Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Problema da salinização dos solos e dos aquíferos

Bruna Ferreira

Created on November 28, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Problema da salinização dos solos e dos aquíferos

A salinização do solo corresponde a um problema socioambiental, que resulta de um acúmulo excessivo de sais solúveis na água devido à não evaporação ou drenagem da água, o que pode ocasionar a desertificação e colaborar para a intrusão da água marinha nos aquíferos. Este problema já vem sido constatado à muito tempo em Portugal e em várias partes do mundo, como o Brasil, e pode causar o agravamento dos processos de infertilidade dos solos, pelo que, se deve ter em atenção os sinais de alerta.

No que consiste a salinização dos aquíferos e dos solos?

Existem dois tipos de causas da salinização: primária e secundária, natural e humana respectivamente. Um exemplo de salinização primária é o degelo em áreas polares, que eleva o nível do mar e faz a água salgada avançar em direção aos aquíferos e salinizar a água doce neles. Entretanto, as atividades humanas que geram a salinização estão relacionadas principalmente à falta de responsabilidade quanto ao regadio de áreas e desflorestação.

Qual a sua origem?

Qual a sua origem?

Desmatamento- As plantas acima do solo funcionam como uma proteção e, quando retiradas, existe a possibilidade da evapotranspiração,(fenómeno em que as plantas levam água para a atmosfera), diminuir e a água de regadio ou da chuva precipitadas deixem sais presos no solo. Outro problema relacionado ao desmatamento é que a água subterrânea pode acabar por subir para a superfície, esta extremamente rica em sais, irá evaporar e deixar uma quantidade enorme de sais no solo. Por causa destes, os aquíferos também estarão sujeitos à salinização devido justamente, à falta de proteção.

Má irrigação- A água que rega as plantações é muito rica em sais e usada em grande quantidade, assim, quando evaporada, deixa muitos sais concentrados tanto no solo, podendo atingir os aquíferos.

Causas

Uso excessivo da água subterrânea- Devido ao intenso gaste da água doce dos aquíferos, a água salinizada facilmente avança.

Pouca drenagem e impermeabilização do solo- A água não é absorvida, fica parada e, quando evaporada, deixa muitos sais no solo, que podem impedir a permeabilização da água no solo.

Técnicas de cuidado do solo- Existem muitas técnicas pesadas de cuidado com o solo que fazem com que este fique muito sensível à salinização, que deixam o solo sem cobertura.

Causas

Causas

Devido à intensa salinização nos solos, o ambiente ideal para plantio pode em breve virar desértico e perder a sua fertilidade, por impedir muitas vezes a absorção da água pelas raízes das plantas, que, por isso, morrem, deixando assim o solo mais exposto à erosão. Por causa da salinização dos aquíferos, a água potável e doce pode ficar escassa e inacessível para algumas pessoas, especialmente moradores de uma cidade marinha.É também importante ressaltar que tudo isto afeta a agricultura e a economia diretamente devido à infertilização dos solos,induz o risco de inundação e afeta a biodiversidade devido à qualidade da água.

Consequências

https://www.industriaeambiente.pt/noticias/baixo-nivel-aquiferos-algarve-pode-aumentar-salinizacao-agua/

Para prevenir esse problema,é preciso informar mais os agricultores e avisá-los sobre o risco de algumas atitudes no plantio e regadio de plantações, assim como conscientizar a população quanto ao gasto da água doce e procurar implementar cultura de economia dessa fonte. Para prevenir, também seria útil a criação de mais políticas contra o desmatamento e supervisão de extensas áreas de terra. “Face a esta realidade(Os lençóis freáticos no Algarve a apresentar níveis abaixo do que seria previsível, aumentando o risco de salinização), devemos todos fazer um uso criterioso e consciente, não só no setor agrícola, como deve ser extensível a todos os setores económicos do Algarve e ao consumo doméstico”, alertou o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro.

Como prevenir?

-Aquíferos no Algarve

Exemplos pelo mundo

Uma das formas de resolver o problema de salinização dos solos e dos aquíferos é implantando a técnica de fitorremediação, que usa plantas que absorvem sais e podem, na verdade, tornar o solo mais saudável.Pode-se também fazer a lavagem do solo com água, que vai levar os sais “embora” e depois ser drenada. Assim, deve-se melhorar a drenagem da água para evitar a concentração de sais na superfície. Outro material essencial é o gesso agrícola, que ajuda a tornar o solo mais poroso e impede que ele se torne muito compacto, melhorando a drenagem da água e fornecendo cálcio para substituir os sais concentrados.

Como resolver?

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR)que contribui para a execução das políticas e regulação da atividade da agricultura sendo uma autoridade na questão do regadio. https://www.gov.pt/entidades/direcao-geral-da-agricultura-e-desenvolvimento-rural- O governo português no comprimento das leis da política agrícola comum, que busca além de ajudar aqueles que vivem da agricultura, também colabora para a utilização sustentável dos recursos naturais. https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/cap-introduction/ A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura(FAO) com influência mundial comenta e aconselha quanto à salinização dos solos e pode criar políticas para melhorias nesse quesito. https://openknowledge.fao.org/server/api/core/bitstreams/7e6092ee-686e-45f7-ab44-12704d2edaa1/content O Programa das Nações unidas para o Meio Ambiente(PNUMA) ajuda a medir a qualidade da água de vários locais e, assim como a FAO, tem influência para criar políticas, mandatos e técnicas para melhoria do cuidado com os aquíferos e com o solo. https://www.unep.org/pt-br/sobre-o-pnuma/por-que-o-pnuma-e-importante

Quem nos pode ajudar?

Referência bibliográfica https://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2015000400009?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2015000400009 https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/processo-salinizacao-solo.htm https://arvoreagua.org/ciclo-hidrologico/aquifero/salinizacao-de-aquiferos https://www.industriaeambiente.pt/noticias/baixo-nivel-aquiferos-algarve-pode-aumentar-salinizacao-agua/ https://tutormundi.com/ https://www.gov.pt/entidades/direcao-geral-da-agricultura-e-desenvolvimento-rural- https://www.consilium.europa.eu/pt/policies/cap-introduction/ https://openknowledge.fao.org/server/api/core/bitstreams/7e6092ee-686e-45f7-ab44-12704d2edaa1/content

Sites utilizados:

Trbalho realizado por: Bruna Ferreira e Esther Neiva

Obrigada!