Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

As Sombras, as marionetas de sombras e o contexto educativo

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

sombra

um fascínio

O que é a sombra

caminho

Marionetas de Sombra

Contexto Educativo

O que é a sombra

01

Porque me fascina?

a sombra

“Fala claro, interrompeu Jesus. Não é possível, disse Deus, as palavras dos homens são como sombras, e as sombras nunca saberiam explicar a luz, entre elas e a luz está e interpõe-se o corpo opaco que as faz nascer”.

José Saramago (Evangelho Segundo Jesus Cristo)

‘O confronto com a sombra é uma viagem interior, passar entre a luz e o escuro, o indefinido e o definido, é imaterial num processo criativo filtrado pelos sentidos e pelas emoções. Encontrar a sombra é como voltar às origens, sentir-se de novo uma criança livre de condicionamentos e julgamentos, e nesta condição neutra o mundo aparece com novos pontos de vista .'

Ferrari (2017)

"brincar com a sombra abre canais de comunicação capazes de superar barreiras”

Ferrari (2017)

Marionetas de Sombra

02

Curiosidades

Cia Quase Cinema

Tholu Bomalatta

Marionetas de Sombras

Wayang Kulit

Marionetas de sombra

Breve História

Teatro de Sombra

ContextoEducativo

03

Curiosidades na prática

Sombra

Estádio da Sombra - outroEstadio do Espelho - eu

'-Porque é que há uma sombra ali? (faziamos uma sombra com a mão).Gal (5 anos): Porque há uma mão.-E porque é que a sombra é preta? Porque... porque temos ossos.'

Stoichita, V. (2016).

Estádio da Sombra - Piaget (1927)

  • 5 anos - a criança percebe que a sombra é produzida por um objeto (mão) e que se deve ao carácter opaco desse mesmo objeto (ossos);
- sabe que a sombra interna - objeto e a sombra externa - noite;
  • 6-7 anos - a sombra é produto do objeto apenas;
  • 8 anos - já sabe prever a orientação das sombras;
  • 9 anos - sinónimo da ausência de luz.

Marionetas de sombra

Como Recurso Educativo

As experiências dramáticas proporcionadas à criança na Educação Pré-Escolar, como o jogo simbólico e o jogo dramático, são atividades espontâneas e da sua iniciativa, nas quais o educador amplia e enriquece as propostas, através de novas situações de representação intencional, disponibilizando objetos como marionetas e outros recursos tais que Teatro de sombras, de papel, de objetos (Silva et al., 2016).

Tudo ocorre no quotidiano do jardim de infância com experiências verdadeiras das crianças, através de improvisações (base do Teatro feito por crianças) nas diversas oficinas, criando as suas próprias histórias, personagens, guiões, cenários, adereços, guarda-roupa, disfarces, máscaras, maquilhagem, jogos de luz e sombra, música, dança, com um permanente jogo, facilitando múltiplas possibilidades de uma situação. (Gauthier, 2000).

Marionetas de sombra

Como Recurso Educativo

BENEFÍCIOS: - Favorece a Inclusão; - Permite ficar "mais quietas e calmas"; - Favorece o "fazer silêncio"; - “é giro e não faz mal ter vergonha".

APRENDEM A:- Fazer silêncio;- Respirar;- Manipular marionetas no Teatro de Sombras;- Integrar no seu reportório palavras como: - Marionetas; - Personagens, - Teatro, - Sombras humanas; - Caixa de sombras...

sedimentando o conhecimento

A prática teatral torna-se efetiva pela multiplicidade de ideias e lembranças que despertam, (re)significando as experiências (Nascimento).

No encontro com a nossa sombra descobrimos os dons da nossa natureza autêntica e conquistamos a felicidade

Para Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (Nascimento).

