A música e a moda
Maria Beatriz Nazário Domingues
Created on November 27, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
FOOD 1
Presentation
TANGRAM PRESENTATION
Presentation
COUNTRIES LESSON 5 GROUP 7/8
Presentation
STAGE2- LEVEL1-MISSION 2: ANIMATION
Presentation
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
WORLD WILDLIFE DAY
Presentation
FOOD AND NUTRITION
Presentation
Transcript
Trabalho feito por:Maria Beatriz N.15
Começar
Música e Moda
A música e a moda no antigo regime
Índice
A música
Compositores
A música no contexto social
A moda
curiosidades
+Informação
A música
Informações gerais
A música barroca supostamente está no período entre o final do século XVI e início do século XVII, entre 1600 e 1750. O seu “nascimento” foi em Itália onde passou a ser conhecida por “berço do barroco”.
Exemplo de uma ópera da época:
resumo da óperA:
A ópera L'Orfeo de Monteverdi ,feita em 1607, narra um mito de Orfeu e Eurídice. Após o casamento, Eurídice morre picada por uma serpente, e Orfeu vai até ao submundo para resgatá-la. Com sua música, ele comove os deuses, que permitem que Eurídice retorne com ele, desde que Orfeu não olhe para ela durante o trajeto. Porém, ele cede à dúvida, olha para Eurídice e a perde para sempre. No final, Orfeu é levado ao céu por Apolo, simbolizando a eternidade.
Instrumentos de cordas
Instrumentos de teclas
Instrumentos de sopros e metais
Johann Sebastian Bach
Compositores
Clauio Monteverdi
Antonio vivaldi
Quem era?
quem era?
quem era?
A música no contexto social
No contexto social a música barroca foi moldada pelo absolutismo monárquico, a contrarreforma religiosa e o crescimento da burguesia. As cortes usavam a música para exibir poder e prestígio, como exemplo a corte de Luís XIV. A Igreja, especialmente a Católica, encomendava obras grandiosas para impactar espiritualmente e reafirmar sua autoridade após a Reforma Protestante.
A moda
A moda no Antigo Regime era um reflexo das hierarquias sociais, do poder político e das transformações culturais da época.Não servia apenas como expressão de gosto pessoal, mas também como um marcador de estatus e poder,ou seja, quanto mais a pessoa fosse de classe alta mais exuberante seria seu vestuário. A corte, especialmente a francesa, ditava as tendências, e as roupas e acessórios variavam conforme a classe social e o gênero.
Terceiro estado/povo
-Esta sociedade de ordem era a mais desfavorecida então suas roupas eram sempre muito mais simples. Elas eram feitas de linho ou lã que era feito em casa. -Vestuário das mulheres:O vestuário das mulheres era simples de forma a conseguir uma boa mobilidade para poder trabalhar no campo sem desconforto. -Vestuário dos homens:Túnicas de manga comprida com pouca diversidade de cores assim como o vestuário das mulheres.
Segundo estado/nobreza
A nobreza era a segunda ordem privilegiada,e desempenhava cargos políticos,defesa e administração de propriedades. Foi com a evolução na moda pela parte da nobreza que os estilistas e costureiros começaram a aparecer com muita mais frequência. -Vestuário das mulheres:As mulheres se vestiam de forma luxuosa e exuberante (utilizavam rendas ,lanços ,decotes ,maquilhagem e etc.).Os seus vestidos eram de grandes dimensões e com as ancas muito largas,os sapatos eram sempre saltos altos e de preferência bicudos. Algo também igualmente exuberante era as suas perucas que tinham um significado de riqueza e poder. -Vestuário dos homens:O vestuário dos homens era igualmente exuberante,normalmente eles usavam casaca,colete e calções que na essa moda foi implantada pelo Luís XIV.Seus fatos eram luxuosamente bordados com fios de seda em tons vivos e com fios de ouro ou prata que demostrava poder e riqueza naquela época,assim como as suas perucas que também era sinal de riqueza.
Primeiro estado/clero
O clero era a ordem com mais privilégios desempenhando funções religiosas,governativas e do ensino. O clero se dividia em duas partes sendo o clero alto o Papa, Cardeais, Bispos e Arcebispos(vindos de famílias nobres). Os seu vestuário era composto por uma sotaina, anel dos bispos e trajes detalhados. O clero baixo era composto por padres e sacerdotes,já os seus trajes eram muito mais simples já que eles andavam perto do povo.
Curiosidade
Em 2022 foi feita uma festa no palácio de versalles para certa de 700 pessoas que pagaram para ter 1 noite como se fossem da nobreza. Todos se vestiram com trajes remetentes á época.
Fim
Quem era?
Antonio Lucio Vivaldi foi um compositor e músico do estilo barroco tardio,que nasceu em Itália. Tinha a alcunha de il Prete Rosso por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas.
Quem era?
Claudio Giovanni Antonio Monteverdi foi um compositor, maestro e cantor italiano. Desenvolveu a carreira a trabalhar como músico da corte do duque Vincenzo I Gonzaga em Mântua, e depois assumiu a direção musical da Basílica de São Marcos em Veneza, destacando-se como compositor de madrigais e óperas.
Quem era?
Johann Sebastian Bach foi um compositor, cravista, mestre de capela, regente, organista, professor, violinista e violista nascido na Alemanha. Nasceu em uma família de longa tradição musical, e desde criança mostrou ser um grande músico.
No que focaram?
Neste período também foi sobressaltado na música instrumental os concertos,as suítes e as sonatas. Na música vocal foi destacado a Ópera e a Missa,mas também nesta época começaram a ser construídos os primeiros órgãos e cravos