Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sugestões de leitura novembro

Raquel Afonso

Created on November 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

A Bibioteca escolar sugere...

BIBLIOTECA ESCOLAR ESAL

agrupamento de escolas amato lusitano

boas leituras!

data da publicação:

Abril 2021

Páginas:

224

Género/tema

Ciências

Uma série de felizes coincidências

Sean B. carrol

Editor Desassossego

Sinopse

Este é um livro relativamente pequeno acerca de uma grande ideia. Mas é também uma história animada. Inspirada em Monty Python, Kurt Vonnegut e em outros grandes pensadores, e escrita por um dos cientistas e divulgadores de ciência mais talentosos da atualidade, Uma Série de Felizes Coincidências é uma narrativa irresistivelmente divertida sobre um dos mais importantes mas menos valorizados factos da vida. Porque é o mundo como é? E como chegámos aqui? Será que tudo acontece por uma razão ou algumas coisas são fruto do acaso? Há milénios que filósofos e teólogos discutem estas questões, mas as descobertas científicas mais recentes revelam que vivemos num mundo criado pela aleatoriedade. Uma Série de Felizes Coincidências mostra-nos o incrível poder do acaso e de como este está na origem de toda a beleza e diversidade do mundo vivo. Tal como todas as outras espécies, os humanos estão aqui por acidente. Mas é chocante perceber a quantidade de fatores que tiveram de acontecer para que qualquer um de nós exista. Desde um impacto de asteroide extremamente improvável às oscilações alucinantes da Idade do Gelo ou aos acidentes invisíveis nas gónadas dos nossos pais, existimos apenas devido a uma extraordinária série de felizes coincidências. E é o acaso que continua a reinar todos os dias sobre a fina linha que separa a vida e a morte.

data da publicação:

Outubro 2021

Páginas:

368

Género/tema

Ciências Sociais e Humanas

A Fábrica de cretinos digitais

Michel Desmurget

Contraponto editores

Sinopse

Estamos a viver uma situação muitíssimo preocupante. O autor deste livro afirmou, numa entrevista à BBC que se tornou viral, que os nativos digitais são os primeiros filhos a terem um QI inferior ao dos pais. Após milhares de anos de evolução, o ser humano está agora a regredir em termos cognitivos e de capacidades intelectuais — por culpa da exposição excessiva a ecrãs. O tempo que as novas gerações passam a interagir com smartphones, tablets, computadores e televisão é elevadíssimo. Ao contrário do que se pensava, a profusão de ecrãs a que os nossos filhos estão expostos está longe de lhes melhorar as aptidões. Na verdade, verifica-se precisamente o oposto: acarreta consequências pesadas ao nível da saúde (obesidade, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diminuição da esperança de vida), em termos de comportamento (agressividade, depressão, ansiedade) e no campo das capacidades intelectuais (linguagem, concentração e memorização). Tudo isto afeta gravemente o rendimento escolar dos jovens e o seu desenvolvimento. Nesta obra tão pertinente como inquietante, que venceu o prémio para melhor ensaio em França, o neurocientista Michel Desmurget traça um cenário doloroso sobre os efeitos que esse consumo em excesso está a ter nos cérebros dos nossos filhos.

data da publicação:

Outubro 2021

Páginas:

352

Género/tema

Romance

A mulher da estrela azul

Pam Jenoff

Harper Collins

Sinopse

1942. Sadie Gault tem dezoito anos e vive com os pais no gueto de Cracóvia. No dia em que os nazis destroem o gueto, Sadie, o seu pai e a sua mãe grávida veem-se obrigados a refugiar-se nos perigosos túneis do esgoto. Um dia, ao espreitar por uma grelha, Sadie vê uma rapariga da sua idade a comprar flores. Ella Stepanek é uma polaca cuja vida relativamente acomodada se deve ao facto de a sua madrasta ser colaboradora dos alemães. Enquanto anda às compras num mercado, apercebe-se de um movimento debaixo da grelha do esgoto e descobre que se trata de uma rapariga escondida. Ella começa a ajudar Sadie e ambas se tornam amigas, mas à medida que os perigos da guerra se agravam cada vez mais, as suas vidas estão destinadas a colidir e a pô-las à prova face a um destino avassalador. A Mulher da Estrela Azul é um testemunho sobre o poder da amizade e a extraordinária força da vontade humana de sobreviver.

Reflexões no silêncio

David Oluwaseyi Moses

Amato Lusitano -associação de desenvolvimento

data da publicação:

Outubro 2024

Páginas:

92

Género/tema

Poesia

Sinopse

David Moses tinha treze anos quando viajou da Nigéria para Portugal ao abrigo do programa "Scholarship" com o objetivo de desenvolver as suas capacidades como jogador de Basquete e fazer prosseguimento de estudos. Chegou em dezembro de 2019 para enfrentar o frio, as diferenças culturais e sociais e abraçar também uma nova vida. Em março de 2020, com a pandemia covid, o estar "fechado" criou nele a necessidade de escrita, observando e analisando o mundo à sua volta. Este livro é uma amostra dos textos que vão surgindo de forma natural e cuja complexidade acompanha o crescimento do seu autor.