Vigotski, afirma que “Ensinar o ato criador da arte é impossível; entretanto, isto não significa, em absoluto, que o educador não pode contribuir para a sua formação e manifestação” (Nascimento)

Referências

  • Chopra, D; Ford, D e Williamson, M. (2024). O Efeito Sombra - Descubra a força luminosa do seu lado mais sombrio. Editora: Pergaminho.
  • Contractor, M. Teatro de sombras na Índia. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 09, p. 074–089, 2018. DOI: 10.5965/2595034701092012074. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701092012074. Acesso em: 28 nov. 2024.
  • Ferrari, F. (2017). O Teatro de Sombras. MÓIN-MÓIN, Revista de Estudos Sobre o Teatro de Formas Animadas, 13(18), 142 – 155.
  • Nascimento, E. O sentido de experiência na prática do teatro de sombras com educadores. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 09, p. 194–211, 2018. DOI: 10.5965/2595034701092012194. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701092012180%201059652595034701092012194. Acesso em: 28 nov. 2024.
  • Robles, R.; Godoy, S. Novos caminhos do teatro de sombras: performance e work in progress. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 09, p. 128–145, 2018. DOI: 10.5965/2595034701092012128. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701092012128. Acesso em: 28 nov. 2024
  • Saramago, J. (1991). o Envangelho Segundo Jesus Cristo. Editora: Caminho.
  • Stoichita, V. (2016). Breve História da Sombra. Editora: KKYM.
  • Visita ao Museu da Marioneta, Lisboa.
  • manipuladas na horizontal;
  • vara encaixa em furos pré-existentes.

Karagoz

Pele de camelo; pigmentos vegetais.Personagem principal Karagoz - "Olho Negro" acompanhado pelo amigo Hacivat.Lenda: Distraiam os companheiros durante a construção da mesquita o que atrasava a obra. Foram condenados à morte pelo sultão. Como deixaram saudades, foram recriados, para memória, em teatro de sombras.

  • Festival Lanternas/ Ano Novo;
  • Recitar os sutras e ensinar/ propagar a religião;
  • Bençãos/ Proteção;
  • Salvação/ funeral;
  • Templos e mosteiros.

Sombras Chinesas

Pele de burro, madeira, metais e pigmentos naturais.Finamente recortadas têm origem na ópera do país, são sempre apresentadas de perfil;Adereços - móveis ou cadeiras;As cabeças são amovíveis e mudam em função da personagem que representam.

  • Olhos alongados e corpo estreito;
  • Olhos redondos presas e corpos grandes;
  • Demónios e figuras maléficas;
  • Palhaços cómicos.

Wayang

Pele e chifre de Búfalo, madeira.Espetáculo dura toda a noite;Reportório épico Ramayana e Mahabharata integra o Bhagavadgita com referências a Arjuna e Krishna;O Dalang (manipulador) recita e conduz o gamaleão (orquestra tradicional).

Desenho extraído do portefólio de aprendizagens de uma criança de 5 anos que representa a sua vivência no Projeto "Laboratório de Teatro na EPE - Descobertas Teatrais ao redor do Livro-Álbum", sessões 9, 10, 11 e 12.

  • Variam de tamanho - 28 cm a 1,75 m - consoante os personagens que representam e a sua importância;
  • O corpo inteiro e a cabeça são sustentados pelo talo de uma folha de palmeira ou uma vara de bambu;
  • Teatro folclórico Yaksyagana do centro sul da Índia. A lâmpada principal do templo é levada em procissão pelos manipuladores, músicos e sutradhars - marionetista e recitador principal - que cantam ao som de tambores e címbalos - talam. Esta procissão circunda o palco três vezes, então a lâmpada de cena é acesa seguida pela invocação a Ganesh.

Tholu Bomalatta

Couro de cabra ou búfalo e corantes vegetais.Tholu Bomalatta - arte das sombras de couro.As maiores silhuetas coloridas de teatro de sombras do mundo.

  • Processos criativos e questões conceptuais questionam e refletem sobre onde o teatro de sombras contemporâneo se encontra com as artes plásticas, a performance e o cinema;
  • Descoberta de infinitas possibilidades de criar imagens em movimento e projetá-las sobre qualquer superfície;
  • Importância do espaço e do tempo na construção das cenas;
  • Reinventores de uma linguagem milenar;
  • A experiência do artista e o convívio do grupo durante o processo de criação é desestabilizador, despadronizador, incorpora e recria o trabalho num exercício de permeabilidade de novas experiências e processos;
  • Esboça o guião da performance e deixa espaço em aberto para o acaso durante a apresentação;
  • A atenção, a escuta, a sensibilidade e a presença cénica.

Cia Quase Cinema