Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Aerodinâmica
Aerodinamica
Created on November 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O necessário para voarmos
Trabalho realizado por: Simão Fernandes nº17 João Maltez nº5 Tiago Ramos nº19
Aerodinâmica
Aplicações
Fatores que influenciam
Forças da aerodinâmica
Tipos de aerodinâmica
Evolução
Objetivos
Definição
Indíce
A aerodinâmica é o ramo da física que estuda o comportamento do ar (ou de outros fluidos) quando em movimento e a interação deste com os corpos que se deslocam através dele.
O que é a aerodinâmica?
A aerodinâmica tem diversas aplicações, sendo fundamental para a criação de aviões, automóveis, foguetes, entre outros. A aerodinâmica envolve o estudo da pressão e da velocidade do ar, a viscosidade e a densidade do fluido, além do uso de equações matemáticas e computacionais para prever os comportamentos de fluxo de ar.
Qual é o objetivo da aerodinâmica?
Evolução da aerodinâmica
A aerodinâmica surgiu como uma área de estudo da física a partir da necessidade de entender o movimento dos corpos no ar e como o ar afeta esses movimentos. A evoluçao da aerodinâmica deve-se ao facto dos avanços científicos e desbortas feitas ao longo da história.
Como surgiu a aerodinâmica ?
Orville e Wilbur Wright
(1700-1782)
Daniel Bernoulli
(1452–1519)
Leonardo da Vinci
(1848–1896)
George Cayley
(1773–1857)
Otto Lilienthal
século III a.C.
Arquimedes
Aerodinâmica interna: investiga o fluxo de ar no interior dos componentes materiais, como motores a jato e turbinas.
Aerodinâmica externa: investiga o fluxo de ar no exterior dos componentes materiais, como ao redor das asas das aeronaves e pás das hélices das turbinas eólicas.
Aerodinâmica interna
Aerodinâmica externa
Tipos de Aerodinâmica
Tipos de forças que atuam na aerodinâmica
01
04
Força do motor
03
Força do peso
02
Força de sustentação
Força de atrito
Fatores que influênciam as forças
01
04
Força do motor
03
Força do peso
02
Força de sustentação
Força de atrito
Aplicações da aerodinâmica
Contrução de carros de corrida
Costrução de edifícios
Construção de aviões
FIM
Força de atrito
O atrito é a força que se opõe ao movimento do corpo, sendo assim uma força dissipativa, que é causada pela interação entre o corpo e as moléculas de ar. Esta força ocorre quando o ar é "empurrado" para fora do caminho do corpo e, em seguida, volta para a posição inicial após a passagem do corpo. Este processo cria uma força dissipativa designada força de atrito, que atua no sentido contrário ao movimento do corpo e tem como objetivo abrandar a velocidade a que o corpo se desloca.
Força de atrito
Forma do objeto: Objetos mais aerodinâmicos criam menos atrito, enquanto objetos menos aerodinâmicos criam maior atrito. Velocidade: Quanto maior a velocidade do objeto, maior será o atrito. O atrito aumenta com o aumento da velocidade do corpo. Densidade do ar: O ar mais denso aumenta o atrito.
Força do peso
Massa do corpo: Quanto maior a massa do corpo, maior será o seu peso do mesmo.
Força de sustentação
Área da asa: Quanto maior for a área da asa, maior será a sustentação criada pelo corpo.Velocidade do ar: Quanto maior a velocidade do ar sobre a asa, maior a sustentação.
Foi o primeiro a realizar voos controlados com planadores, estudou como as asas geram sustentação e mediu as forças envolvidas. Estes procedimentos forneceram dados fundamentais para entender a aerodinâmica e foram cruciais para os irmãos Wright.
Modelo planador de George Cayley
George Cayley, um engenheiro e inventor inglês, considerado o pai da aerodinâmica. Cayley foi o primeiro a construir e voar um modelo de planador, além de elaborar a teoria de que a sustentação era causada pela pressão do ar sobre as asas.
Força do peso
O peso é a força que puxa o objeto para baixo, devido à gravidade. Para que um corpo permaneça no ar, a força de sustentação precisa equilibrar ou superar o peso do corpo
Wilbur e Orville Wright foram os primeiros a realizar um voo controlado e sustentado com uma aeronave motorizada. As suas principais contribuições para a aerodinâmica incluem o controle do voo e o desenvolvimento de técnicas para controlar o voo.O trabalho dos irmãos tem como base a combinação de teorias de vários cientistas.
Força de sustentação
A sustentação é a força que permite que um objeto "suba" ou permaneça no ar. Ela é gerada pela diferença de pressão entre a parte superior e inferior de uma superfície (como uma asa), sendo essencial para que um avião possa voar. A sustentação ocorre devido ao formato da asa, que provoca que o ar se mova mais rápido na parte superior da asa e mais lentamente na parte inferior. Segundo o Princípio de Bernoulli, a pressão na parte superior da asa é menor do que a pressão na parte inferior, criando assim uma força que empurra o corpo para cima, chamada sustentação.
Projetos de máquinas de voo de Leonardo da Vinci
Força do motor
Potência do motor: Motores mais potentes têm capacidade de criar maior força. Eficiência do motor: O desempanho e a rentabilidade do motor também afetam o quanto de força que se pode criar com a quantidade de combustível consumido.
Força do motor
A força do motor é responsável por mover o objeto para frente, é criada por um impulso ou pelos motores se for num veículo. A força do motor tem de ter maior intensidade do que a força de atrito para que o corpo acelere. Esta força é produzida pelos motores que movem o ar para trás (em aviões a jato) ou expelindo gases a alta velocidade para trás (em foguetes). A terceira lei de Newton explica que, para cada ação, há uma reação de igual intensidade e direção oposta, o que significa que a propulsão do ar ou dos gases para trás gera uma força para frente.
Este príncipio é fundamental para muitos fenômenos físicos, incluindo a sustentação em aeronaves.