Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ExploraçãoEspacial_11B

lara bou�as

Created on November 29, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Nature Presentation

Halloween Presentation

Tarot Presentation

Winter Presentation

Vaporwave presentation

Transcript

Escola Básica e Secundária de Vale D'Este

avanços tecnológicos na exploração espacial

Trabalho realizado por: Filipa Guimarães Nº4 Lara Bouças Nº9 Mariana Silva Nº11 11ºB

Introdução

Nas últimas décadas a exploração espacial regista avanços tecnológicos impressionantes.

Avanços tecnológicos

O desenvolvimento;

Importância;

Impactos;

Questões éticas e sociais;

Os avanços mais marcantes da tecnologia espacial
Sondas Espaciais - evolução

Sondas de Propulsão Avançada

Sondas de Retorno de Amostras

Sondas Interplanetárias e Rovers

Sondas de Observação e Monitoramento do Sol

a importância dos satélites no conhecimento do universo
A importância dos satélites no conhecimento do universo
As órbitas dos satélites

A órbita é o movimento que um corpo realiza em redor de outro corpo pela influência da força gravítica. A órbitra terrestre é o movimento que os satélites, sejam eles naturais ou artificiais, realizam em volta da Terra. Cada satélite deve ser situado em um tipo de órbita específico, dependendo do seu tamanho e utilidade.

A ciência dos foguetões

Ou tecnologia de foguetes
  • O que são foguetes espaciais?
  • Como funcionam?
  • Quais as etapas?
  • De onde são lançados?

Bibliografia

  • https://ptspace.pt/pt/espacial-contribuicao/
  • https://transformacaodigital.com/tecnologia/vida-no-espaco-a-evolucao-da-tecnologia-espacial/
  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/como-funciona-o-lancamento-de-um-foguete.htm
  • WIKIPEDIA, https://pt.wikipedia.org/wiki/Explora%C3%A7%C3%A3o_espacial , Acesso a 28 de novembro de 2024
  • "Tecnologia Vida no espaço: a evolução da Tecnologia Espacial", https://transformacaodigital.com/tecnologia/vida-no-espaco-a-evolucao-da-tecnologia-espacial/ , Acesso a 28 de novembro de 2024
  • A importância dos satélites no conhecimento do universo, https://view.genially.com/6392eb88f16dac001209416f/interactive-content-a-importancia-dos-satelites-no-conhecimento-do-universo, Acesso a 30 de novembro de 2024
  • A importância do satélites artificiais: utilidades e benefícios, https://geoinova.com.br/a-importancia-dos-satelites-artificiais-utilidades-e-beneficios/, Acesso a 30 de novembro de 2024
  • LEO, MEO e GEO: como podemos explicar os diferentes tipos de órbitra?, https://news.viasat.com/pt-br/blog/leo-meo-e-geo-como-podemos-explicar-os-diferentes-tipos-de-orbita, Acesso a 30 de novembro de 2024
  • VENTURA, G., FIOLHAIS, M., FIOLHAIS,C. (2024). Física e Química-11ºAno 11F,Texto Editores
  • https://pt.pinterest.com/, Acesso a 1 de dezembro de 2024
  • https://aerojr.com/blog/o-que-sao-sondas-espaciais/ , Acesso a 28 de novembro de 2024
  • https://astronoo.com/pt/sonda-espacial.html Acesso a 28 de novembro de 2024
Satélites de comunicações

Ao longo dos últimos anos tem se tornado cada vez mais simples e prático comunicar-nos com pessoas, que muitas vezes se encontram a quilômetros de distância ou mesmo do outro lado do mundo.Este inovação deve-se em grande parte ao desenvolvimento da tecnologia dos satélites. Hoje em dia, os satélites permitem a transmissão de sinais de rádio, televisão, telefone e internet para qualquer lugar do mundo.

Importância

Avanços científicos e conhecimento do universo, desenvolvimento tecnológico e inovações aplicadas, reparação para o futuro e sustentabilidade, etc.

Impactes

Impactos tecnológicos, econômicos, científicos, sociais e culturais, ambientais e éticos, futuros.

Tipos de órbitras

GEO

MEO

  • Geostationary Earth Orbit
  • órbitra circular paralela à linha do equador
  • o satélite fica fixo em relação à Terra a uma altitude de média de 36 mil km
  • período de 23h 56 minutos
  • Medium Earth Orbit
  • órbitra que fica entre a GEO e a LEO
  • altitude de 10400km da Terra
  • Período de de 6 horas

HEO

LEO

  • Highly Elliptical Orbit
  • órbita elíptica onde o ponto mais próxima da terra está 1000km de distância e o mais distante a 39000km
  • Período de 12 horas
  • Low Earth Orbit
  • altitude de cerca entre 500 e 1500km da Terra
  • Perído de 1h30 min

Sondas de Retorno de Amostras

Permitem coletar amostras de outros planetas e luas

Exemplo

Mars Sample Return

Sonda Dawn

Primeira sonda a orbitar dois corpos distintos no espaço (Vesta e Ceres).

