Apresentação Essencial
Teresinha
Created on November 29, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
ALICE'S WONDERLAND BOOK REGISTRY
Presentation
THE MESOZOIC ERA
Presentation
GROWTH MINDSET
Presentation
VISUAL COMMUNICATION AND STORYTELLING
Presentation
ASTL
Presentation
TOM DOLAN
Presentation
BASIL RESTAURANT PRESENTATION
Presentation
Transcript
Um romance infantil
Louisa May Alcott
Carlota Botelho Teresa Nunes da SilvaDuarte Verde de SousaMaria Tinoco
Mulherzinhas
- Louisa May Alcott nasceu em 1832, na Pensilvânia e era filha de um filósofo.
- Cresceu numa família com dificuldades financeiras e foi educada em casa, juntamente com suas irmãs e então escrevia para tentar sustentar a sua familia.
- Inicialmente, escreveu romances e contos para adultos, mas a sua fama só cresceu com a publicação "Mulherzinhas" (Little Women), publicado em 1868.
- Alcott foi uma defensora dos direitos das mulheres e também apoiou a abolição da escravatura.
- Durante a Guerra Civil, trabalhou como enfermeira.
- Morreu em 1888, aos 55 anos, devido a um derrame cerebral.
Biografia:
"Mulherzinhas" é um livro que fala sobre quatro adolescentes- Meg, Jo, Beth e Amy- que vivem uma vida um pouco percária durante a Guerra Civil Americana. Cada uma tem um fardo que pesa bastante e a história vai desenrolar-se um bocado a partir desse ponto. São todas muito diferentes e tentam todos os dias lutar por serem pessoas melhores e mais "crescidas", para um dia puderem ser como o pai delas sempre quis que elas fossem. A história decorre grande parte em casa delas ou na do seu vizinho Laurie.
Jo: É de todas a irmã mais arrapazada, por vezes com um corportamento contrário ao esperado para as mulheres naquela altura. Vai mostrar-se ao longo da obra uma pessoa muito focada nos seus objetivos e que não se importa de perder o que mais gosta para dar aos outros, mas por vezes é bastante exagerada
Beth: mais humilde e menos conflituosa. Vai ser ela que, em imensas situações, vai tentar mostrar às irmãs que têm uma vida ótima todas juntas. Conseguimos perceber também que é uma pessoas muito tímida, reservada e frágil.
PERSONAGENS:
Amy: É a irmã mais nova, adora pintar e é muito pirosa e um bocado arrogante. Ao longo da história vai tentar livra-se do seu fardo que tanto lhe pesa e tentar ser todos os dias uma pessoa melhor
Meg: é a irmã mais velha, que ao longo do livro percebemos que é muito preocupada com a sua imagem e a da sua família, tentando que a Jo seja mais mulherzinha. É também uma pessoas com os sentimentos muito à flor da pele.
PERSONAGENS:
1. Natal onde oferecem o seu pequeno almoço para uma família carenciada2. Festa onde a Jo conhece o Laurie e onde se tornam grandes amigos 3. Corte de cabelo da Jo, para juntar dinheiro para o seu pai 4. Partida da mãe para Washington, para ir tratar do pai delas5. Doença de beth 6. Amy em casa da Tia March 7. Partida de Laurie com a Meg 8. Natal novamente reunidos
A autora tenta transmitir uma mensagem de incentivo, pois mesmo vivendo uma vida um tanto percaria elas continuam o seu caminho, sempre tentando livrar-se do fardo que cada uma transporta que tanto pesa, o que nos mostra que todos nós nos podemos livrar dos nossos fardos por mais dificil que seja. Acho que também nos transmite a ideia de que não é preciso ser muito abastado para ter uma boa vida e que é após os momentos de fragilidade que se percebe que somos mesmo surtudos
Os temas centrais do livro são: Amizade União Sacrifício Humildade Coragem
Gostámos todos do livro. Achamos que tem umas mensagens ótimas para pôrmos em prática no nosso dia a dia, como tentar livrar-nos dos nossos fardos que para uns é ser egoista, para outros é outra coisa, mas todos temos um por maior ou mais pequeno que seja. Consideramos que é uma obra também com um vocabulário bastante enriquecedor. Também gostamos porque é um livro que nos mostra o quotidiano de outras pessoas com estilo de vida diferentes do nosso e com uma educação muito mais antiga e contida. Recomendamos ler este livro a quem gosta de romances mais clássicos e a quem quer saber um bocado mais como é a vida naquele tempo, também a quem pode estar a passar dificuldades e ao ler esta obra poderá identificar-se.
Factos interessantes sobre a obra Mulherzinhas? Já foi adaptado para filme?
2 Uma vez que as raparigas que Louisa conhecia melhor eram as suas próprias irmãs, foi nelas e em si mesma que a autora baseou as quatro personagens principais. Jo foi criada com inspiração na própria Louisa. Já a sua irmã Anna, inspirou a personagem Meg, e May Alcott serviu de inspiração à Amy. Por sua vez, a trágica história de vida da sua irmã Elizabeth, que morreu de escarlatina inspirou a história de Beth.
1. O CLÁSSICO QUE QUASE NÃO EXISTIU Foi um editor, que fez o convite a Louisa May Alcott para escrever um livro para jovens leitoras. Com receio de parecer moralista ao escrever para um público mais jovem, e argumentando que não conhecia raparigas suficientes para se sentir à vontade a escrever para elas, Alcott inicialmente rejeitou a proposta. Mas, no final, acabou por ceder à pressão por parte da editora e aceitar
“Isso é que eu não sou! E se pentear assim o cabelo faz de mim uma senhorita, usarei duas tranças até aos vinte anos”
«Parece que todos estão à espera de alguma coisa e não conseguem estar sossegados, o que é estranho, porque o pai se encontra em casa, em segurança»
Frases destacadas:
«Passarinhos nos seus ninhos a acordo chegam»