Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

II guerra mundial

Alice Simões, 9ºF, nº1

início

apresentação

Este trabalho fala sobre a II Guerra Mundial. Antes, durante e depois.

continuar

30ª pág. webgrafia

29ª pág. conclusão

26ª pág. resumo

8ª pág. expansão territotial

11ª pág. Wehrmacht

índice

1ª pág. capa

2ª pág. apresentação

3ª pág. índice

4ª pág. introdução

5ª pág. estratégias e causas

7ª pág. nazis

13ª pág. mundialização da guerra

14ª pág. judeus

16ª pág. leis de nuremberg

17ª pág. judeus

18ª pág. noite de cristal

19ª pág. solução final

20ª pág. campos de concentração

24ª pág. batalha de berlim

25ª pág. fim da guerra

ii gUERRA MUNDIAL

A II Guerra Mundial foi o maior conflito da humanidade, aconteceu de 1939 a 1945. Esta guerra foi combatida pelos os Aliados (Reino Unido, França; EUA, etc.) e pelo Eixo (Itália, Alemanha, Japão, etc.). Foi uma guerra que causou imensos estragos significativos, um desses estragos foi a morte de aproximadamente 60 milhões de pessoas.

Estratégias

Alguns países desenvolveram estratégicas para enfrentar as dificuldades económicas provocadas pela crise de 1929. A estratégia foi desenvolver a indústria militar e iniciar políticas expansionistas.Pretendiam obter matérias-primas, riquezas e demonstrar a sua grandiosidade nacional.

Causas

A guerra estava relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa, porém teve como causa o expansionismo germânico. Além disso a derrota na I Guerra Mundial foi considerada uma humilhação que causou uma grande crise económica que atingiu a alemanha na década de 1920.Isto permitiu o crescimento do radicalismo da extrema direita, que teve o nazismo com o seu maior exemplo.

Nazis: grupo liderado por Adolf Hitler, na Alemanha, que acreditava na superioridade da raça ariana, odiava judeus e defendia ideias de autoritarismo e nacionalismo extremo.O crescimento do partido nazi foi enorme, principalmente graças a Adolf Hitler.Os nazis assumiram o poder na Alemanha, em 1933 iniciaram um governo totalitário. Conseguiram recuperar a economia alemã e reorganizar o exército alemão.Deu-se assim o início à expansão territorial.

A Alemanha procurou expandir o seu território com base na ideia de "espaço vital", que defendia a conquista das terras do leste da Europa, principalmente na União Soviética, para garantir mais recursos para o povo alemão.

Expansão territorial

  • A Alemanha conquistou países como a Áustria, Polónia e França.
  • O Japão expandiu-se pela Ásia e pelo Pacífico.
  • A Itália tentou conquistar territórios na África e nos Balcãs.

Alvos de Hitler após França

No verão e no outono de 1940 a força aérea alemã bombardeou continuamente o Reino Unido.Winston Churchill, o primeiro ministro inglês, apelou à resistência dos britânicos. Após intensos combates aéreos sobre o canal da Mancha e persistentes bombardeamentos de Londres, ficou conhecido como Batalha de Inglaterra.Em junho de 1941, a Alemanha rompeu o Pacto Germano-Soviético, lançou a Operação Barbarossa.

Os nazis eram contra o Tratado de Versalhes

Alemães Miram a Unificação com a Áustria no Pós-Versailles

No final da década de 1930, os alemães viraram-se contra a Áustria. Após a I Guerra Mundial, foram elaborados planos para a unificação da Alemanha com Áustriam, contudo foram impedidos durante as negociações realizadas no tratado de Versalhes.

Rearmamento Alemão e Ascensão da Wehrmacht

A partir de 1933, iniciou-se o rearmamento da Alemanha, isto permitiu com que se formasse um exército poderoso (Wehrmacht).

Rearmamento Alemão em Desafio ao Tratado de Versalhes

Tudo isto desrespeitou completamente as decisões tomadas no Tratado de Versalhes.

Wehrmacht era o exército alemão durante a II Guerra Mundial, muito forte e conhecido por usar ataques rápidos, a chamada Blitzkrieg, para conquistar países na II Guerra Mundial.

Tanques Blindados

Artilharias

Forças Aéreas Modernas (Luftwaffe)

Forças Marinhas

De 1941 a 1942:

  • nos Balcãs, Alemanha e Itália invadem a Jugoslávia;
  • a Bulgária, a Hungria e a Roménia entram em conflito com o Eixo;
  • 7 de dezembro, os EUA entram na guerra;
  • no Pacífico, os japoneses conquistam as Filipinas, a Malásia e a Indonésia;
  • no Norte de África, as tropas alemãs vencem os ingleses na Líbia e chegam perto do canal de Suez, no Egito.

