Apresentação de Justiça
martimm
Created on November 26, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
LAS ESPECIES ANIMALES MÁS AMENAZADAS
Presentation
WATER PRESERVATION
Presentation
BIDEN’S CABINET
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
C2C VOLUNTEER ORIENTATION
Presentation
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
Transcript
Área de integração
A Construção da DemocraciaMartim Martins
START
O ser Humano: Ser social e "animal político"
Somos, por natureza, seres sociais, na medida em que vivemos em grupo.Na família, durante a infância, estabelecemos as primeiras relações sociais, que se estendem a amigos e colegas de escola; na adolescência e noutras fases da vida, experimentamos outro tipo de relações muito diversas, sejam elas de amizade, amor, trabalho ou outras..
Da Pólis ao Estado-Nação
Política - conjunto de práticas, princípios e objetivos que orientam a ação de um governo, Estado, sociedade ou instituições.Cidadão - indivíduo a quem são concedidos direitos civis, políticos e sociais e que cumpre os seus deveres perante o Estado, a lei e a comunidade.Cidadania - vínculo jurídico de um indivíduo a um Estado que o torna detentor de direitos e obrigações e lhe permite participar na vida pública da sua comunidade.
Estado - entidade responsável pela estrutura e organização política e administrativa (governo, tribunais, forças armadas e de segurança, etc.) de um território e sua popula-ção, garantindo a sua soberania e o seu reconhecimento internacional.
O que é o Estado?
O que é a Nação?
Nação - conjunto de indivíduos historicamente ligados pela mesma língua, a mesma cultura e por tradições, interesses e aspirações comuns, a maior parte das vezes residente num mesmo território.
Gens - conjunto de pessoas que usam um mesmo nome e que descendem de um antepassado comum.Eupátrida - membro da aristocracia ateniense que descendia das famílias ilustres.Fratria - cada um dos grupos em que se dividiam as tribos na GréciaAntiga.Tribo - junção de várias fratrias com base no parentesco.Pólis - cidade-Estado autónoma que atuava como centro político, económico e cultural.Democracia - sistema político em que a autoridade emana do conjunto dos cidadãos.
A organização social e política das sociedades
Cícero e a luta contra a tirania
Monarquia - forma de governo em que o poder é exercido por um rei.Aristocracia - forma de governo em que uma minoria nobre ou de classe privilegiada detém o poder, geralmente por herança.Tirania - forma de governo em que o poder é exercido ilegitimamente e caracterizado por abusos e injustiças.
Idade Média
Autocracia - forma de governo em que o poder, supremo e ilimitado, é exercido por uma única pessoa.Oligarquia - forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno grupo de pessoas, geralmente pertencentes à mesma família.
Idade Moderna
Humanismo - movimento cultural europeu, iniciado no Renascimento e inspirado nos ideais da Antiguidade ClássicaReforma - movimento religioso, do princípio do século XVI, de dissidência da Igreja Católica.Absolutismo - sistema político de governo em que impera a vontade do chefe.Iluminismo - movimento cultural e intelectual europeu do século XVIII, caracterizado pela crença na razão como ferramenta válida para o progresso da humanidade.
Idade Contemporãnea
Esclavagismo - sistema social que admite a escravatura como parte fundamental da sua organização económica.Liberalismo - do ponto de vista histórico, é o movimento que, no século XIX, se opôs ao absolutismo. Do ponto de vista político, é a doutrina que privilegia a liberdade do indivíduo face ao poder do Estado. Do ponto de vista económico, é a doutrina segundo a qual o Estado não deve intervir na economia.
Os loucos anos 20
A destruição e as restrições causadas pela 1 Guerra Mundial provocaram uma profunda transformação nos comportamentos e nos valores, nomeadamente das classes médias, que criaram novas rotinas e hábitos de lazer. O modo de viver tornou-se mais intenso e divertido. Durante esse período, as cidades reanimaram-se e foram invadidas por um enorme frenesim.
A Democracia
- Igualdade;
- Primado do Direito;
- Participação;
- Compromisso com os direitos humanos;
- Governo da maioria e direitos das minorias;
- Pluralismo político;
- Eleições livres.
Portugal e a democracia
5 de outubro,1910
República
28 de maio, 1926
Ditadura
25 de abril, 1974
Democracia
Da Assembleia Constituinte à adesão à CEE
Dois momentos foram decisivos na viragem e consolidação democráticas:
- o período revolucionário de 1974-1975;
- o período posterior à adesão à Comunidade Económica Europeia (1986).
Constituição da República Portuguesa
Constituição - lei fundamental, à qual todas as outras se devem ajus-tar, que regula os direitos e garantias dos cidadãos e a organização política do Estado.Revisão constitucional - processo de alteração do texto constitucional da exclusiva competência da Assembleia da República..
A globalização, os direitos humanos e as organizações internacionais
Globalização - crescente interligação e interdependência dos países devido a um processo de liberalização dos fluxos internacionais de capitais, comércio, tecnologias e crescente mobilidade das pessoas.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Direito internacional - conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre Estados.Direitos humanos - normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como a sua relação com o Estado e as obrigações que este tem para com eles.
Qual é o papel das organizações internacionais?
As organizações internacionais são entidades que têm como objetivo questões centradas nos domínios político, económico, social, desportivo e militar. No âmbito da promoção do desenvolvimento social e económico, as organizações internacionais têm um papel relevante, destacando-se as Organizações Intergo-vernamentais (OIG) e as Organizações Não Governamentais (ONG).
Organizações Não Governamentais ( ONG )
São organizações da sociedade civil, independentes dos Estados e dos poderes político-partidários (embora possam ser apoiadas por entidades públicas), sem fins lucrativos e com um forte cariz humanitário. Estão presentes em todo o mundo e visam a defesa de valores e interesses em diversas áreas, como o ambiente, a educação, a saúde, a proteção social, o combate à pobreza,...