Adolescência
adolescência tempos livres resumo
À medida que vão avançando nos anos de escolaridade, as crianças vão ficando cada vez mais ocupadas e com pouco tempo livre. Por um lado, começa a ser necessário terem de dedicar cada vez mais tempo à escola; por outro, tanto as crianças como os seus pais querem que as atividades extracurriculares se mantenham e que continuem a dedicar-se às mesmas: o que, combinado, resulta em muito pouco tempo livre, para brincar ou apenas descansar.
Especialmente quando entram na adolescência, o tempo livre ganha uma nova importância. É um facto que o excesso de tempo livre pode tornar-se prejudicial. No entanto, uma agenda cansativa e um dia totalmente ocupado pode revelar-se contraproducente para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes.
Ter amigos é importante em todas as etapas da vida, mas na adolescência isso é ainda mais significativo. A amizade ajuda na autoconfiança, no equilíbrio e no bem-estar nesta fase de transição, marcada por muitas mudanças físicas, emocionais e sociais.
Além disso, as amizades favorecem o sentimento de aceitação e pertencimento a um grupo e também reforça a construção da identidade. Ou seja, ter amigos ajuda a definir valores, ideias e opiniões, fortalecendo a autonomia e independência, entre outros benefícios.
Adolescência grupo de amigos
Por ser uma fase de muitas mudanças, tanto físicas quanto emocionais, e de transição entre a infância e a vida adulta, a adolescência leva a muitos conflitos entre pais e filhos.
Tanto ou mais que os adolescentes, os pais costumam sofrer bastante durante esse período. Birras, castigos e confrontos podem ser frequentes.
Conflitos com os pais
A puberdade é o conjunto de alterações biológicas, físicas e emocionais que marca o início da adolescência. São produzidas hormonas sexuais, no caso das pessoas de sexo feminino, produzidas pelos ovários e contribuem para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores e para a regulação do ciclo menstrual.
Puberdade
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. É nesta idade em que ocorre alterações em diversos níveis: físico, mental e social , e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Namoro na adolescência