Mundialização da guerra

resumo

Os nazis culpavam os judeus pelos seu problemas económicos, socias e políticos da Alemanha. Assim cresceu o ódio para com eles.Os judeus foram expulsos dos empregos públicos, das escolas e das universidades.

Judeus Antes da Segunda Guerra

Holocausto é como ficou conhecido o genocídio de judeus realizado a comando dos nazistas durante a II Guerra Mundial.Os nazistas nomearam o seu programa de extermínio dos judeus como Solução Final, e, durante esse programa, também foram perseguidos comunistas, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, pessoas com problemas físicos e mentais etc.

judeus na guerra mundial

As Leis de Nuremberg foi estabelecidas em 1935 lá foram definidas os princípios para a determinação da cidadania alemã. Ou seja, todos os que tivessem descendência de judeus nao teriam direito a cidadania alemã.O judeus passaram a ser apenas "sujeitos de estado".Foi também proibido o casamento de judeus e não judeus, quem não cumprisse era acusado de "corrupção sexual"

leis de nuremberg

Os judeus que estavam presos em campos de concentração eram obrigados a usar a "Estrela de David" cosida na roupa.O símbolo era usado para facilitar a identificação dos Judeus.

identificação de judeus

Em 1939 ocorreu a "Noite de Cristal" (Kristallnacht), que se traduziu num ataque contra os judeus. Várias lojas foram destruídas, algumas sinagogas foram queimadas e milhares de judeus foram presos ou mortos.Os judeus foram atacados nas suas próprias casas. Por volta de 30 mil judeus foram presos e encaminhados para os campos de Buchenwald, Dachau e Sachsenhausen.

Noite de cristal

Solução Final

O nome Solução Final foi utilizado pelos nazis como um disfarce para o extermínio dos judeus. Esse plano indicou que os judeus deveriam ser fisicamente eliminados, e isso deu início a uma série de ações.

No final de 1941, a posição dos nazis em relação aos judeus era de que todos os que não poderiam trabalhar deveriam ser executados. Em vários locais, como na Lituânia, esses grupos foram responsáveis pela morte de mais de 110 mil judeus.Esse massacre ocorreu como vingança dos nazis contra um ataque da resistência soviética a um prédio ocupado pelos nazis em Kiev. Depois disso os nazis ordenaram o fuzilamento de todos os judeus de Kiev e, em 36 horas, 33761 judeus foram fuzilados e colocados em valas comuns.

Grupos de extermínio

campos de concentração

O primeiro campo de concentração nazi foi Dachau e o maior campo de concentração foi Auschwitz, na Polônia.Auschwitz-Birkenau, na Polónia, foi um dos mais conhecidos campos de concentração nazi durante a II Guerra Mundial. Criado em 1940, começou por ser um campo de trabalho imposto, porém rapidamente se tornou um local de assassinatos em massa, principalmente de judeus, polacos, ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos.

Praticamente todos os deportados que chegavam a estes campos eram imediatamente enviados para a morte nas câmaras de gás, à exceção de alguns poucos que eram escolhidos para trabalhar nas equipas de trabalho conhecidas como Sonderkommandos.Mais de 6000 judeus eram asfixiados por dia com este gás.

campo de concentração de Auschwitz

batalha de berlim

A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. Esta batalha causou uma grande destruição e marcou a queda do Reich nazi. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou por se render poucos dias depois.

fim da guerra

Após a Batalha de Berlim, em maio de 1945, os países aliados (Inglaterra, França e Estados Unidos) e a União Soviética realizaram várias conferências antes de terminar a guerra, fizeram acordos de paz entre nações.As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a II Guerra Mundial.

Cronologia da II guerra mundial

1 setembro de 1939

Alemanha invade a Polónia.

3 setembro de 1939

Declaração de guerra da Grâ-Bretanha e da França à Alemanha.

1941

Reino Unido contra o Eixo.

22 junho de 1941

Ofensiva alemã contra URSS

7 dezembro 1941

Ataque japonês a Pear Harbor.

fevereiro 1943

Batalha de Estalinegrado.

6 junho de 1944

Desembarque dos Aliados na Normandia.

maio de 1945

Rendição da Alemanha.

agosto de 1945

Bombas atómicas em Hiroxima e Nagassáqui.

2 setembro de

Capitulação japonesa.

25 outubro de 1945

Criação da ONU.

A Guerra acaba com a Batalha de Berlim e com a morte de Hitler. As pessoas que estavam nos campos de concentração foram libertadas.

conclusão

  • https://ensina.rtp.pt/artigo/a-ii-guerra-mundial-e-os-portugueses/ - RTP Ensina
  • Manual e Caderno
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial - Wikipédia

webgrafia e bibliografia

Tip:

Interactivity is the key to capturing the interest and attention of your students. A genially is interactive because your group explores and interacts with it.