Ceres (planeta-anão)
Estação Espacial ISS (1998-2011)

Laboratório espacial que orbita em torno da Terra

- Resultado de uma rara cooperação científica internacional que envolveu os Estados Unidos, a Agência Espacial Europeia, a Rússia, o Japão e o Canadá. - A estação tem a dimensão de um campo de futebol - T= 1,5h (dá 16 voltas à terra em 24h) - No mínimo, três e, no máximo, seis astronautas habitam a ISS permanentemente desde 2000.

Satélites meteorológicos

Os satélites de observação monitorizam o tempo atmosférico, fornecendo informações em tempo real que ajudam a tornar as previsões meteorológicos cada vez mais precisas.

Questões éticas e sociais

Exploração de recursos espaciais, lixo espacial, desigualdade no acesso à tecnologia espacial, colonização de outros corpos celestes, impactos culturais, etc.

Telescópio Espacial James Webb (JWST)

estudar o Universo primitivo, ou seja, a formação do universo

- Missão principal:

- As suas observações serão realizadas no infravermelho a partir de um ponto muito particular do Espaço, localizado a cerca de 1.5 milhões de km da Terra, no qual acompanhará o nosso planeta no seu movimento orbital em torno do Sol.

Telescópio espacial Hubble

Satélites artificiais

Os satélites artificiais são satélites que são criados pelo ser humano e colocados em órbita ao redor da Terra ou ao redor de qualquer outro corpo celeste. Este satélites são alimentadas através da energia solar captada por painéis solares. São lançados através de fogotões e outros dispostivos de lançamento, a partir de platormas localizadas na região equatorial, como o Cavo Canaveral na Florida (EUA)

O primeiro satélite a ser lançado para o espaço foi o Sputnik 1, em 1957, pela então União Soviética, no tempo da guerra fria. Era uma esfera metálica de 58cm de diâmetro, e tinha um período de 98 minutos. O seu "bip-bip"ficou conhecido em todo o mundo.

Primeiro satélite artificial

Monitoramento e segurança

Os satélites artificiais desempenham um papel crucial no monitoramento da segurança ao redor do mundo. Os satélites podem ser usados para rastrear atividades militares, monitorar fronteiras, detectar lançamentos de mísseis e fornecer informações estratégicas para as forças armadas. Além disso os satélites também são usados para monitorar desastres naturais, o que facilita uma resposta mais rápida e eficiente a ocorrências como sismos, furacões e incêndios naturais. Existem também satélites militares, contudo não temos muito informação acerca destes.

Num mundo tão globalizado quanto o nosso, os satélites artificiais desempenham um papel extrememamente importante na nossa sociedade moderna, fornecendo várias utilidades e benefícios para a população humana.

Satélites de observação

Os satélites artificias são extremamente importantes para a observação da Terra, fornecendo imagens de alta resolução. Estes satélites fotografam a superfície do planeta (vegetação, grandes massas de água), fazendo o mapeamento ambiental e geográfico. Recolhem informações sobre fontes de poluição e podem auxiliar a proteção civil em situações de catástrofes (incêndios. cheias, furacões, entre outros).

Pesquisa ciêntifica

Os satélites artficiais são também extremamente importantes para a investigação ciêntifica, pois os satélites permitem estudar o espaço, investigando planetas distantes, observar estrelas e galáxias e ainda coletar dados sobre o clima espacial. As informações fornecidas pelos satélites permitem expandir o nosso conhecimento sobre o universo e avançar em áreas como astronomia, astrofísica e ciências planetárias.

Satélites astronómicos

Estes satélites são equipados com telescópios e permitem efetuar boas observações astrónimicas, porque a luz que recebem não passa pela atmosfera. Um dos exemplos destes satélites é o James Web.

Satélites naturais

Os satélites naturais são corpos celestes sólidos, popularmente chamados de luas, as quais orbitam muitos planetas do sistema solar.

Escudo Térmico "Carbon-Carbon": A Parker Solar Probe está equipada com um escudo térmico composto por carbono que pode suportar temperaturas de até 1.370°C

Parker Solar Probe

Sonda espacial mais próxima já enviada ao Sol

Etapas

Corrida espacial - sonas - criação de estações espaciais - Telescópio James Webb - foguetes reutilizáveis.

Satélites de navegação

Os satélites por navegação formam um sistema que cobre quase todos os pontos da superfície terrestre. Um recetor que analisa os sinais emitidos por esses satélites permite-nos conhecer a nossa localização. Graças a estes satélites temos à nossa disposição sistemas como o GPS (Global Positioning System). Este tipo de tecnologias tem sido cada vez mais utilizado, e diariamente milhões de pessoas utilizam estas tecnologias para se orientarem.

Sondas Interplanetárias e Rovers

Voyager 1 Voyager 2

Rovers são veículos robóticos projetados para explorar a superfície de planetas,

  • primeira nave construída pelo homem a entrar no espaço interestelar.
  • Ela ultrapassou a heliosfera, a região dominada pelo vento solar do Sol, e entrou no meio interestelar, a região do espaço além da influência do Sol

Exemplo