mais sobre

Voltar

O rio Tejo nasce em Espanha, na Serra de Albarracin, e termina o seu percurso, de 1100 Km, em Lisboa. Na sua passagem por Vila Velha de Ródão, veneram a sua magnitude as Portas de Ródão, imponente formação rochosa do período ordovícico.

Voltar

O Caboz, também conhecido por cabeçudo, é um peixe de pequenas dimensões, entre os 12 e 15 cm. Tem uma cabeça grande tendo em conta o tamanho do corpo. Um peixe de cores escuras e em alguns casos sarapintadas. As zonas onde reside são caracterizadas por rochas que lhes dão abrigo para a vida.

Voltar

A cobertura arbórea natural desta região é predominantemente constituída pela azinheira nas zonas médias e altas, bem como por freixo, salgueiros, tamujo e pelo amieiro nas zonas ripícolas. Dada a intervenção antrópica, estão também presentes manchas arbóreas geridas, como os olivais, os eucaliptais e pinhais, assim como montados de azinho e de sobreiro. O PNTI apresenta comunidades típicas dos ecossistemas mediterrânicos, destacando-se no coberto vegetal, para além do montado de sobro e azinho, as seguintes formações vegetais

Voltar

É a ave de rapina mais ameaçada da Europa e uma das espécies mais sensíveis às perturbações provocadas pelo homem. Em 2013 existiam 407 casais reprodutores em toda a Península Ibérica. Esta contagem representa um aumento de 275 casais desde 1999. Em Portugal existiam 11 casais e os restantes estavam distribuídos pelas regiões autónomas espanholas: 150 em Castela-Mancha, 91 na Andaluzia, 56 em Castela e Leão, 50 na Estremadura e 49 na Comunidade de Madrid.[5]

significado

significado

Voltar

História. A Cistus albidus é nativa da região mediterrânica. O seu nome deriva do latim, onde «cisthos» é o nome atribuído a este género e «albidus» significa “branco” proveniente dos tomentos esbranquiçados das suas folhas.

Mais sobre

Voltar

A bacia hidrográfica do Douro tem 97 603 km² de área, 19,1% (18 643 km²) em território português, o que corresponde a cerca de 19,1% da área total. A sua altitude média é 700 m. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. De Samora à sua foz, corre entre fraguedos em canais profundos. O forte declive do rio, as curvas apertadas, as rochas salientes, os caudais violentos, as múltiplas irregularidades, os rápidos e os inúmeros "saltos" ou "pontos" tornavam este rio indomável. fluvio-marítimo.