Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
TRAVEL BY PLANE PRESENTATION
Dinis Matvyeyev
Created on November 27, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Higher Education Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Relaxing Presentation
View
Nature Presentation
Transcript
VILA REAL
VILA REAL
Vila Real é uma cidade portuguesa e capital da sub-região do Douro, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Vila Real. É sede do município de Vila Real que tem uma área total de 378,80 km², 49 574 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 131 habitantes por km², subdividido em 20 freguesias.
Gastronomia
Mini resumo:
Os resultados expressam-se em verdadeiros pitéus – presunto, salpicão, alheiras, linguiças, moiras, disponíveis na generalidade dos restaurantes transmontanos, sendo também encontrados em algumas feiras do distrito e estabelecimentos com charcutaria.
Feijoada à Transmontana
os presuntos, as alheiras, os salpicões.
Carnes – Fumeiro Por terras transmontanas, o porco é recurso cimeiro na alimentação do seu povo.
Sugestões de Restaurantes:
Monumentos
Pelourinho de Murça
Palacio de Mateus
Ponte Romana de Chaves
Sexta Feira 13
Vila Real
Poucas festas em Portugal conseguem, de modo tão afirmativo e unânime, associar a cultura popular aos desafios da contemporaneidade. A Sexta 13 – Noite das Bruxas, em Montalegre constitui, provavelmente, o mais disseminado exemplo da reinvenção das tradições populares de Trás-os-Montes. A sua essência reside nos serões tradicionais de Barroso, espaço onde o fiadeiro de contos e estórias do arco-da-velha preenchiam as longas noites de invernia. Contos e lendas, magia e superstição, trocadilhos e lengalengas eram partilhados com os mais novos, resultando num processo de transmissão da sabedoria e cultura popular de Barroso, hoje em processo de recuperação. Parte desta tradição oral, sobretudo ligada à superstição e ao fantástico, foi recuperada pelo Padre Fontes no início da década de 1980, por intermédio do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e, posteriormente, transposta para os restaurantes e espaços públicos de Montalegre dando origem à Sexta 13 – Noite das Bruxas.
Terra de MontanhaVinho TretasForneriaGa.re.Garrafeira RestauranteCais da Villa. ChaxoilaBons Tempos Restaurante Petiscos Quinta do Paço Restaurante
A sexta-feira 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar. Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: Os 12 meses no ano; As 12 tribos de Israel; Os 12 apóstolos de Jesus; Os 12 deuses do Olimpo; Ou os 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se, pela tradição, o mais azarado dos dias.[1] Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.