Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Friso Cronológico da PAC
João Gávea
Created on November 29, 2024
Trabalho do aluno João Gávea N.º11 do 11.ºE
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Education Timeline
View
Images Timeline Mobile
View
Sport Vibrant Timeline
View
Decades Infographic
View
Comparative Timeline
View
Square Timeline Diagram
View
Timeline Diagram
Transcript
João gávea n.º11 11.ºe
Friso cronológico da PAC
2003
1992
1957
2021-2027
Primeira reforma da PAC
Última reforma da Pac
Comunidade Económica Europeia(CEE)
Terceira reforms da PAC
2014-2020
1999
1962
Criação da PAC
Quarta reforma da PAC
Segunda reforma da PAC
Reforma de 1999
Já em 1999, na prespetiva do alargamento da UE, e no âmbito da "Agenda 2000", adotou-se uma nova reforma, que reforçou as alterações introduzidas em 1992, e teve como principais objetivos a pordução de alimentos seguros, de elevada qualidade e a preços acessíveis para os cidadãos da UE, assegurar um nível de vida equitativo aos agricultores, preservar os recursos naturais e respeitar o ambiente
Reforma de 2003
Como a OMC surgiu, em 1995, a agricoltura passou a ser incluída no domínio das regras do comércio internacional. Logo,a agricoltura da UE, não pôde continuar à margem das regras do mesmo. assim, a reforma de 2003 visou, à contribuição para a defesa da PAC nas negociações internacionais no quadro da OMC. Nesta reforma a grande reforma foi a substituição das ajudas ligadas ao rendimento por um pagamento único às explorações, menos focado da produção, e condicionado ao respeito de nromas ambientais, de segurança alimentar, de sanidade animal, de fitossanidade, e de bem-estar animal.
Reforma de 2021-2027
Com esta nova reforma, a PAC assentará em três objetivos gerais e em nova objetivos escíficos fundamentais: Garantir o abastecimento alimentar, Contribuir para objetivos ambientais e climáticos e a promoção do desenvolvimento socioeconómico dos territórios. Estes estão centrados em metas sociais, ambientais e económicas, refletindo a multifuncionalidade económica, ambiental e socio-territorial
Reforma de 1992
- redução dos preços
- diminuição dos custos
- decréscimo dos excedentes
- redução das assimetrias entre os Estados-membros
- Manutenção da população agrícola
- respeito e a valorização do meio ambiente
Face aos problemas financeiros, de mercado e ambientais, tornou-se imperativo reformar a PAC, de modo a reorientar a agricultura europeia para uma produção tendo em vista o mercado. Esta reforma foi decidida a 21 de maio de 1992.
Comunidade Económica Europeia
Em 1957, a Europa dos seis (França, Républica Federal da Alemanha,Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) assinou o tratado de Roma, criando a CEE, que previa a implementação de uma Política Agrícola Comum.
Criação da PAC
A PAC consiste num conjunto de leis adotadas pela UE para estabelecer uma política unificada para o setor da agricultura nos países da UE. Criada em 1962 pelos seis países fundadores da então Comunidade Europeia, é a política da UE mais antiga ainda em vigor.
Reforma de 2014-2020
Esta reforma, foi decidida, a pensar no reforço de várias medidas no âmbito da segurança entre elas a segurança alimentar, segurança do ambiente e alterações climáticas e a segurança do equilíbrio territorial.