Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Quiz dinossauros
Afonso Nunes Dias
Created on November 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Christmas Spirit Test
View
Corporate Icebreaker
View
Retro Bits Quiz
View
Sailboat quiz
View
Sailboat Quiz Mobile
View
Bomb Quiz
View
Witchcraft Quiz
Transcript
A era cenozóica
start
Grupo - Afonso Dias, David Matos e Leonor André-10ºD
índice
1. Introdução 2. Paleogénico 2.1 - Geologia no Paleogénico 2.2 - Clima no Paleogénico 2.3 - Fauna no Paleogénico 2.4 - Flora no Paleogénico 3. Neogénico 3.1 - Geologia no Neogénico 3.2 - Clima no Neogénico 3.3 - Fauna no Neogénico 3.4 - Flora no Neogénico 4. Quaternário 4.1 - Geologia no Quaternário 4.2 - Clima no Quaternário 4.3 - Fauna no Quaternário 4.4 - Flora no Quaternário Webgrafia
Introdução
1.
A era Cenozóica é a última das três eras que constituem o Éon Fanerozoico (Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico), sendo assim também a última divisão da escala do tempo geológico, esta era, que dura até aos dias de hoje, teve início depois da extinção dos dinossauros, há aproximadamente 66M.a. e constituí uma série de acontecimentos divididos em 3 grandes períodos: Paleogénico, Neogénico e Quaternário. A palavra Cenozóico significa ainda “Vida recente”.
10
Paleogénico
2.1
Geologia no Paleogénico
O período Paleogénico foi marcado por diversos acontecimentos geológicos como a continuação da fragmentação da Pangeia e consequente separação da América do Sul e de África e a colisão entre a placa Indiana e a placa Euro-Asiática o que resultou na formação da cordilheira dos Himalaias. Este período foi ainda marcado por um vulcanismo curto mas intenso.
10
Paleogénico
2.2
Clima no Paleogénico
Durante este período o clima da Terra foi-se alterando passando de quente e húmido no princípio do Paleocénico, derivado do efeito estufa causado pela libertação de gases do vulcanismo, para um clima polar no final do Oligocénico.
10
Paleogénico
Fauna no Paleogénico
2.3
A fauna deste período foi marcada por vastas transformações, pois após a extinção Cretácico-Paleogénica, que acabou com os dinossauros, a terra foi dominada por outros grupos de animais maioritariamente mamíferos, que evoluíram, aparecendo assim as suas primeiras espécies de grande e médio porte que dominaram praticamente todos os habitats terrestres e começaram a ocupar ambientes aquáticos. Porém com o arrefecimento da terra no final do Eocénico e princípio do Oligocénico as florestas tropicais e subtropicais foram gravemente afetadas, sendo em parte substituídas por savanas e pradarias, levando à extinção de muitas espécies incapazes de se adaptar às alterações.
10
Paleogénico
Flora no Paleogénico
2.4
O período Paleogénico foi caracterizado por ter um clima bastante quente e húmido como já referido, o que deu origem a áreas com grande biodiversidade de plantas, incluindo palmeiras e catos, conseguindo-se então ter as primeiras florestas. As coníferas, também plantas, encontravam-se perto dos polos, por serem zonas em que a temperatura era inferior à média.
10
Neogénico
Geologia no Neogénico
3.1
No Neogénico os continentes continuaram a mover-se para as suas posições atuais e a formação de cadeias montanhosas continuou. A cordilheira dos Himalaias continuou a elevar-se devido à contínua colisão entre a placa Indiana e a placa Euro-Asiática e na Europa as montanhas resultantes da colisão da placa Africana com a placa Euro-Asiática continuaram a crescer. Foi durante este período que a América do Norte se conectou à América do Sul através do istmo (porção estreita de terra que conecta outras duas grandes porções que de outra forma estariam separadas) do Panamá (América Central).
10
Neogénico
Clima no Neogénico
3.2
O clima no Neogénico foi marcado pela queda gradual dos níveis de C02 sendo uma das suas causas, por exemplo, o levantamento de grandes cadeias montanhosas um pouco por todo o mundo, fruto de movimentos tectónicos, que expôs grandes áreas de rochas que absorveram C02 da atmosfera resultando na continuação da descida das temperaturas da Terra o que resultou na formação dos extensos glaciares que estão presentes atualmente nos polos do nosso planeta. Também como consequência da descida dos níveis de C02 da atmosfera o clima tornou-se mais seco o que contribuiu também para a expansão de savanas e desertos que substituíram as florestas em algumas áreas.
10
Neogénico
Fauna no Neogénico
3.3
A expansão das savanas e pradarias favoreceu a evolução dos mamíferos, como as espécies de cavalos (espécie pré-histórica), antílopes, girafas, rinocerontes e primatas.Os primatas viram uma grande evolução das suas espécies, aparecendo neste período as espécies de primatas moderno em África como por exemplo os primeiros hominídeos. Na vida marinha observou-se uma contínua evolução das espécies de baleias pré-históricas e o aparecimento das primeiras espécies de golfinhos pré-históricos.Porém as espécies de tubarões continuaram a dominar o topo da cadeia alimentar, com destaque para o Megalodon que apesar de ter aparecido no período Paleogénico continuou a sua dominância durante o período do Neogénico.
