Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Akihabara

Manu Nick

Created on November 29, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

HOMENS E MULHERES TÊM O MESMO PODER NA VIDA POLÍTICA?

Para

A partir dos gráficos podemos concluir que:

INTRODUZIR

A LEI DA PARIDADE

Como podemos observar no gráfico ao lado, que nos informa acerca dos resultados da última eleição europeia (que ocorreram entre 6 ou 9 de junho de 2024), a percentagem do género masculino é praticamente o dobro da percentagem dos votos do género feminino.

A lei da paridade, que entrou em vigor em 2006, permite a existência de um certo equilibrio entre o número de homens e mulheres na vida política, fazendo com que nenhum deles seja excluído. Na representação de género deve haver pelo menos 33% de cada um destes, para que esta lei se cumpra.

Opinião: De acordo com a opinião de Glória Ausió (diretora de recursos humanos da Ricoh), "Faltam cerca de 130 anos para alcançar a paridade de género", ou seja, um equilíbrio entre géneros nas eleições.

Quando ouvimos falar de "homens e mulheres na vida política" invade-nos o sentimento de desigualdade de género e surge a dúvida se a influência e os poderes dos mesmos têm igual peso.

66,4%

33,6%

Follow us!

A lei da paridade: eleições de 1975-2019

CONCLUSÕES FINAIS

A partir deste trabalho é possível concluir que a partir de 1975 (início dos dados), houve uma mudança significativa do número de deputadas eleitas até 2019 (fim dos dados). Realça-se que as mulheres estão a conquistar mais poder e liberdade dentro da política, podendo através do gráfico perceber que o número aumentou ao longo dos anos. Ou seja, as mulheres estão a aumentar a sua influência na política, porém este processo é demorado, assim como retrata a opnião de Glória, já que dentro da política há domínio sobretudo do género masculino.

Homens e Mulheres na política: a Lei da Paridade

Alunos / Nº - Ana Rute Fernandes nº1 - Ana Sofia Reis nº 2 - Clara Silva nº 6 - Manuella Moreto nº17 Prof.: Teresa Afonso

fontes:

Jornal Público Site do Parlamento