Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação filosofia
Carolina Rodrigues de Sousa Menescal Dan
Created on November 27, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Filosofia e Senso comum
INTRODUÇÃO
Qual é o lugar do senso comum na perspetiva de alguém com atividade filosófica?
1.2 Como é que filósofos veem o senso comum?
1.3 Até onde devemos acreditar no senso comum?
2. CONCLUSÃO
Como é que os filósofos veem o senso comum?
"O senso comum é a capacidade que temos de perceber as coisas comuns,aquelas que são compreendidas de forma imediata e espontânia , sem a necessidade de uma raciocínio profundo"
AristÓteles
Aristóteles reconhecia o valor do senso comum como um ponto de partida necessário para o conhecimento, mas acreditava que ele precisava ser complementado pela razão e pela investigação sistemática para alcançar uma compreensão mais verdadeira e profunda da realidade. O senso comum, para Aristóteles, não é algo a ser rejeitado, mas deve ser refinado e esclarecido pela filosofia, pela lógica e pela experiência científica.
Sócrates
Sócrates via o senso comum como algo muitas vezes superficial e baseado em crenças não refletidas. Ele acreditava que, para alcançar a verdadeira sabedoria, era necessário questionar essas crenças e examinar criticamente as opiniões populares. Em vez de aceitar passivamente o que a sociedade considerava verdadeiro, Sócrates usava o método de questionamento para desafiar o senso comum, buscando uma compreensão mais profunda da verdade e da moralidade. Para ele, a filosofia era um meio de ir além das convenções sociais e alcançar uma visão mais esclarecida e racional do mundo.
Até onde devemos acreditar no senso comum?
O senso comum é uma base importante para as atividades filosóficas, mas o pensamento crítico, que é essencial serve como uma ferramenta para aprofundar a compreensão do mundo, indo além das respostas fáceis e das crenças populares, e oferecendo novas maneiras de ver e interpretar a realidade para identificarmos preconceitos e esterótipos,simplificações excessivas e desenvolvermos pensamento critíco e crescermos que para o fazermos o senso comum a partit do ponto de partida do mesmo,poder crescer connosco de maneira consciente .
Exemplo
Mas serão essas conclusões essencias? Uma realidade establecida entre muitas, para nos organizar? Uma base comum a todos e desenvolvida por alguns?
Os filmes tornam se uma autoridade para as crianças a partir do momento em que exploram ,de alguma maneira,as emoções de uma criança, e a levarem até a sitios muito longe da sua realidade.Num momento mais vulnerável do filme,em que as crianças se sentem deparadas por uma sentimento pouco conhecido,estas frases do senso comum que são citadas em muitos filmes infantis,acabam por ser mais facilmente compreendidas e tornam se conhecimento. Sendo um conhecimento prévio que priva as crianças de aprenderem e retirarem as suas próprias conclusoes.
reflexão do papel do senso comum,no exemplo dos filmes...
Nós concluímos que o senso comum é uma espécie de dinãmica para nos organizarmos enquanto sociedade,um sistema para nos relacionarmos. No entanto uma vez que muitas vezes as nossas vontades contrastam o senso comum ,conseguimos identificá-lo, e talvez esse contraste seja um indício para questionar mos e adaptar mo lo á nossa real intenção olhando para dentro de nós e conhecendo nos,pois muitas vezes ao envez de nos intrepertar-nos associamos a nossa nessecidade desconhecida a outras situaçoes . Logo, achamos que o lugar do senso comum na prespetiva de alguem com atividade filosófica é justamente um ponto de partida estimulado pela oposião á tradição ,que nos permite conhecermos nos e reconhecermos a subjetividade do senso comum,e finalmente distinguir nos do senso comum e intrigarmos o verdadeiro sentido das coisas.
Conclusão
Fim
Trabalho realizado por : António n2 10 E Carolina n3 10 E
Insert a great video for your presentation
And use this space to describe it. Multimedia content is essential in a presentation, to leave everyone speechless. Plus, you'll synthesize the content and entertain the whole class.