Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Clica

Agrupamento de Escolas Ruy belo

Dias com História

1º de dezembro 1640

É feriado em Portugal. Comemora-se o Dia da Restauração da Independência. Há 384 anos colocou-se fim ao Domínio Filipino em Portugal.
Clica

A UNIÃO IBÉRICA

Clica
Clica
Clica
Clica

A RESTAURAÇÃO DAINDEPÊNDENCIA

A REVOLTA

O QUE É QUE ISTO SIGNIFICOU?

COMO É QUE TUDO ACONTECEU?

Rei D. João IV

Aclamação de D. João IV

No dia 1 de dezembro de 1640, Portugal pôs fim a um período de governação espanhola que se estendeu de 1581 a 1640. Filipe IV abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. Recuperamos a nossa independência política e deu-se início a uma nova dinastia em Portugal, a Dinastia de Bragança.O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.

RESTAURAÇÃO DA INDEPÊNDENCIA

D. Sebastião

DE QUE FORMA PORTUGAL PERDEU A SUA INDEPENDÊNCIA?

Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião. Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros diretos para a coroa portuguesa. Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião, mas encontrava-se doente e só reinou durante dois anos.Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.

Convento de Cristo- Tomar

União Ibérica União Ibérica foi a união das Coroas portuguesa e espanhola entre 1580 e 1640

O DOMÍNIO FILIPINO

Foi na cidade de Tomar, em abril de 1581, mais precisamente no Convento de Cristo, que se reuniram as Cortes que inauguraram a era filipina: Filipe II de Espanha tornava-se Filipe I de Portugal, dando início à União Ibérica, um período de sessenta anos durante os quais o rei de Espanha era simultaneamente rei de Portugal.

Filipe IV de EspanhaRei de Portugal desde 1621 até 1640
Filipe III de EspanhaRei de Portugal desde 1598 até 1621
Filipe II de EspanhaRei de Portugal desde 1581 até 1598

O DOMÍNIO FILIPINO

Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe III (de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país. Se Filipe I honrou as promessas que fez aos portugueses nas Cortes de Tomar, já os seus sucessores (Filipe II e Filipe III) não honraram as garantias acordadas e agravaram significativamente a situação económica do reino português. Além disso, Espanha encontrava-se em guerra com vários países europeus que se transformaram, também, em inimigos de Portugal. A perda de territórios ultramarinos e o aumento dos impostos fizeram crescer o descontentamento contra o domínio espanhol.

Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.

A REVOLTA