10
Neogénico
Flora no Neogénico
3.4
Neste período houve um arrefecimento global que teve grande impacto no clima e a nível do mar, levando então a algumas mudanças na distribuição de plantas e animais. As plantas e flores neste período não só tiveram um papel fundamental na mudança de paisagens como também se espalharam por todo o mundo, levando à formação de ecossistemas mais diversos.
10
Quaternário
Geologia no Quaternário
4.1
4.1
Foi neste período que os continentes assumiram a posição atual fruto do movimento das placas tectónicas que continuaram a moldar a superfície terrestre. O período Quaternário foi e é marcado por períodos interglaciários e por períodos de glaciação. Estes “ciclos” tendem a durar cerca de 100,000 anos divididos em longos períodos de glaciação (cerca de 90 mil anos) e curtos períodos de temperaturas mais amenas (cerca de 10 mil anos) o qual experienciamos atualmente.Os cientistas já evidenciaram mais de 60 ciclos sendo que o último período de glaciação ocorreu há cerca de 20 mil anos.
10
Quaternário
Clima no Quaternário
4.2
O clima que experienciamos atualmente é excepcional ao “habitual” clima do período Quaternário, pois comparando com o período de existência do ser humano, a Terra tem sido um planeta muito mais frio do que aquele que é atualmente.Durante os períodos de glaciação a temperatura média da Terra rondava os 6ºC (atualmente ronda os 15ºC), estas condições permitiram que grande parte da América do Norte, Ásia e Europa fossem cobertos por gelo com cerca de 1.6Km (1600m) de espessura. Por causa de toda esta água na forma sólida, o nível médio das águas do mar era 120m mais baixo do que atualmente.
10
Quaternário
Fauna no Quaternário
4.3
90% dos fósseis do Plistocénico foram reconhecidos pelo geólogo escocês, Charles Lyell, como sendo muito semelhantes aos animais atuais, nomeadamente espécies de crustáceos, insetos, microrganismos marinhos e mamíferos que são idênticos aos seus ancestrais do Plistocénico. Porém algumas espécies apresentam vastas diferenças e já estão extintas como o Esmilodonte (que foi extinto há cerca de 10.000 a.C.), o Urso-das-Cavernas (que também foi extinto há cerca de 10.000 a.C.) e o Mamute-lanoso (que foi extinto há cerca de 2,000 a.C.). Foi neste período que apareceram os primeiros hominídeos modernos sendo por cronologia de espécies: Homo habilis (primeiros fabricantes de ferramentas); Homo erectus (uma das primeiras espécies a migrar para África e a usar fogo); Homo neanderthalensis (primeiros a fazer e usar roupa) e Homo sapiens. Estes primeiros seres humanos (Homo sapiens,apareceram primeiramente em África há cerca de 200,000 anos atrás, e posteriormente migraram para a Europa (45,000- 43,000 anos atrás).
10
Quaternário
Fauna no Quaternário
Com o fim da última glaciação (20.000 anos atrás) e a partir do Holocénico inicia-se o período de maior evolução humana sendo marcado pela domesticação e pela agricultura (10.000 anos atrás), dando origem às primeiras civilizações sedentárias (produtoras). Mais tarde a espécie humana expandiu-se por todo o mundo tornando-se a espécie dominante. Os avanços intelectuais e tecnológicos continuaram a levar à criação de ferramentas sofisticadas e da escrita.Formaram-se as primeiras estruturas sociais (complexas) e as primeiras cidades.O ser humano começou a ter um impacto significativo no ambiente e aumentou a sua influência no ecossistema global. Nasce assim o Ser Humano atual.
10
Quaternário
Flora no Quaternário
4.4
Esta flora sofreu várias alterações com a expansão e a diminuição de florestas devido às variações climáticas. Os pinheiros e abetos, espécies adaptadas a climas frios, encontravam-se em regiões polares, enquanto que, em períodos com temperaturas médias mais quentes as florestas expandiam-se e diversificavam-se, tendo-se então uma maior biodiversidade de plantas.
10
Webgrafia
Aqui constam todos os recursos científicos utilizados durante a nossa pesquisa para a realização deste trabalho. Todos os recursos foram acedidos entre os dias 9 e 10 de novembro de 2024. Pesquisa referente ao Paleogénico e aos seus Períodos: https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/paleogene-period https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/paleocene https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/eocene https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/oligocene Pesquisa referente ao Neogénico e aos seus Períodos: https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/neogene-period https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/miocene https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/pliocene Pesquisa referente ao Quaternário e aos seus Períodos: https://www.sciencedirect.com/topics/social-sciences/pleistocene https://www.sciencedirect.com/topics/earth-and-planetary-sciences/holocene