Saúde Mental na Adolescência
Índice
- Aumento de problemas de saúde mental entre os adolescentes pelo mundo incluindo Portugal
- Consequências. O que caracteriza essa nova morbilidade. Como se manifesta nos jovens
- Quais os primeiros sinais de problemas de saúde mental a que os pais devem estar atentos
- Que tipo de politicas públicas que protejam a saúde mental se podem/ devem desenvolver
- Como reconhcer, tratar e superar um caso real de saúde mental
O que é a saúde mental?
- Entende-se por saúde mental o bem-estar emocional, psicológico e social de um individuo.
- Esta afeta a forma como nos sentimos e pensamos, o que influencia a capacidade de lidar com o estresse e a maneira como nos relacionamos com os outros.
- Saúde mental não significa a ausência de transtornos mentais, mas sim a habilidade de manter o equilíbrio interno.
· Aumento de problemas de saúde mental entre os adolescentes pelo mundo, incluindo Portugal
Principais fatores de origem deste fenómeno:
- Pressão escolar e social: A pressão por um bom desempenho escolar e aceitação no mercado de trabalho causa constante estresse aos jovens.
- Redes sociais e tecnologia: A cultura do cyberbullying, as comparações sociais e a pressão por validação afetam a autoestima e o bem-estar de grande parte dos adolescentes.
- Isolamento Social: A pandemia do Covid-19 aumentou o isolamento e a incerteza sobre o futuro, o que gerou a ansiedade entre a geração mais nova.
- Problemas Familiares: Problemas com a família, separações e violência no ambiente familiar causam transtornos mentais aos jovens.
Consequências? O que caracteriza essa nova morbilidade? Como se manifesta nos jovens?
- Comportamentos de risco: Muito adolescentes usam como tentativa de escapar aos seus problemas substâncias ilícitas, como álcool e drogas. Além disso, muitos utilizam a automutilação para aliviar os sentimentos de vazio, em casos mais graves, pode levar mesmo ao suicídio.
- Danos á saúde física: Distúrbios alimentares como a anorexia e compulsão alimentar surgem devido á baixa autoestima ou devido á ansiedade, também a insónia ou sono excessivo tendem a prejudicar o equilíbrio físico e mental.
- Dificuldade em transitar para a vida adulta: Problemas de saúde mental que não são tratados na adolescência podem levar a transtornos crónicos na vida adulta, o que acaba por afetar escolhas importantes como estudos superiores, carreira profissional e independência.
Quais os primeiros sinais de problemas de saúde mental a que os pais devem estar atentos?
Os primeiro sinais são:
- Mudanças no comportamento: O afastamento social, como evitar estar com amigos ou familiares, é um sinal preocupante e pode indicar a dificuldade de se relacionar com outros. Também a irritabilidade e agressividade, especialmente se acontecerem com frequência podem ser um sinal de necessidade de ajuda psicológica.
- Alterações no humor: As oscilações bruscas de humor, a dificuldade em relaxar/preocupação excessiva e a constante tristeza podem ser indicativos de questões emocionais e merecem atenção.
- Sinais de alerta mais graves: Alguns indícios mais alarmantes podem ser, a constante fala sobre desesperança, a automutilação (cortes, queimaduras ou outros ferimentos) e o uso de substâncias ilícitas.
Que tipo de políticas públicas que protejam a saúde mental se podem/devem desenvolver?
Alguns exemplos de políticas:
- Educação e prevenção nas escolas: A prática de professores para reconhecer os primeiros sinais de alerta e campanhas anti-bullying podem promover um ambiente mais seguro e acolhedor para os adolescentes. Deve-se aumentar o número de psicólogos e psiquiatras nas escolas.
- Aumento do acesso a profissionais de saúde: É necessário criar mais centros de saúde mental juvenil acessíveis e confidenciais, onde os jovens possam procurar ajuda sem medo de julgamento. Além disso, é importante oferecer atendimento gratuito aqueles mais necessitados e que possam não ter condições para usufruir de um psicólogo ou psiquiatra.
- Redução do estigma: É recomendado promover campanhas que expliquem que a busca por ajuda mental é normal e deve ser aceite sem julgamento, incentivando a juventude a procurar ajuda quando necessário.
Reconhecer, tratar e superar: um caso real de saúde mental
Um exemplo anónimo, conhecido por nós, relatou que detetaram o seu problema de saúde mental através das mudanças de comportamento como o seu isolamento no quarto e a falta de comunicação com os seus pais e amigos.
Esses comportamentos tiveram influência da pandemia do Covid-19, o que agravou o seu estado mental. Os seus pais perceberam a sua alteração comportamental, e como não conseguiram ajudar sozinhos, procuraram ajuda profissional. Ao frequentar o psicólogo, foi diagnosticado depressão profunda, ansiedade e fobia social. Foram tomadas algumas medidas para a contribuição do seu bem-estar, como a utilização de medicamentos receitados e constante observação profissional. Com o fim do Covid-19 e com estas ajudas, foram notáveis progressos nos seus comportamentos e na sua socialização e hoje em dia, a pessoa encontra-se estável.
Obrigada pela atenção!
trabalho di psico
Diana Esteves
Created on November 28, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Map
View
Akihabara Map
View
Frayer Model
View
Create Your Story in Spanish
View
Microcourse: Key Skills for University
View
Microcourse: Learn Spanish
View
January School Calendar
Explore all templates
Transcript
Saúde Mental na Adolescência
Índice
O que é a saúde mental?
· Aumento de problemas de saúde mental entre os adolescentes pelo mundo, incluindo Portugal
Principais fatores de origem deste fenómeno:
Consequências? O que caracteriza essa nova morbilidade? Como se manifesta nos jovens?
Quais os primeiros sinais de problemas de saúde mental a que os pais devem estar atentos?
Os primeiro sinais são:
Que tipo de políticas públicas que protejam a saúde mental se podem/devem desenvolver?
Alguns exemplos de políticas:
Reconhecer, tratar e superar: um caso real de saúde mental
Um exemplo anónimo, conhecido por nós, relatou que detetaram o seu problema de saúde mental através das mudanças de comportamento como o seu isolamento no quarto e a falta de comunicação com os seus pais e amigos. Esses comportamentos tiveram influência da pandemia do Covid-19, o que agravou o seu estado mental. Os seus pais perceberam a sua alteração comportamental, e como não conseguiram ajudar sozinhos, procuraram ajuda profissional. Ao frequentar o psicólogo, foi diagnosticado depressão profunda, ansiedade e fobia social. Foram tomadas algumas medidas para a contribuição do seu bem-estar, como a utilização de medicamentos receitados e constante observação profissional. Com o fim do Covid-19 e com estas ajudas, foram notáveis progressos nos seus comportamentos e na sua socialização e hoje em dia, a pessoa encontra-se estável.
Obrigada pela atenção!