Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

TRAVEL BY PLANE PRESENTATION

Dinis Matvyeyev

Created on November 27, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

VILA REAL

VILA REAL

Vila Real é uma cidade portuguesa e capital da sub-região do Douro, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Vila Real. É sede do município de Vila Real que tem uma área total de 378,80 km², 49 574 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 131 habitantes por km², subdividido em 20 freguesias.

Mini resumo:

Gastronomia

Feijoada à Transmontana

Os resultados expressam-se em verdadeiros pitéus – presunto, salpicão, alheiras, linguiças, moiras, disponíveis na generalidade dos restaurantes transmontanos, sendo também encontrados em algumas feiras do distrito e estabelecimentos com charcutaria.

Carnes – Fumeiro Por terras transmontanas, o porco é recurso cimeiro na alimentação do seu povo.

os presuntos, as alheiras, os salpicões.

Sugestões de Restaurantes:

Ponte Romana de Chaves

Palacio de Mateus

Pelourinho de Murça

Monumentos

Vila Real

Poucas festas em Portugal conseguem, de modo tão afirmativo e unânime, associar a cultura popular aos desafios da contemporaneidade. A Sexta 13 – Noite das Bruxas, em Montalegre constitui, provavelmente, o mais disseminado exemplo da reinvenção das tradições populares de Trás-os-Montes. A sua essência reside nos serões tradicionais de Barroso, espaço onde o fiadeiro de contos e estórias do arco-da-velha preenchiam as longas noites de invernia. Contos e lendas, magia e superstição, trocadilhos e lengalengas eram partilhados com os mais novos, resultando num processo de transmissão da sabedoria e cultura popular de Barroso, hoje em processo de recuperação. Parte desta tradição oral, sobretudo ligada à superstição e ao fantástico, foi recuperada pelo Padre Fontes no início da década de 1980, por intermédio do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e, posteriormente, transposta para os restaurantes e espaços públicos de Montalegre dando origem à Sexta 13 – Noite das Bruxas.

Sexta Feira 13

Terra de MontanhaVinho TretasForneriaGa.re.Garrafeira RestauranteCais da Villa. ChaxoilaBons Tempos Restaurante Petiscos Quinta do Paço Restaurante

A sexta-feira 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar. Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: Os 12 meses no ano; As 12 tribos de Israel; Os 12 apóstolos de Jesus; Os 12 deuses do Olimpo; Ou os 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se, pela tradição, o mais azarado dos dias.[1] Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.