Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Lindolfo Rocha

Damares Oliveira de Souza

Created on January 22, 2025

Plataforma digital Maria Dusá na escola: hiperedição do romance de Lindolfo Rocha

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Linha do tempo

Lindolfo Rocha

1890-1892

1880

1896-1897

1862

1904-1906

Cursa a Faculdade de Direito do Recife (PE); começa a trabalhar como jornalista no Diário de Notícias (Salvador-BA); é nomeado juiz preparador da Comarca de Correntina-BA).

Reside em Bom Jesus dos Meiras, atual cidade de Brumado-BA.

Muda-se para a cidade de Salvador, estabelecendo-se em Mar Grande, na Ilha de Itaparica,

Casa-se com Áurea Augusta de Brito; recebe o título de juiz preparador de Jequié.

No dia 03 de abril de 1862, Lindolfo Rocha nasceu em Grão Mogol, na cidade de Minas Gerais.

1902

1894

1882

1862-1870

1911

Renuncia ao cargo de juiz de Jequié e volta a se dedicar à advocacia, literatura e agricultura; Passa a colaborar com o Jornal de Notícias (Salvador, BA).

Renuncia ao cargo de juiz em Correntina e muda-se para Jequié (BA), então distrito de Maracás; Torna-se uma figura influente na luta pela emancipação do povoado de Jequié.

Fica órfão de pai entre os seis e oito anos de idade. Sua mãe, Irene Gomes, decide mudar-se para Xique-Xique de Igatu, na Chapada Diamantina (BA).

Muda-se para Maracás (BA), onde passa a dar aulas particulares e tocar pistão em uma filarmônica local para sustentar a si e sua mãe.

Falece em 30 de dezembro em Salvador, vítima de uma infecção intestinal.

Lindolfo Rocha

Em 1890, matricula-se na Faculdade de Direito, em Recife-PE, recebendo em 1892 o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Já diplomado, Lindolfo Rocha lança-se no jornalismo e, pouco mais tarde, é convidado a trabalhar no jornal Diário de Notícias, da Bahia, na cidade de Salvador. A sua permanência física na redação jornalística durou pouco tempo, pois logo é nomeado juiz preparador da Comarca de Correntina – BA, ainda em 1892. Apesar disso, suas contribuições para o jornal Diário de Notícias continuaram constantes, ao ponto que se tornou colaborador efetivo da redação durante dois anos (1910 e 1911), os seus dois últimos anos de vida.

Igatu - Chapada Diamantina

Igatu é um distrito do municípo de Andaraí, localizado na Chapada Diamantina-BA. Conhecida como Xique-Xique do Igatu, Cidade de Pedras ou, carinhosamente, Machu-Picchu brasileira, a pequena vila é cercada por montanhas e possui um casario histórico do século XIX, construído com pedras e resquício da época da mineração do diamante na região.

Link >

Lindolfo Rocha

No auge dos seus 34 anos e, após passar por um período de luto pela morte de sua mãe, Irene, em 1896, Lindolfo Rocha é aconselhado a casar-se com Áurea Augusta de Brito, vinte anos mais nova que ele. O casamento "arranjado" de Áurea e Lindolfo se realizou, não tiveram filhos e permaneceram juntos até 1911, quando Lindolfo Rocha faleceu.

Lindolfo Rocha

Dez anos após a sua partida de Grão-Mongol, têm-se notícias de Lindolfo Rocha em Bom Jesus dos Meiras, hoje cidade de Brumado-BA, em 1880.

Lindolfo Jacinto Rocha

É um escritor mineiro nascido em 03 de abril de 1862, na cidade mineira de Grão Mogol, zona de mineração de Minas Gerais. Filho de Manuel Jacinto Rocha e de Irene Gomes, Lindolfo Rocha viveu no sertão da Bahia quase a totalidade dos seus 49 anos. Entre os seis e oito anos de idade, ao ficar órfão de pai, sua mãe decide partir para o povoado de Xique-Xique de Igatu, na Chapada Diamantina-BA, onde residiam outros parentes. Um menino mestiço, pobre e criado pela mãe, pouco se sabe da sua infância.

Lindolfo Jacinto Rocha

Infelizmente, adquiriu uma forte infecção intestinal, a qual foi se agravando com passar dos dias. Dada a situação, sua esposa Áurea Brito buscou ajuda na capital, internando o marido na casa do amigo e médico Joaquim Reis Magalhães, situada na Freguesia dos Mares, na Calçada do Bonfim. Não havendo melhora, outros dois médicos foram chamados na tentativa de salvá-lo. Todos os esforços foram inúteis. Lindolfo Rocha veio a óbito em 30 de dezembro de 1911, na cidade de Salvador.

Jequié-BA

Antes de se tornar cidade, Jequié foi distrito de Maracás e dele se desmembrou em 25 de outubro de 1897. A cidade de Jequié está localizada a 365km de Salvador, no sudoeste da Bahia.

Conheça mais sobre a história da cidade de Jequié:https://www.jequie.ba.gov.br/historia

Lindolfo Rocha

Aos 18 anos, garantia o seu próprio sustento e de sua mãe, dando aulas particulares e tocando pistão numa filarmônica local. Sua mãe, Irene, dedicou-se totalmente à sua criação, não se casando novamente e permanecendo na condição de viúva até o final da vida.

Jornal de Notícias

Em 1902, Lindolfo Rocha passa a ser colaborador do Jornal de Notícias, da cidade de Salvador-BA.

Entre 1904 e 1906, Lindolfo transfere definitivamente sua residência para a Capital. Alugou uma casa em Mar Grande, ilha próxima à cidade de Salvador, dedicando-se a cuidar dos seus manuscritos já finalizados e dos que ainda estavam em processo de produção.

A Ilha de Itaparica situa-se na Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, e de sua ocupação se tem notícias desde os primeiros tempos da colonização portuguesa.