Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Economia

João Ramos

Created on November 27, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Começar

Influência da Indústria e das energias na economia portuguesa

Um estudo realizado pela empresa McKinsey & Company sobre o desenvolvimento energético e industrial destaca um atraso significativo da Indústria em Portugal.

A desindustrialização

O estudo indica que tem havido uma desindustrialização na Europa, mas, em Portugal, a redução da atividade industrial é mais acentuada. A níveis estatísticos, entre 1995 e 2023, notou-se que o peso da Indústria no PIB de Portugal diminuiu 4,5%, enquanto, na Europa, o decréscimo foi apenas de 3,4%. O estudo também aponta que, apesar do forte investimento em ativos fixos e dos níveis estáveis de produção de veículos, as despesas em investigação e desenvolvimento industrial quase estagnaram na última década, o que pode comprometer a inovação tecnológica em Portugal.

A Ascensão Energética

Relativamente às Energias, Portugal tem grandes condições de iniciar uma transição energética rentável devido à sua capacidade de produzir Energia renovável, o que reduziria os custos de produção até 20% mais baratos comparativamente à média europeia, de acordo com o estudo. Este também revelou que Portugal evoluiu significativamente no que toca à redução de emissões de gases poluentes, na venda de veículos elétricos e os progressos nos projetos de hidrogénio verde estão a fluir corretamente, mas, em contrapartida, as tecnologias como o biometano e os biocombustíveis estão atrasadas.

Conclusão

cooperação energia-indústria

Tendo em conta os desníveis entre a evolução energética e industrial, conclui-se que Portugal deve apostar na produção de Energias renováveis, para fins lucrativos, de modo a que consiga rentabilizar um desenvolvimento industrial com os lucros obtidos.

+cooperação

Uma Indústria mais avançada impulsionará a transição energética, e, por sua vez, a transição energética é uma oportunidade para construir uma Indústria mais competitiva, bem como para tornar o nosso país mais atrativo para o investimento de estrangeiros.

Trabalho realizado por João Ramos & Henrique Real