Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
trabalho de pt
Rodrigo Silva
Created on November 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Zen Presentation
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
Transcript
OS MAIAS
Jantar na Casa dos Gouvarinhos-(Capitulo XVII)
Módulo 5.2
Realizado por: João Rafael;Rodrigo Silva
Jantar Casa Gouvarinhos
Texto analisado
Síntese do Jantar na Casa dos Gouvarinhos
O jantar na Casa dos Gouvarinhos caracteriza-se por um momento marcante que pretende ilustar a classe social elevada aristrocrática das pessoas da época.Este episódio refelte a ostentação e preocupações com as aparências enquanto demonstra um vazio moral e intelctual da época
Personagens intervinientes:Caracterização e representatividade
Os Gouvarinhos: Representam a aristocracia decadente, mais preocupada com aparências do que com valores verdadeiros. Carlos da Maia: Carlos no jantar mostra-se um observador crítico, assim consegue notar a superficialidade e a hipocrisia das conversas. João da Ega:Amigo de Carlos, é um intelectual sarcástico e crítico. No jantar, ele ironiza os convidados, expondo suas fraquezas e hipocrisias. Ega representa a voz da razão e da crítica em meio àquela sociedade.
Criticas á sociedade
Discussão sobre questões relevantes, como a educação das mulheres e a literatura.Denúncia da falta de cultura da mediocridade das ideias e da falta da visão sobre os problemas do país.
Crítica concreta referente ao século XXI
O jantar na casa dos Gouvarinhos é uma cena que permite a Eça de Queirós realizar uma crítica social incisiva, expondo os vícios e as contradições da alta sociedade portuguesa da época. Através da caracterização dos personagens, o autor cria um retrato vívido e irónico de uma sociedade em decadência.