Animais que ficaram para a história

Raquel Olveira e António Lopes

Manuscrito Editora

data da publicação:

Julho 2019

Páginas:

232

Género/tema

História Moderna

Sinopse

Bucéfalo, um cavalo negro, de proporções incomuns, aparentemente indomável, ajudou Alexandre, o Grande, a construir o seu vasto império. O cão Alão foi determinante para a conquista de Alenquer por D. Afonso Henriques. Merengo, o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte, conferiu-lhe uma grandeza física que foi muito além do seu pequeno porte. Portugal do século XVI deixou-se maravilhar com a chegada de um soberbo rinoceronte que não teve um final feliz. Stubby e Chips conquistaram o respeito dos humanos graças à coragem demonstrada nas duas guerras mundiais. Por causa disso, os seus pequenos corpos caninos ficaram cobertos de medalhas. Na ciência, há nomes incontornáveis como o de Dolly ou Laika, a primeira cosmonauta canina. Nas artes do espetáculo seria injusto esquecermos a Lassie ou o Chico, o papagaio da fadista Amália Rodrigues. Já na literatura, a relação entre autores e gatos é conhecida, mas nada iguala o envolvimento de Hemingway com as suas máquinas de ronronar. E na política há muitos exemplos inspiradores: Nelson e Jock, os gatos de Winston Churchill, Bo, o cão de água português que viveu na Casa Branca, ou Charlie, o surpreendente sharpei que ocupou o Palácio de São Bento enquanto Aníbal Cavaco Silva foi primeiro-ministro. Estas são algumas das histórias que encontra nas páginas deste livro, onde os animais que ficaram para a história são os verdadeiros protagonistas.

data da publicação:

Junho 2022

Páginas:

400

Género/tema

Romance

A livraria das lembranças perdidas

susan wiggs

harper collins

Sinopse

Após uma tragédia inesperada, Natalie Harper herda uma livraria com muito encanto, e muitos problemas económicos, em São Francisco. Também se converte na cuidadora do seu avô Andrew, que cresceu no prédio histórico de Perdita Street, onde fica a livraria. O seu avô começou a sofrer perdas de memória e Natalie planeia fechar a livraria e vender o prédio para pagar os seus cuidados. Só há um problema: o seu avô é o proprietário e recusa-se a vender. Relutantemente, Natalie encarrega-se da loja, mas descobre que os livros lhe dão consolo para a sua dor. Contrata um ex-marine da Geórgia, Peach Gallagher, para remodelar o prédio antigo. Dorothy, a filha de Peach, é um raio de luz durante os longos dias de Natalie, e até consegue colocá-la em contacto com Trevor Dashwood, um atraente romancista que se interessa pela pequena livraria. Para sua surpresa, o seu luto transforma-se numa viagem inesperada de descobertas e revelações, desde desenterrar objetos antigos escondidos nas paredes da livraria até descobrir a verdade sobre a sua família, o seu futuro e o seu coração.

Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido. Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet. Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra. Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra! Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.

O Rapaz ao fundo da sala

data da publicação:

Onjali Q. Raúf

Editor Booksmile

Outubro 2019

Páginas:

288

Sinopsis

Género/tema

Refugiados

Bolo de laranja

Cristina Gomes

Editor Cordel d' prata

data da publicação:

Maio 2023

Páginas:

52

Género/tema

Sinopse

Conto

Numa fatia de bolo de laranja encontra-se o sabor de uma memória doce. Mas como se chega até ela? Os desafios são maiores do que o tamanho e maiores do que a idade, obrigando-o a transformar-se num herói. A única dúvida é: quem sabe como fazer de uma lembrança um momento vivo do presente?

A armadura da luz

Ken Follett

editorial Presença

data da publicação:

Outubro 2023

Páginas:

640

Género/tema

Romance

Sinopse

A Revolução está no ar. O ano é 1792. Um governo tirânico está determinado a fazer de Inglaterra um poderoso império comercial. Em França, Napoleão Bonaparte ascende ao poder, e, com a discórdia ao rubro, os vizinhos dos Franceses estão em alerta máximo. Kingsbridge está no limite. Uma revolução industrial sem precedentes condena os trabalhadores das fábricas à miséria. A modernização desenfreada, feita com novas e perigosas máquinas, está a tornar muitos empregos obsoletos e a destruir famílias. A tirania ameaça o futuro. À medida que um conflito internacional se aproxima, um pequeno grupo de habitantes de Kingsbridge - de que fazem parte a ­fiandeira Sal Clitheroe, o tecelão David Shoveller e Kit, o inventivo e obstinado fi­lho de Sal - de­finirá a luta de uma geração, enquanto combatem pela liberdade.

Frida Kahlo

María Hesse

Suma de Letras

data da publicação:

Outubro 2018

Páginas:

160

Género/tema

Biografias

Sinopsis

A vida de Kahlo, desde a sua infância, passando pelo acidente traumático que mudaria sua vida e sua arte, seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a se tornar uma grande artista. Inspirado pelas experiências da icónica pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo. Uma obra de arte dentro de uma obra de arte.