Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação de economia
Lara Figueiredo
Created on November 27, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Gabriel Ferreira Ivo Ribeiro Pedro Martim Lara Figueiredo Ótica da produção
Economia A
Índice
6.Conclusão
5.Análise dos gráficos
4.Gráficos
3.Ótica da produção
2.Pergunta de partida
1.Introdução
Ano base 2016 Em comparação com a UE
Como variou o PIB na ótica da produção na época do covid ?
Ótica da Produção
WOW effect
Vídeoteórico sobre os conceitos
FONTE: Tudo é Economia- Economia A do 11º ano. Porto - Porto Editora.
FONTE: Tudo é Economia- Economia A do 11º ano. Porto - Porto Editora.
FONTE: Tudo é Economia- Economia A do 11º ano. Porto - Porto Editora.
O PIB corresponde à soma do valor acrescentado bruto (VAB), que é igual à produção dos diferentes ramos de atividade, valorizada a preços de base, deduzida do consumo intermédio necessário para obter, acrescido dos impostos líquidos de subsídios sobre os produtos dando origem ao PIBpm.
A ótica da produção permite ver o contributo de cada ramo ou setor de atividade para o produto (origem e natureza do produto).
A produção é a atividade económica através da qual se fabricam os bens a partir da transformação das matérias, obrigando a um processo produtivo, ou seja um conjunto dinâmico através das quais as matérias se vão transformando em bens.
PIB calculado pela ótica da produção
Ótica da produção
Definição de produção
Ótica da produção
Análise dos gráficos
PIB na ótica da produção em Portugal
PIBpm na ótica da produção Total
FONTE: PORDATA
Análise do gráfico do PIB na ótica da produção em Portugal
PIBpm na ótica da produção Total
PIB na ótica da produção em Portugal
FONTE: PORDATA
FONTE: PORDATA
Apartir destes dados conseguimos ver que: PIBpm = PIBpb (VAB) + impostos líquidos de subsídios aos produtos O PIBpm representa o resultado final da atividade de produção, ou seja mostra os valores da produção dos ramos de atividade e a variação dos impostos que os mesmos tiveram que pagar.- Em 2020 houve uma dimuição no VAB, esta diminuição deve-se à baixa produção dos vários ramos de atividade e aos imposto, devido ao início da pandemia.
- Nos anos seguintes houve um aumento significativo tendo 2022 apresentado os maiores valores no VAB pois houve grandes aumentos nos impostos líquidos de subsídios aos produtos, oque mostrou uma maior produção nos ramos de atividade.
FONTE: PORDATA
Em 2020 ocorreu um decréscimo sendo estes valores negativos em alguns ramos de atividade, excluindo as construções e atividades financeiras de seguros e imobiliárias que apresentaram valores significativos mas positivos. Este decréscimo deve-se à pandemia instalada em Portugal que com isto levou ao fecho das fronteiras o que provocou uma queda no turismo e com o confinamento o lazer também acabou por sofrer uma queda. Em 2022 resgitou-se um crescimento acentuado do comércio e reparação de veículos, alojamento e restauração apresentando o pico mais elevado neste ramo de atividade.
Taxa de variação (%)
Valor acrescentado bruto: total
FONTE: PORDATA
Na UE o valor acrescentado bruto (VAB) total cresceu 3,6% em 2019, porém houve um decréscimo em 2020. Além disso, houve uma recuperação significativa de -3,4% para 8,2% em 2021, com um aumento de 1% em 2022. Em Portugal, o crescimento foi superior à média da UE em 2019, 4,5%, mais 0.9% doque na UE, seguido de um decréscimo significativo em 2020 (-5,8%), esta deve-se ao início da pandemia. Tanto a UE como Portugal sofreram retrações económicas, isto é, quando a atividade de um país ou região diminui, em 2020 sendo o impacto mais severo em Portugal (-5,8%), e na média da UE (-3,4%). Ainda houve em Portugal, uma recuperação acentuada em 2021, passando de -5,8% para 7% e projeções muito positivas para 2022(12,1%) e um desacelaramento no crescimento em 2023 (10,4%).
Com os gráficos já analisados podemos concluir que em Portugal comparativamente com a União Europeia (UE), o PIB na ótica da produção (PIBpm), que é igual a soma do Valor acrescentado bruto ou (PIBpb) e os impostos líquidos de subsídios aos produtos, sendo assim como está representado no gráfico anterior podemos ver que o valor acrescentado bruto, é maior em Portugal doque na média da UE, com esses dados conseguimos observar que os ramos de atividade de Portugal produziram mais bens e serviços doque na média da UE. Assim o PIB na ótica da produção que mostra a produção do país, foi maior em Portugal do que na UE, revelando a dependência económica do país nos setores do turismo e lazer, mostrando o quanto esses ramos são importantes para Portugal, como está representado no gráfico 3. Apesar disso, os esforços de recuperação, apoiados pela UE permitiram um retorno do crescimento da produção em Portugal nos vários ramos de atividade, fazendo assim com que o mesmo superasse a média da União Europeia.Em 2020, foi o ano em que a taxa de variacão do PIB dos dois foi negatíva devido ao fecho das fronteiras como já foi dito anteriormente e o confinamento que pôs em causa a produção dos vários ramos de atividade, esta frase pode ser comprovada através desta notícia.
Como variou o PIB na ótica da produção na época do covid ?Em comparação com a UE
Conclusão
Soares,M., & Figueiredo,S.(2022). Tudo é Economia- Economia A do 11º ano. Porto - Porto Editora. FFMS.(2016). Macroeconomia em Portugal e na Europa. Lisboa: PORDATA. Disponível em pordata.pt/pt ( Acedido no dia: 2 de Dezembro de 2024)
BIBLIOGRAFIA