Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dossiê Essencial

Vitória Crsitóvão Machado 10437

Created on November 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Vitória Machado, nº20, 8ºC

Apresentação do livro A Lua de Joana

  • O tema que se trata de toxicodependência através da depressão e também retrata os problemas na adolescência
  • Ano de edição: O livro foi publicado pela Editorial Verbo (1ª edição em Outubro de 1994, e vai atualmente na 26ª edição.
  • Descrição e análise da capa: tem um relógio, a cor azul que se pode referir-se ao céu, mar e uma fotografia de uma jovem
  • Contracapa: temos a opinião do Pe. Vítor Feytor Pinto que era na altura o alto comissário para o projeto Vida ( Projeto que de combate à droga) que antes da contracapa temos referência de outras obras da autora e que logo no início do livro tem uma dedicatória para um tio da autora e para todas as Joanas e Joes que se cruzaram com ela (a autora) nas escolas.
  • Compreensão do tema/assunto: é um conjunto de cartas que a Joana escreve a sua amiga Marta que morreu, e nessas cartas ela vai desabafando sobre várias situações do dia a dia. Essas cartas que acabam por se transformar num diário da Joana que serve também para manter viva a memória da sua amiga Marta, para matar saudades e para tentar compreender oque aconteceu como se fosse uma espécie de terapia.

Sobre o livro

título, A LUA DE JONA
  • Gênero literário: diário (conjunto de cartas que a personagem Joana escreve à sua melhor amiga Marta que morreu.)
  • Apresentação do Excerto – "Demorei muito para me resolver, o que nao era costume. Para dizer a verdade, nao sabia que fazer. precisava de desabafar, tentar comprender tudo o que aconteceu..." pag.7. Escolhi este excerto logo ao inicio do livro porque me chamou atençao sobre a estoria que iria sr contada no livro. algo tera acontecido para ela dizer que precisava de desabafar e de compreender tudo oque aconteceu. deu lodo vontade de continuar a ler o livro para entender a história
  • O livro mostra temas como as consequências das drogas, a solidão na adolescência, a falta de comunicação familiar, a importância da amizade e a procura de identidade. Através das cartas de Joana, vemos como ela lida com a dor da perda e tenta encontrar sentido para a sua vida.
  • O livro A Lua de Joana apresenta uma linguagem simples, direta e acessível, o que torna a comunicação muito clara. Através das cartas que Joana escreve, conseguimos entender facilmente os seus sentimentos, pensamentos e dúvidas. A escrita aproxima-se do leitor, especialmente dos jovens, transmitindo de forma clara mensagens importantes sobre a adolescência, a amizade, as drogas e a importância do diálogo familiar.

Sobre o livro

título, A LUA DE JONA
  • Gênero literário: diário (conjunto de cartas que a personagem Joana escreve à sua melhor amiga Marta que morreu.)
  • Apresentação do Excerto – "Demorei muito para me resolver, o que nao era costume. Para dizer a verdade, nao sabia que fazer. precisava de desabafar, tentar comprender tudo o que aconteceu..." pag.7. Escolhi este excerto logo ao inicio do livro porque me chamou atençao sobre a historia que iria ser contada no livro. algo tera acontecido para ela dizer que precisava de desabafar e de compreender tudo oque aconteceu. deu lodo vontade de continuar a ler o livro para entender a história.
  • O livro mostra temas como as consequências das drogas, a solidão na adolescência, a falta de comunicação familiar, a importância da amizade e a procura de identidade. Através das cartas de Joana, vemos como ela lida com a dor da perda e tenta encontrar sentido para a sua vida.
  • O livro A Lua de Joana apresenta uma linguagem simples, direta e acessível, o que torna a comunicação muito clara. Através das cartas que Joana escreve, conseguimos entender facilmente os seus sentimentos, pensamentos e dúvidas. A escrita aproxima-se do leitor, especialmente dos jovens, transmitindo de forma clara de ler as mensagens importantes sobre a adolescência, a amizade, as drogas e a importância do diálogo familiar.

Sobre o livro

título, A LUA DE JONA

apresentaçao da autora:Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa, especialmente conhecida pelos seus livros juvenis. Nasceu em 1958 e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade de Lisboa. Antes de se dedicar à escrita, trabalhou como professora. Ganhou grande destaque com a coleção "O Clube das Chaves", escrita em conjunto com Maria do Rosário Pedreira, e com o livro "A Lua de Joana", um dos mais lidos entre os jovens em Portugal. As suas obras abordam temas como a amizade, a família e os desafios da adolescência. Além da literatura juvenil, também escreveu livros com temáticas cristãs. O seu estilo simples e envolvente tornou-a numa das autoras mais populares entre o público jovem português.

a autora
  • Tem uma linguagem acessível
  • Aborda temas que intereçao os jovens
  • Cativa os leitores
  • Pode e deve também ser lido pelos adultos para que compreendam os jovens
  • Alerta para os perigos da adolescência
  • Alerta para a nescecidade de diálogo entre pais e filhos

Argumentos para a leitura deste livro

+info

Do you have an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates you can include visual resources to leave your audience amazed. Also highlight a phrase or specific data that will stick in the memory of your audience and even embed external content that surprises: videos, photos, audios... Whatever you want! Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through sight and, in addition, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It has a WOW effect. Very WOW.
  • Make your audience remember the message.
  • Activate and surprise your audience.